produto de limpezaFonte: Today

Você já contou quantos produtos diferentes para limpeza da casa possui na sua área de serviço? Sei que não é pouco, porque basta ir na sessão de produtos de limpeza do mercado que encontramos uma infinidade de tipos para cada parte da casa. Mas será que é preciso tantos produtos diferentes?

Vamos ver hoje que você pode fazer os seus produtos de limpeza sem a necessidade de gerar mais lixo e gastando pouco.

Produtos de limpeza e seus efeitos no meio ambiente

A primeira coisa que podemos perceber é que é gerado muito lixo por mês só com embalagens de produtos. Isso porque, quando você termina de usar um sabão em pó, por exemplo, a embalagem não é reutilizada. Pior, vamos ao mercado e compramos outro sabão em pó com uma embalagem igual à do anterior.

Outro ponto é que a indústria criou vários produtos diferentes para cada parte da casa. Será que é necessário tanta diversidade assim? Já lhe adianto que veremos que não.

Mas agora vem o pior problema: os químicos encontrados nos produtos de limpeza. Eles provocam consequências sérias aos rios e animais. Um exemplo é a espuma que se forma ao lavarmos o cabelo ou a louça. Ela não nos serve para nada, já que não é ela quem faz a limpeza, e ainda vai para os rios impedindo que a luz do sol entre e faça a fotossíntese.

Além disso, os sabões e detergentes possuem substâncias tensoativas que diminui a tensão formada entre os líquidos, ou seja, permite que a gordura seja removida da louça. Essa substância desce pelo cano da pia e vai parar nos rios e lá vai ter a mesma função. As aves aquáticas que possuem uma camada de gordura para se protegerem da temperatura e que boiam por causa das bolsas de ar que estão abaixo da camada de gordura, afundam. Isso porque, as substâncias tensoativas vão limpar a gordura das penas e, assim, liberar o ar que faziam as aves boiar.

Rio Tietê
Rio Tietê – Fonte: TripAdvisor

O sabão que é produzido artesanalmente também é constituído de substâncias tensoativas que se formam no processo de saponificação. Porém, essas substâncias são biodegradáveis.

Os sabões e detergentes também possuem substâncias sequestrantes para intensificar a limpeza. O uso dessas substâncias causa eutrofização dos corpos hídricos, ou seja as algas presentes nas águas dos rios se multiplicam causando um desequilíbrio natural e isso diminui a quantidade de oxigênio presente na água.

Sem falar nas fragrâncias e conservantes que são utilizados e que causam irritação e alergias aos seres humanos.

Diante de tudo isso, é mais do que necessário repensar nossos hábitos e começar a fazer uso de produtos mais naturais que não causam todos esses problemas a nós e ao meio ambiente.

Leia mais: 5 Receitas simples de sabão caseiro

A simplicidade dos produtos naturais

Fazer seus próprios produtos não é algo difícil e demorado, basta tirar uma meia hora do seu dia para fazer um produto de limpeza geral ou um sabão em pó. Sem contar que, é utilizado o mínimo de produtos e eles não vão afetar o meio ambiente.

Outra parte boa de fazer seus próprios produtos de limpeza é que a sua produção de lixo vai diminuir drasticamente, já que você pode reutilizar o recipiente para guardar uma nova produção.

Mas agora vamos às receitas. Confira e se divirta fazendo!

4 Produtos de limpeza para você fazer em casa

1. Produto de limpeza geral

Produtos de limpeza
Fonte: Um ano sem lixo

Você vai precisar de:

  • 3 litros de água;
  • 1 barra de sabão de coco (ralado);
  • 3 colheres (sopa) de bicarbonato de sódio;
  • 50 ml de álcool;
  • 5 a 10 ml de óleo essencial.

1. Coloque a água numa panela e leve ao fogo. Quando estiver fervendo adicione o sabão de coco. Mexa devagar até derreter bem o sabão, então desligue o fogo.

2. Coloque o álcool e espere borbulhar.

3. Agora adicione as colheres de bicarbonato de sódio, uma de cada vez, esperando cada uma borbulhar. Por fim, mexa um pouco.

