AlimentacãoReceitasVida Natural

Aprenda como fazer um delicioso refrigerante com flores de violeta

1

A primavera fica ainda mais doce com o surgimento das delicadas violetas roxas. Elas são lindas para enfeitar o jardim e a casa. Mas apesar de vermos as violetas apenas como decoração, como muitas flores silvestres, elas também são flores comestíveis!

As violetas contêm uma dose saudável de vitamina C e ajudam a promover o sono reparador, curar dores de cabeça e tosse. As flores frescas servem como lindas decorações de sobremesas, em cima de bolos ou cupcakes. Além disso, são ótimas para deixar a salada mais nutritiva.

violeta

Porém, precisamos ressaltar que estamos falando da violeta odorata, que é silvestre e comestível. Pois a que costumamos achar nas floriculturas é a violeta-africana.

Mas uma outra opção de usar as violetas é no refrigerante caseiro que vamos aprender a fazer hoje. Muito mais saudável do que o refrigerante comprado, é simples e barato. Além de ser todo natural e não conter conservantes ou produtos químicos, a melhor parte é que você pode controlar a quantidade de xarope que  usa em cada copo, bem como o tipo de adoçante, adaptando-o ao seu próprio gosto.

Leia mais: Kombucha – Aprenda como preparar esse milenar probiótico

O refrigerante caseiro de violeta é a melhor bebida refrescante para o clima quente, e quando servido em um copo com uma borda açucarada e algumas violetas frescas (ou cubos de gelo com flores de violeta) como uma guarnição, seus convidados ficarão felizes. Se você quiser, pode adicionar um pouco do seu álcool favorito, como vodka ou gim para fazer uma bebida para adultos.

Refrigerante de violeta

Você vai precisar de:

*Faz 8 copos

  • 1 xícara de violetas frescas, lavadas (violeta odorata);
  • 1 copo de água fervente;
  • 1 xícara de açúcar (você pode substituir por mel ou qualquer adoçante de sua escolha);
  • Água gaseificada;
  • Vodka ou gim (opcional)

1. Despeje a água fervente sobre suas violetas em uma tigela de tamanho médio. Cubra a tigela com plástico filme e deixe descansar durante toda a noite.

2. Na manhã seguinte, coe o líquido em uma panela pequena, pressionando as flores com uma espátula de borracha ou com a mão para liberar todo o líquido e descarte as violetas. Adicione o açúcar à sua panela e leve para ferver, mexendo até que o açúcar se dissolva.

3. Retire do fogo e deixe esfriar completamente. Despeje seu xarope de violeta em um frasco de vidro esterilizado e refrigere até ficar gelado.Refrigerante de violeta

4. Quando ele estiver gelado é hora de fazer o refrigerante. Coloque uma colher de sopa ou mais de xarope em cada copo, então encha o copo com água gaseificada.

5. Se quiser, pode decorar o copo. Pegue ele e umedeça a borda com água, mergulhe ela no açúcar. Agora coloque o refrigerante de violeta no copo e finalize com flores.

Leia mais: 15 receitas de bebidas probióticas para curar seu intestino

Você pode colocar nos copos cubos de gelo com violentas em seu interior. Isso dará um charme a mais à bebida. Além do mais, sinta-se livre para adicionar um pouco de vodka ou gim, assim você tem uma opção para quem gosta de coquetéis mais fortes.

Gostou? Então curta e compartilhe.

Jardim do Mundo
escrito por:Jardim do Mundo
Normal ou não, um clichê da sociedade contemporânea ou um casal unido por amor, afinidades e desafinidades, que transforma arte e ciências em pequenos projetos domésticos. Criar um jardim onde antes não se imaginava poder, provar de inúmeras receitas que são também oportunidades, utilizar e reutilizar ao máximo, aprender e aplicar princípios que projetam um estilo de vida mais simples e otimista, acreditando que podemos fazer algo de bom ou de belo enquanto fazemos algo para nós e não apenas para nós.

Deixe um comentário