AlimentacãoReceitasVida Natural

Iogurte de coco fermentado com kefir

collage1

A maioria dos iogurtes industrializados não são probióticos, ou seja, não são iogurtes verdadeiros, pois são feitos de forma artificializada com leite pasteurizado, com adição de espessantes para dar consistência e ácido lático para conferir o gosto azedo ao leite, que é a base desses iogurtes.

Agora, imagina tomar um iogurte com probióticos de verdade, rico em lactobacilos vivos, sem lactose, vegano, natural, zero açúcar, sem espessantes e conservantes artificiais e super cremoso!

Após algumas experiências, partilhamos a receita que mais nos agradou, em termos de consistência, e processo de preparação.

|Siga o Jardim do Mundo no Instagram e Acompanhe nossas Aventuras pelo Mundo|

Ingredientes

– Polpa de pelo menos 2 cocos verdes (quanto mais carnudo ele estiver melhor)

Kefir de água de Coco que nós já ensinamos a fazer ou Rejuvelac.

|Curta nossa Página no Facebook para ver mais matérias como essa |

Modo de preparo

  1. Coloque a polpa dos cocos no liquidificador, tomando cuidado para não usar a  parte marrom.
  2. Recomendamos que se faça com 2 cocos, se o coco tiver pouca polpa use pelo menos 3
  3. Acrescente o Kefir ou Rejuvelac suficiente para conseguir bater e use uma colher de pau para ajudar o liquidificador.
  4. Quanto mais Kefir ou Rejuvelac, mais líquido, caso você queira um iogurte tipo grego use o mínimo de Kefir possível.
  5. Bata  por mais ou menos 3 minutos, ajudando o liquidificador até virar um creme uniforme.
  6. Despeje o creme em um pote de vidro esterilizado tomando o cuidado para não enche-lo demais, pois durante o processo de fermentação o iogurte vai ganhar volume.
  7. Cubra com um pano limpo ou voil coloque um elástico para prender o pano e deixe em local escuro, como um armário, em temperatura ambiente, por 24h.

No dia seguinte, se seu iogurte tiver dado certo ele estará aerado com algumas bolhas, esse é o processo de fermentação.

Guarde em geladeira por até 2 dias (cuidado, pois ele continua fermentando mesmo na geladeira, então vai ficar cada vez mais ácido). Consuma da mesma forma que faz com o iogurte comum.

Você pode ir além e bater seu iogurte com morango, mirtilo, pêssego ou a fruta de sua preferência. Escolha frutas da estação para colaborar com os pequenos agricultores e o planeta.

Kefir

O Kefir forma leveduras que, ingeridas, aumentam as bactérias do nosso intestino e, com isso, acontece um aumento de imunidade. Ele funciona como um probiótico, que equilibra a nossa flora intestinal.

Propriedades e benefícios do Iogurte de Coco

O termo probiótico tem origem do grego e significa “pró-vida” e seu antônimo (significado contrário) é antibiótico, cujo significado é “contra a vida”.

O Iogurte de coco caseiro atua no organismo como um probiótico natural beneficiando a flora intestinal que é formada por diversas bactérias que vivem no intestino

Os alimentos probióticos intensificam o valor nutritivo e curativo dos alimentos, pois graças à ação deles, ocorre maior produção e absorção de vitaminas do complexo B e aminoácidos, que são essenciais ao sistemas imunológico e neurotransmissor; contribuem para maior absorção e fixação de cálcio e ferro e outros minerais pelo organismo; estimulam e fortalecem o sistema imunológico; equilibram a flora intestinal, colaborando para a função de eliminação de resíduos tóxicos e matérias nocivas resultantes do que não é aproveitado pelo sistema digestivo.

Jardim do Mundo
escrito por:Jardim do Mundo
Normal ou não, um clichê da sociedade contemporânea ou um casal unido por amor, afinidades e desafinidades, que transforma arte e ciências em pequenos projetos domésticos. Criar um jardim onde antes não se imaginava poder, provar de inúmeras receitas que são também oportunidades, utilizar e reutilizar ao máximo, aprender e aplicar princípios que projetam um estilo de vida mais simples e otimista, acreditando que podemos fazer algo de bom ou de belo enquanto fazemos algo para nós e não apenas para nós.

Deixe um comentário