PermaculturaSustentabilidade

Saiba como reutilizar borra de café

borra de café

O que você costuma fazer com a borra depois de preparar o café? Geralmente, ela vai parar no lixo. Porém, seu destino pode ser muito mais interessante se a soubermos reutilizar.

Confira no post de hoje, alguns usos que a borra de café pode ganhar depois de ter feito seu papel para fazer aquele cafezinho.

Adubo e controle de pragas da horta

A borra de café pode ser um ótimo fertilizante para as suas plantas. Para isso, misture 100 gramas de borra com 1 litro de água. Deixe descansando por uma noite antes de aplicar nos canteiros ou nos vasos.

A borra irá aumentar a quantidade de nitrogênio e matéria orgânica no solo. O que deixa as plantas mais produtivas e o solo mais rico em nutrientes.

Se você tem composteira, pode colocar a borra do café nela. Assim, terá um adubo rico em nutrientes e em nitrogênio. Porém, ela tem a tendência de deixar o local mais úmido e quente. Para manter o equilíbrio, coloque serragem e folhas secas para diminuir o cheiro forte e a umidade, respectivamente.

A borra também é ótima para o controle de pragas, como lesmas, formigas, caracóis, larvas e bactérias ruins do solo. Para afastá-las da sua horta, polvilhe um pouco da borra ao redor das plantas.

borra de café

Leia mais: Como fazer pasta de dente caseira

Limpeza da casa

Sabe aquelas panelas que precisamos do auxílio de um esfregão e muita força para limpar? Pois bem, para facilitar a limpeza delas e livrá-las da gordura sem gastar muito detergente e água, misture borra de café com água e com o esfregão limpe-as. Você vai ver que a sujeira sairá de forma mais fácil.

Combate odores

A borra é ótima para tirar odores de alguns lugares, isso porque ela atrai e retém o mau-cheiro.

Por exemplo, se você acabou de cortar alho ou cebola, esfregue a borra em suas mãos e perceberá que o cheiro desses temperos irá embora.

Além disso, coloque a borra dentro de um pote e deixe dentro da geladeira que ficou por um tempo desligada ou que tem algum cheiro um pouco estranho. Já para o calçado que tem chulé, coloque a borra em um saquinho de pano e deixe dentro do calçado por umas horas.

Leia mais: Apostila gratuita ensina como fazer tintas naturais

Pele e cabelo

Você sabia que a borra de café pode ser utilizada como esfoliante ou na prevenção à caspa?

Para o esfoliante, faça uma pastinha de borra, óleo de coco e açúcar mascavo. Aplique-a por todo o corpo em movimentos suaves e circulares. Ao final da esfoliação, retire com água.

Já na prevenção à caspa, é só massagear o couro cabeludo com a borra e um pouco de água. Ao final, você demorará um pouco mais para remover todo o pó, mas os resultados desse tratamento compensam essa questão. Este tratamento amacia e dá brilho ao cabelo. Se você tem cabelos loiros e ruivos, é preciso saber que a borra irá deixá-los mais escuros.

borra de café

Tinta para tecidos e linhas

Para fazer a tinta, coloque a borra em um recipiente com água quente e deixe descansando por 10 minutos. Coe o líquido com o coador de café e agora é só mergulhar na água os tecidos e linhas para tingir. Na hora que for retirar, apenas torça para que o excesso de água saia ─ não enxágue!

Além disso, essa água tingida pode ser usada para pintar desenhos, com a técnica aquarela.

Agora que você conhece muitas finalidades para a borra de café, chega de desperdiçá-la colocando-a no lixo.

Charlene Peruchi
escrito por:Charlene Peruchi
Uma sonhadora, que acredita num mundo melhor e nos seres humanos vivendo em harmonia com a Natureza. Amante da fotografia, do artesanato e de músicas incomuns, diz que não viveria por muito tempo sem a arte na sua vida. Vegetariana por amor ao próximo e praticante de Yoga por amor a si. Em resumo, é um ser complexo que gosta da vida simples.

2 Comentários

Deixe um comentário

%d blogueiros gostam disto: