SaúdeVida Natural

Orgânico, natural e sintético: conheça quais as diferenças entre os cosméticos 

diferenças entre os cosméticos

Hoje em dia, os consumidores estão mais exigentes com todos os produtos, principalmente os que entram em contato com a pele e o organismo. Com os cosméticos não deveria ser diferente.

Apesar de os cosméticos sintéticos ainda serem maioria no mercado, os naturais e orgânicos estão ganhando força, e cada vez mais adeptos. Com a demanda crescente, as indústrias de cosméticos estão ouvindo as preocupações e desejos dos consumidores e investindo cada vez mais nesse ramo.

Mas você sabe quais são as diferenças entre os cosméticos sintéticos, orgânicos e naturais?

Quais são as diferenças entres os cosméticos orgânico, natural e sintético?

Para responder a essa perguntar e sanar a sua dúvida, selecionamos informações sobre cada um deles. Confira!

1. Cosméticos Sintéticos

São os cosméticos mais comuns, em que suas matérias-primas são desenvolvidas em laboratório, podendo reproduzir elementos da natureza ou ser criado a partir substâncias artificiais.

Traz benefícios, principalmente para os produtos de cabelo, pois o silicone que é sintetizado em laboratório, pode deixar os fios macios, além da tecnologia estar sempre avançando e descobrindo ativos mais eficazes. Mas as desvantagens envolvem possuírem substâncias que são derivadas do petróleo, podendo ser um risco à pele.

Os parabenos, uma das substâncias artificiais mais usadas em cosméticos, já está sendo relacionado com o surgimento de tipos de câncer.

2. Cosméticos Naturais

Os cosméticos naturais precisam ter 70% de sua fórmula composta por ingredientes naturais, não necessariamente orgânicos. Os 30% restantes podem também ser sintetizados artificialmente, além de poder conter corantes naturais ou artificiais.

Apresentam benefícios de possuírem componentes poderosos, às vezes mais eficientes que os criados em laboratório, principalmente os produzidos para o combate às rugas, e melhorar a tonificação da pele. Algumas plantas possuem estrutura tão eficiente e complexa que se torna impossível reproduzir o mesmo efeito em laboratório.

As desvantagens giram somente no fato de poder desenvolver alergias em algumas pessoas, porém essa desvantagem também pode ocorrer nos produtos sintéticos. É importante verificar sempre a composição do cosmético antes de utilizá-lo, caso tenha alergias já identificadas.

Existem também cosméticos à base de produtos naturais, que são fabricados de forma convencional em laboratório, mas possuem uma quantidade de ingredientes naturais. Na revista Avon você encontra uma linha de produtos naturais.

Mas fique atento! Um dos problemas envolvendo esse tipo de cosmético é ser anunciado como 100% natural, mas não possuem certificação dos órgãos responsáveis.

diferenças entre os cosméticos

3. Cosméticos Orgânicos

Os cosméticos orgânicos devem possuir de 70% a 95% de sua fórmula composta por ingredientes naturais que foram cultivados sem o uso de agrotóxicos. O restante da fórmula deve ser composto por matérias-primas naturais ou por água. Costumam ser embalados com materiais sustentáveis ou que não agridem o meio ambiente, além de levar óleos essenciais no papel de conservantes.

Recebem certificação de órgãos regulamentadores internacionais Icea e Ecocert, além do órgão nacional IBD, para atestar que realmente são cosméticos orgânicos. A produção desses cosméticos também incentiva o sistema de produção orgânica, promovendo o uso consciente de recursos naturais, utilizando métodos alternativos aos materiais sintéticos.

Um cosmético natural pode não ser orgânico, mas os cosméticos orgânicos serão sempre naturais, como os disponíveis na revista Boticário. Os benefícios envolvem menos reações alérgicas na pele, além de contribuir para a manutenção e conservação do meio ambiente, tendo a mesma durabilidade dos cosméticos sintéticos.

Os efeitos podem demorar mais a surgir, por não terem ativos artificiais potencializadores, mas os resultados são mais duradouros. A linha Natura Organics é um exemplo de produtos orgânicos e pode ser encontrado no catálogo Natura.

Então, agora que você conhece as diferenças entre os cosméticos sintéticos, orgânicos e naturais, qual pretende usar? Comente!

Autora: Andreia Silveira

Jardim do Mundo
escrito por:Jardim do Mundo
Normal ou não, um clichê da sociedade contemporânea ou um casal unido por amor, afinidades e desafinidades, que transforma arte e ciências em pequenos projetos domésticos. Criar um jardim onde antes não se imaginava poder, provar de inúmeras receitas que são também oportunidades, utilizar e reutilizar ao máximo, aprender e aplicar princípios que projetam um estilo de vida mais simples e otimista, acreditando que podemos fazer algo de bom ou de belo enquanto fazemos algo para nós e não apenas para nós.

Deixe um comentário