Filmes e DocumentáriosSaúde

3 Documentários sobre o poder do Yoga

poder do yoga

O yoga é uma prática milenar que nasceu na Índia. Seu nome deriva da palavra em sânscrito “Yuj”, que significa “integrar ou unir”. O yoga possui três pilares: exercício, respiração e meditação.

Além disso, ele se divide em diversos estilos, como Hatha Yoga, Ashtanga Yoga, Iyengar Yoga, Kundalini Yoga, entre outros. Cada um tem posições ─ asanas ─ diferentes e um objetivo próprio. Assim, é necessário que você conheça um pouco sobre cada estilo para ver qual mais se identifica.

O yoga proporciona diversos benefícios para o corpo, mente e espírito. Ele não é apenas alongamento. Por meio da prática há a melhora do equilíbrio, alívio da ansiedade, menor nível de estresse, autoconhecimento, por exemplo.

Sendo assim, listamos 3 documentários sobre o yoga para você compreender melhor essa filosofia de vida.

1. Yoga – Arquitetura da Paz

Michael O’Neill é um fotógrafo norte-americano que por trabalhar exaustivamente durante 40 anos teve problemas sérios em seu braço direito, que ficou paralisado ao sair da cirurgia. Segundo o médico, ele nunca mais voltaria a movimentar aquele braço.

Michael poderia apenas aceitar essa condição, mas ele preferiu seguir um caminho mais positivo. Ele quis aprender a sentar consigo mesmo e acalmar o medo. Sendo assim, ele viveu durante 10 anos esse processo enquanto conhecia o caminho do Yoga.

O documentário mostra um pouco da história de Michael, mas a maior parte dele está concentrada no que os gurus e mestres de Yoga, de várias partes da Índia, pensam sobre questões do mundo atual.

Yoga – Arquitetura da Paz proporciona muitas fotografias lindas, mensagens importantes e uma vontade de querer mudar e tentar entrar num ritmo mais calmo e fluido da vida.

2. Maris – Cura pela Ioga

Este documentário é emocionante, principalmente para quem já teve ou tem algum  transtorno mental, como ansiedade, crise de pânico e anorexia. Maris Deneger é uma pessoa que em sua adolescência foi aos poucos entrando na anorexia como forma de tentar controlar seus sentimentos e vida.

Depois de algumas crises, momentos difíceis e uma internação, ela encontrou o yoga. Por meio da prática conseguiu se conectar novamente consigo mesma e se curar. No documentário você vai ver toda essa trajetória, contada por Maris, sua mãe e seu pai.

3. Caminhos do Yoga

Um grupo de quatro pessoas ─  um professor de Yoga, uma fotógrafa, um cinegrafista e uma roteirista ─ fazem uma viagem pela Índia. Lá eles mostram diversos lugares conhecidos pelo mundo e outros de difícil acesso, além do contraste que há nesse país de mais de 1 bilhão de pessoas.

Junto a isso, o documentário fala sobre o yoga, suas práticas e ensinamentos. Eles mostram os rituais indianos e as crenças deles referente ao yoga.

Apesar desse não ser um documentário com uma bela fotografia, ele é ótimo em questão de ensinamentos e conhecimento sobre uma nova cultura. Além disso, vemos como os indianos praticam o yoga no dia a dia.

Você também tem algum documentário sobre yoga para compartilhar? Então, deixe o nome dele nos comentários abaixo.

Namastê!

Charlene Peruchi
escrito por:Charlene Peruchi
Uma sonhadora, que acredita num mundo melhor e nos seres humanos vivendo em harmonia com a Natureza. Amante da fotografia, do artesanato e de músicas incomuns, diz que não viveria por muito tempo sem a arte na sua vida. Em resumo, é um ser complexo que gosta da vida simples.

3 Comentários

Deixe um comentário

%d blogueiros gostam disto: