Filmes e Documentários

5 documentários/filmes sobre sustentabilidade para você assistir

filmes sobre sustentabilidade

O nosso planeta é nossa casa, mas ainda estamos longe de conscientizar todas as pessoas sobre essa realidade. Ele é o lar perfeito para nós e continuamos a explorá-lo, poluí-lo e mesmo vendo as catástrofes provocadas por isso não nos conscientizamos.

Muitos são os filmes e documentários que mostram que a sustentabilidade e preservação são os únicos caminhos para continuarmos a ter água potável, ar limpo para respirarmos e terra para plantarmos.

Confira, a seguir, 5 filmes e documentários que falam a respeito da preservação do meio ambiente. Confira!

1. WALL-E (2008)

WALL-E é uma animação que se passa no ano de 2700. Nesse ano, a Terra já não é mais habitada por seres humanos e há muito entulho e sucatas espalhadas pelo planeta. Aliás, os seres humanos deixaram o planeta assim e foram para um outro lugar do espaço ter uma vida melhor.

É, então, que conhecemos WALL-E, um robô simpático, curioso e engraçado que tem a função de limpar o lixo e compactá-lo. Enquanto trabalha ele vai juntando coisas que acha interessante, como fita cassete, pneu e cubo mágico, por exemplo. Porém, um dia ele encontra uma muda de planta, e da mesma forma, coloca-a em uma bota e leva para a sua casa para se juntar com seus outros objetos colecionáveis.

Porém, um dia aparece na Terra EVE, uma robô enviada para uma missão. WALL-E a conhece e se encanta com EVE.

2. A Era da Estupidez (2009)

Estamos em 2055 e o mundo está devastado. Um arquivista começa a se questionar como que o mundo ficou do jeito que está. O que o ser humano fez para chegar a esse ponto de devastação.

Sendo assim, ele começa a vasculhar por imagens do início do século 21. Nelas há muitas cenas de tragédias ambientais. Então, ele começa a se perguntar: por que o ser humano não salvou o planeta enquanto ainda dava tempo?

3. O Sal da terra (2014)

O Sal da Terra é um documentário que mostra a visão que o fotojornalista Sebastião Salgado tinha sobre o impacto humano na natureza, a própria natureza e a relação de algumas civilizações com o meio ambiente.

Nele você irá conhecer fotos da série Gênesis, em que Salgado fotografou montanhas, desertos, oceanos, povos e animais, aparentemente intocados pelo resto da sociedade. Além disso, ele conta um pouco sobre a história do Instituto Terra, fundado por Salgado e sua esposa. O instituto tem como objetivo recuperar a Mata Atlântica em sua antiga fazenda de gado.

4. Home – Nosso Planeta, Nossa Casa (2009)

Home é outro documentário que não podia faltar nesta lista. Ele mostra uma visão única do nosso planeta. Durante todo o documentário as cenas são filmadas de de cima. Isso nos mostra que tudo está interligado.

Assim, qualquer que seja nossas atitudes em relação ao meio ambiente vai refletir em outros lugares. Home nos sensibiliza, conscientiza e educa para que pensemos de forma holística.

5. A Enseada (2009)

A Enseada é um documentário que mostra a tentativa de um grupo de ativistas que tenta chegar até uma enseada (baía) para conseguir registrar a crueldade que a máfia japonesa está fazendo com golfinhos.

Nessa baía, muito golfinhos são mortos para servirem de comida para crianças nas escolas, bem como para outros fins. Porém, eles não têm nenhum cuidado com as carnes, que podem estar com altos níveis de toxinas.

Você também tem um documentário ou filme do qual gosta muito e fala sobre sustentabilidade? Então, deixe o título dele nos comentários abaixo.

Charlene Peruchi
escrito por:Charlene Peruchi
Uma sonhadora, que acredita num mundo melhor e nos seres humanos vivendo em harmonia com a Natureza. Amante da fotografia, do artesanato e de músicas incomuns, diz que não viveria por muito tempo sem a arte na sua vida. Em resumo, é um ser complexo que gosta da vida simples.

Deixe um comentário