4. Espere esfriar e adicione o óleo essencial. Lembrando que você pode adicionar o de sua preferência.

5. Guarde em uma garrafa de vidro bem vedada.

Usabilidade:

Você pode usá-lo para limpar o chão, lavar louça, limpar vidro, limpar móveis, entre outros.

Quando for usar em vidros, móveis e chão, pode diluir a mistura em água e colocar no borrifador ou no balde (quando for chão).

É possível também usá-lo como sabão líquido para lavar roupas. Nesse caso, é utilizado 50 ml do produto para 4 Kg de roupa não muito suja. Ou 100 ml de produto para 4 Kg de roupa muito suja.

Lembrando que: agite antes de usar. O produto dura de 2 a 3 meses.

Leia mais: Faça seu próprio perfume natural

2. Desinfetante de limão

Desinfetante de limão

Você vai precisar de:

  • Bagaço de limão;
  • Água para cobrir o limão;
  • 2 colheres de sopa de álcool.

O bagaço do limão é tudo aquilo que fica do limão depois que você o espreme para usar na alimentação. Então o que iria fora é o que vai ser utilizado nessa receita. Se você usa muito limão, coloque o bagaço num vidro com água. Deixe a polpa virada para baixo, sem estar em contato com o ar. Os bagaços não podem passar de dois dias guardados na água.

Se quiser usar limões frescos, é só picá-los, colocar dentro de uma bacia com água, tampar e deixar de um dia pro outro. Aí sim pode pular para a parte de triturar no liquidificador.

1. Pegue essa água dos bagaços e coloque em um liquidificador. Agora pegue os bagaços e pique-os. Coloque os bagaços picados no liquidificador e bata tudo. Lembrando que a água deve apenas chegar no nível dos limões dentro do liquidificador.

2. Depois que os limões ficarem bem triturados, desligue o liquidificador e utilize um pedaço de tecido voal para coar. Esprema bem o bagaço para sair todo o líquido. Agora coloque num vidro com tampa e deixe fermentando por um dia.

3. Depois disso, acrescente duas colheres de sopa de álcool para conservar. E está pronto!

Quando for usar agite um pouco e use no vaso, chão, parede ou onde precisar.

3. Sabão em pó de coco

sabão em pó
Fonte: Um ano sem lixo

Você vai precisar de:

  • 100g de sabão de coco (ralado);
  • 1 xícara de bicarbonato de sódio;
  • 1 xícara de carbonato de sódio.

1. Coloque o sabão de coco já ralado no processador ou no liquidificador e triture até ficar quase pó. A ideia é ficar bem fino para dissolver com facilidade na máquina de lavar.

2. Agora acrescente o bicarbonato de sódio e o carbonato de sódio e misture bem. Se quiser pode colocar algumas gotas de óleo essencial para perfumar. Coloque o sabão em pó num pote com tampa.

Usabilidade:

Para 8 Kg de roupa usa-se de 4 a 6 colheres de sopa de sabão em pó.

Para 4 Kg de roupa usa-se de 2 a 4 colheres de sopa de sabão em pó.

Leia mais: Faça você mesmo: Maquiagem à base de produtos naturais

4. Sabão na garrafa PET

sabão caseiro

Você vai precisar de:

  • 1 litro de óleo de cozinha usado;
  • 200 ml de água;
  • 240 ml de soda cáustica líquida.

1. Pegue uma garrafa PET de 2 ou 2,5 litros e coloque o óleo, a água e por último a soda cáustica. Balance um pouco a garrafa para misturar e depois tampe.

2. Agora é só aguardar até endurecer. Quando estiver duro corte a garrafa em fatias do tamanho desejado e desinforme o sabão.

Agora é só pôr a mão na massa e começar a fazer seus próprios produtos de limpeza!

Charlene Peruchi
escrito por:Charlene Peruchi
Uma sonhadora, que acredita num mundo melhor e nos seres humanos vivendo em harmonia com a Natureza. Amante da fotografia, do artesanato e de músicas incomuns, diz que não viveria por muito tempo sem a arte na sua vida. Vegetariana por amor ao próximo e praticante de Yoga por amor a si. Em resumo, é um ser complexo que gosta da vida simples.

Deixe um comentário