Faça Você MesmoSustentabilidade

Saiba como seu sítio pode sustentar sua família

Familia colhendo organicos

Por conta da vida agitada da cidade, muitas pessoas têm repensado seus estilos de vida e estão comprando terrenos no interior para morar em um lugar mais tranquilo em meio à natureza. Porém, elas ainda precisam de dinheiro para poderem pagar as contas e comprar suprimentos.

Algumas pessoas, mesmo que já tenham se mudado para o interior, ainda continuam a trabalhar nos empregos antigos ou mesmo, outras têm optado pelo trabalho home office, em que podem trabalhar do próprio sítio, contanto que tenha acesso à internet. São opções de se manterem e ter uma vida com mais qualidade no interior. 

Porém, o próprio sítio pode gerar renda e sustentar a família. A questão é que, às vezes, é difícil se dar conta disso. Por isso, a seguir mostraremos algumas formas que você pode ganhar dinheiro com o seu sítio e, assim, sustentar sua família sem precisar trabalhar fora ou passar muitas horas no home office.

1.  Produzir produtos naturais de beleza e higiene

Os produtos naturais, como sabonetes artesanais, estão em alta por conta dos poucos aditivos químicos que são utilizados em sua composição e por serem mais saudáveis para a pele do que os produtos industrializados. Por conta disso, você pode investir em um curso de fabricação de produtos naturais para depois começar a fabricar os próprios para vender.

Por morar em um sítio, pode plantar ervas medicinais e adicioná-las aos produtos de beleza e higiene. Assim, eles vão proporcionar mais benefícios. Além disso, um sítio tem mais espaço para se montar o próprio ateliê. E você pode vender os produtos pela internet ou mesmo em feiras da sua cidade.

2. Venda fotografias

Se o seu sítio conta com lindas paisagens ou mesmo com áreas de cultivo e hortas, você pode aproveitar para fotografar e comercializar suas fotos. Para isso, tenha uma câmera  ou um celular com uma boa lente e fotografe tarefas diárias, produtos que são colhidos em seu sítio e a própria natureza.

Essas fotografias podem ser cadastradas em sites que realizam a venda das mesmas. Assim, a cada compra uma porcentagem do valor é repassada para você. Claro que será necessário vender muitas fotos para fazer uma boa quantia de dinheiro, mas é uma forma de receber por algo que está a sua disposição.

fotografia

3. Promova o turismo natural

Sua propriedade tem alguma cachoeira, espaço para acampar ou uma vista linda para alguma paisagem? Então, por que não incentivar o turismo rural?

Disponibilize seu espaço para acampar e consiga ter uma renda extra com essa atividade. Além disso, se seu sítio conta com cachoeira ou trilha, você pode oferecer um serviço de guia ─ é importante que saiba mesmo atuar como guia. Além disso, você pode oferecer um café colonial para as pessoas ou vender produtos feitos artesanalmente, como biscoitos e bolos.

4. Venda de alimentos produzidos no sítio

Você conta com um espaço grande o suficiente para plantar verduras, temperos e outros alimentos como amendoim, feijão e milho? Se sim, saiba que você pode cultivá-los e depois vendê-los em feiras de agricultores na sua cidade. Assim, é possível ter uma renda a partir do que é produzido em seu sítio.

Além disso, é possível criar uma rede de produtores e vender kits de alimentos para as pessoas da cidade ou do próprio interior que querem consumir produtos mais naturais. Assim, você vende um combo, com diversos alimentos da época por um preço x. Pode até combinar de fazer a entrega dos kits de alimentos a cada 15 dias ou 30 dias, dependendo da necessidade de cada comprador.

legumes

5. Disponibilize sua casa

Sua casa conta com um quarto vago? Então, que tal usá-lo para ganhar uma renda extra? Disponibilize ele no Airbnb. Aliás, isso é ótimo quando seu sítio fica localizado numa região turística.

Porém, saiba que assim como na opção anterior, você precisará deixar de lado um pouco a privacidade e estar disposto a conhecer pessoas novas. Além disso, é possível incluir na hospedagem um bom café colonial ou um serviço de guia pelas paisagens naturais.

6. Vender óleos essenciais

Pequenos produtores têm produzidos óleos essenciais no interior das cidades. Se a sua conta com algum produtor de óleos essenciais, que tal conversar com ele para ajudar na divulgação e venda dos produtos?

Você pode até trabalhar com mais de uma marca de óleos essenciais de pequenos produtores. Assim, incentiva os negócios locais a continuarem a produzir e também pode aumentar a sua renda.

7. Venda de ervas medicinais

A ervas medicinais têm propriedade terapêuticas e podem ser utilizadas no tratamento de muitas doenças. Por isso, você pode usar o seu espaço no sítio para plantar ervas e depois comercializá-las.

A venda pode ser tanto das plantas recém colhidas como secas. Além disso, é possível fazer produtos, como já citado anteriormente, e vendê-los, tanto pela internet como nas feiras da cidade.

ervas secas

8. Crie conteúdo para a internet

Hoje em dia, a internet tem sido um bom local para divulgar o seu negócio, mas também para ganhar dinheiro por meio da produção de conteúdo para redes sociais ou canais, como um blog e o YouTube.

Ao morar no interior, é possível criar conteúdo sobre o dia a dia da vida mais pacata e tranquila no sítio, sobre a forma de plantio dos alimentos e sobre outros assuntos da mesma área de interesse. Assim, você pode criar conteúdo em formato de vídeo, foto e texto.

Eles podem ser publicados em suas redes sociais, blog ou serem disponibilizados via e-mail. Esse é um trabalho que vai render a longo prazo. Pois, você pode monetizar seu canal de YouTube, tentar parcerias com marcas ou mesmo vender e-books sobre assuntos específicos e com um conhecimento mais aprofundado.

Bom, essa são as dicas de como gerar dinheiro por meio do seu sítio para sustentar a sua família. Assim, não é preciso ficar mantendo um trabalho que já não gosta mais na cidade ou por home office. Porém, sugerimos que você faça as contas e veja quando será viável se manter só com a renda do sítio. Afinal, não queremos incentivar você a largar seu emprego sem ter um bom planejamento financeiro.

Aliás, você conhece outras formas que seu sítio pode contribuir com a renda mensal? Então, deixe as dicas nos comentários.

Charlene Peruchi
escrito por:Charlene Peruchi
Uma sonhadora, que acredita num mundo melhor e nos seres humanos vivendo em harmonia com a Natureza. Amante da fotografia, do artesanato e de músicas incomuns, diz que não viveria por muito tempo sem a arte na sua vida. Em resumo, é um ser complexo que gosta da vida simples.

2 Comentários

Deixe um comentário

%d blogueiros gostam disto: