AlimentacãoSaúde

Kefir e Kombucha: dois parceiros no combate às toxinas

kombucha

Que hoje em dia consumimos muito mais toxinas (devido ao consumo de alimentos ultraprocessados, mas também ao veneno utilizado na agricultura e à distância entre produtor e consumidor) não é novidade para ninguém, mas já há estudos que demonstram que é exatamente essa ingestão de toxinas que leva a diversas doenças como Parkinson e Alzheimer. Além de optar por comidas naturais e orgânicas, temos alguns aliados milenares para nos ajudar a manter nosso corpo limpo: em especial, o Kefir e o Kombucha.

Ambos são colônias de microorganismos que fermentam bebidas para consumirmos. Suas colônias podem ser adquiridas por doação e a fermentação deve ser feita em casa por cada um de nós.

O kombucha recentemente se popularizou e é possível comprar a bebida pronta em alguns mercados naturais (mas vale dizer que é muito mais econômico e sustentável produzi-la em casa).

Kefir

Existem dois tipos de kefir: o de água e o de leite. Bastante parecidos, ambos se alimentam de açúcares, mas enquanto o de água se alimenta de um açúcar que você deve colocar manualmente (preferencialmente os mais naturais como melado ou mascavo), o de leite se alimenta da lactose (produzindo uma bebida aprovada para quem é intolerante a lactose!).

Leia mais: Kefir de água de coco: uma bebida altamente saudável

É importante ressaltar que o kefir de leite deve ser feito a partir do leite de vaca, mas o kefir de água pode ser feito com leites vegetais! Ele é muito versátil, podendo também ser feito a partir de chás, sucos, basicamente qualquer coisa, desde que tenha açúcar.

O consumo do kefir traz diversos benefícios: desde os ambientais, como a produção caseira (e com pouco lixo) de iogurte e cream cheese, até os à saúde como a redução no desejo por doces, a regulação do intestino e benefícios na aparência da pele.

Benefícios do Kefir de leite: alimento rico em proteína, cálcio, fósforo, magnésio, vitamina D e vitaminas do complexo B. Tem propriedades antibacterianas e ajuda na prevenção ao câncer.

Benefícios do Kefir de água: ajuda no combate à ansiedade, na regulação do sono, tem propriedades anti-inflamatórias e regula o trato intestinal.

Kombucha

O kombucha, por sua vez, é bem semelhante ao kefir de água, mas sua colônia é um pouco diferente. Ao contrário de alguns grãos, seus microorganismos se organizam em forma de uma “panqueca”. Ele é feito a partir de chá adoçado, e possui um sabor que remete ao álcool.

Leia mais: Kombucha – aprenda como preparar esse milenar probiótico

Benefícios do Kombucha: antioxidante, ajuda no combate à candidíase, auxilia na formação do ferro e combate à anemia, é anti-inflamatório, preserva o colágeno e acelera o metabolismo.

Os fermentados são ótimos para a saúde. Além disso, é possível fazer pratos e bebidas saborosas com o kefir e a kombucha. 

Amanda Matta
escrito por:Amanda Matta
Filha de Ogum e Oxum, estudante de tudo que pode nos levar ao reenvolvimento: educação, política, meio ambiente, nutrição, cultura, espiritualidade. Paulistana de sangue mineiro e alma pernambucana.

1 Comentário

Deixe um comentário

%d blogueiros gostam disto: