Horta OrgânicaVida Natural

O Guia Essencial do Alecrim: Cuidados, Usos e Benefícios

alecrim

O alecrim pode ser usado de muitas maneiras diferentes, desde receitas culinárias, beleza e controle de pragas, e há muito tempo é conhecido por suas propriedades curativas. Esta planta é de fácil crescimento, além de ser ótima para trazer aroma e sabor na culinária. Siga este guia essencial para alecrim e confira as melhores dicas sobre como plantar, cuidar, preservar e usar esta erva maravilhosa.

O alecrim cresce em condições secas e rochosas, por isso é uma ótima opção para ser cultivado em um jardim de pedras ou próximo a uma parede. Isso ocorre porque ele é nativo do Mediterrâneo, onde cresce selvagem ao longo das falésias rochosas do oceano – a planta recebe o nome do latim “rosmarinus”, que significa “neblina do mar”.

Quando o alecrim foi trazido para a Inglaterra no século XV, tornou-se conhecido como um símbolo de lealdade e muitas vezes foi dado como um sinal de fidelidade de uma noiva para seu noivo no dia do casamento. Desde então, viajou por todo o mundo e se tornou uma das ervas mais comuns – e amadas – de hortas domésticas.

Benefícios de Cura

O alecrim é conhecido por suas propriedades antissépticas, antifúngicas e anti-inflamatórias – no século XVI, muitas vezes era queimado para desinfetar cômodos anteriormente ocupados por pessoas doentes.

Ele também tem propriedades antiestresse e melhora o foco e a memória. Então pegue um raminho da planta e esfregue-o entre as mãos para liberar o aroma para quando você precisar estudar ou fazer algum trabalho.

O alecrim é frequentemente usado como um analgésico natural para náusea e dores de cabeça, esfregando a erva fresca ou difundindo o óleo essencial. Um raminho de alecrim pode até ajudar na sua respiração.

alecrim

Como cultivar

Plante as sementes cerca de oito a dez semanas antes da última geada da primavera. Plante em uma área com solo bem drenado. Alecrim pode crescer e ficar bem alto, por isso certifique-se de que você terá espaço suficiente entre ele e outras plantas

Tenha cuidado para não regar demais, que é um erro comum com o alecrim. Lembre-se de que ele gosta de condições secas e precisa de água apenas quando o solo parecer seco ao toque.

Cuidados

Poda: apare o alecrim depois que ele florescer e certifique-se de podar regularmente para evitar que a planta fique cheia de galhos soltos.

alecrim

Pragas e Doenças: podridão radicular é comum. Para evitar isso, o solo precisa ser bem drenado, o lugar ter uma boa circulação de ar e evite regá-lo demais. A mosca-branca e os ácaros são pragas comuns no alecrim. Evite-os mantendo a planta saudável e forte (eles não podem causar muito dano a uma planta já saudável) e elimine-os com uma solução de água misturada com sabão ou óleo de nim aplicado diretamente nas folhas.

Fazer novas mudas: corte um pedaço de um galho em crescimento (o caule deve ser macio e verde ao invés de lenhoso) com cerca de 12 cm de comprimento. Retire as folhas inferiores, coloque-o com a ponta que inferior em um pote de água. Quando as raízes começarem a se desenvolver, retire o galho do pote e plante no solo.

Colheita e armazenamento

Colha até um terço da planta por vez. Você pode usar alecrim fresco, amarrar os raminhos em um pacote e pendurá-los para secar, ou armazená-los em um recipiente hermético para uso futuro.

Leia mais: Ervas medicinais: colheita e secagem

Como usar

Existem infinitas maneiras de usar alecrim na culinária, receitas de beleza natural e na casa. Aqui estão algumas ideias:

Receitas

  • Adicione a todos os tipos de receitas culinárias, especialmente carnes, aves e legumes cozidos. As batatas rústicas, por exemplo, é um prato que leva batatas pré-cozidas em fatias, alecrim, páprica doce e picante, sal e azeite de oliva. Ela vai ao forno até dourar as batatas.
  • Decore o seu coquetel preferido com um raminho de alecrim fresco.
batata rústica
Fonte: Dicas de mulher

Aromaterapia e Cura

  • Coloque um pote de alecrim ou uma vela de alecrim em sua mesa de trabalho para melhorar o foco.
  • O gargarejo com chá é bom enxaguante bucal natural.
  • Adicione ao sabão caseiro.
  • Alivia o congestionamento, para isso adicione-o, fresco ou seco, em uma tigela de água fervente e respire o vapor.
  • Adicione o chá no banho para trazer alegria e acordá-lo pela manhã!

alecrim

Leia mais: 3 receitas simples de sabonetes artesanais à base de ervas

Casa e Jardim

  • Espirre óleo essencial de alecrim diluído com água em áreas propensas à infestação de pragas para espantar camundongos e insetos indesejáveis.
  • Adicione a planta seca a purificadores de gaveta para manter as roupas frescas enquanto armazenadas.

Se você usá-lo para cozinhar, para casa ou pra a cura, não vai se arrepender em ter um pé de alecrim em seu jardim!

Traduzido e adaptado de Garden Therapy.

Charlene Peruchi
escrito por:Charlene Peruchi
Uma sonhadora, que acredita num mundo melhor e nos seres humanos vivendo em harmonia com a Natureza. Amante da fotografia, do artesanato e de músicas incomuns, diz que não viveria por muito tempo sem a arte na sua vida. Vegetariana por amor ao próximo e praticante de Yoga por amor a si. Em resumo, é um ser complexo que gosta da vida simples.

Deixe um comentário