Saúde

Saiba o que é naturopatia e quais seus tratamentos

naturopatia

A naturopatia é uma medicina que se baseia no poder de cura da natureza. Ela é holística, se atentando a todos os aspectos da vida de uma pessoa antes de indicar um tratamento. Saiba hoje, sobre essa medicina que leva em conta a individualidade de cada pessoa e que, por meio de tratamentos naturais, tenta curar doenças, além de educar para que o foco esteja na prevenção.

História da naturopatia

A naturopatia era muito popular na Alemanha e na Áustria, no século 18-19. Era comum haver tratamentos para doenças utilizando água, alimentos, luz e ervas. Esse sistema de cura natural foi levado para os EUA em 1902, pelo imigrante alemão Benjamin Lust. Ele fundou a Escola Americana de Naturopatia, que enfatiza o uso de curas naturais, higiene para a saúde e hábitos intestinais adequados.

Porém, entre 1920 e 1940, houve uma diminuição do uso da naturopatia. A partir da década de 60, essa medicina holística tornou-se popular. Hoje em dia, os naturopatas oferecem uma variedade de métodos de cura, como homeopatia, técnicas de relaxamento, remédios à base de plantas, entre outros.

Princípios base

  • Você possui seu próprio corpo – É preciso ensinar as pessoas que elas são responsáveis pelo próprio corpo. É preciso cuidar dele para que tudo fique em ordem, ter atenção a sinais e, assim, promover a autocura.
  • Não causar nenhum prejuízo – São priorizados os métodos e substâncias naturais que minimizem o risco de efeitos secundários, tanto para a recuperação da saúde como para o diagnóstico da doença.
  • Poder da cura pela natureza – A ideia não é apenas combater os sintomas, mas sim eliminar o que está causando eles. Assim, promove-se o equilíbrio e a autocura das pessoas.
  • Tratamento levando tudo em consideração – Por ser uma medicina holística, a naturopatia não trata apenas a doenças, mas sim as causas que levaram ela a surgir. Essas causas podem ser físicas, emocionais, mentais, genéticas, ambientais, sociais, entre outras. O que também inclui a saúde espiritual.
  • Prevenção – A naturopatia não tem seu foco apenas em curar doenças. O que ela quer é que as pessoas não tenham doenças por meio da prevenção. Esse objetivo pode ser atingido praticando hábitos mais saudáveis e conhecendo a si mesmo.

naturopatia

Leia mais: Meditação para começar bem o seu dia

Como será uma consulta com um naturopata?

Hoje há muitas clínicas que disponibilizam atendimentos com um naturopata. Em uma primeira consulta, é normal que o médico irá fazer várias perguntas a respeito do atual estado de saúde, hábitos alimentares, ritmo de trabalho, qualidade do sono, funcionamento do intestino, sua rotina de exercícios físicos, o que faz no tempo livre, seu relacionamento com família e parceiro, entre outras. Isso vai fazer com que ele compreenda como é sua vida, se está vivendo em um ambiente saudável e se está tendo hábitos saudáveis.

Além dessas informações, é possível que ele peça exames médicos também, para checar a saúde do corpo. A ideia é atender cada indivíduo, levando em conta sua individualidade.

Tratamentos mais utilizados por um naturopata

Os tratamentos utilizados por um naturopata incluem:

  • fitoterapia;
  • acupuntura;
  • medicina homeopática;
  • aconselhamento nutricional;
  • aromaterapia;
  • cromoterapia;
  • meditação;
  • hidroterapia (beber água da fonte, tomar banho alternando quente e frio, exercícios na água);
  • desintoxicação (jejum, beber muita água);
  • <span “>medicina física (compressas, ondas sonoras, correntes elétricas);
  • aconselhamento psicológico e estilo de vida (imaginação guiada, hipnose);
  • espiritualidade.

Leia mais: Receita de sabonete de salsa para eliminar manchas de pele

É importante que…

Se você já está fazendo um tratamento convencional e quer fazer um tratamento com um médico naturopata, não tem problemas. A questão é que os dois médicos precisam ser informados sobre isso, pois alguns tratamentos podem interagir com outros, e se os médicos sabem dos tratamentos eles são mais capazes de indicar o mais eficaz.

Outra coisa, não se automedique, tomando doses elevadas de remédios feitos com plantas, sem a supervisão de um naturopata, pois ao invés de ajudar, elas podem causar efeitos tóxicos. Se quiser fazer isso, primeiro leia e estude muito sobre as ervas e seus efeitos benéficos e maléficos, pois tudo que é consumido em doses exageradas pode ser ruim para o corpo.

Fontes:

Práticas alternativas

LifeStyle

Bem tratar

Charlene Peruchi
escrito por:Charlene Peruchi
Uma sonhadora, que acredita num mundo melhor e nos seres humanos vivendo em harmonia com a Natureza. Amante da fotografia, do artesanato e de músicas incomuns, diz que não viveria por muito tempo sem a arte na sua vida. Vegetariana por amor ao próximo e praticante de Yoga por amor a si. Em resumo, é um ser complexo que gosta da vida simples.

Deixe um comentário