Horta OrgânicaSustentabilidade

Como transformar seu jardim em uma horta orgânica

Você já imaginou transformar seu jardim em um lugar onde possa cultivar legumes, temperos e verduras? Sim, não é comum ter uma horta orgânica no lugar de um jardim. Mas, assim, aproveitamos melhor o espaço, sem deixar de plantar lindas flores.

É normal pensarmos que a parte da frente do pátio é só para as flores e a parte de trás, quando sobra algum espaço, é para a horta. Mas isso não é uma regra. Imagine o quanto de legumes e verduras você está deixando de plantar e comer por não fazer uma horta na frente de casa.

Como começar a transformar o jardim em uma horta

Há duas formas para transformar seu jardim em horta. A primeira é contratar alguém para fazer isso, já a segunda é você mesmo fazer. Como pensamos que cada indivíduo precisa participar dos processos para entender tudo que o envolve, vamos pensar que você irá fazer a sua própria horta orgânica.

Antes de colocar a mão na massa, é preciso pensar em alguns pontos:

  • Seu bairro tem alguma regra contra fazer uma horta na frente de casa?
  • A parte da frente de casa pega sol? Quantas horas do dia ela recebe a luz do sol diretamente?
  • Foi aplicado algum produto químico no seu jardim, como agrotóxico?
  • Quais alimentos você quer cultivar?
  • Você vai querer deixar um espaço com grama ou ter alguma área de estar?
  • As plantas serão plantadas diretamente no solo ou em caixotes elevados?
  • Qual é o seu orçamento e em quanto tempo pretende terminar a horta?

Como colocar a horta em prática

Após responder às perguntas é hora de começar a criar a horta. Então, se precisar, peça permissão para a associação de moradores do bairro para cultivar a sua horta na frente de casa.

Após isso, planeje no papel como será o desenho da sua horta. Meça o pátio da frente e detalhe tudo o que terá ele, como caminhos, área de estar, posição dos canteiros ou caixotes, entre outros.

Quanto mais detalhado for o desenho, mais fácil será de colocá-lo em prática. Pois assim, você vai saber o que precisa comprar de plantas, adubo e ferramentas.

horta orgânica
Fonte: Thornebrook Farms

Para começar, é preciso analisar o solo. Verifique se ele é carente de adubo, se drena bem ou se há algum produto químico no solo.

Após isso, é hora de demarcar o terreno. Utilize estacas e cordas para traçar os caminhos que serão construídos, as áreas de lazer (se tiver) e os canteiros com plantas, de acordo com o desenho que você fez.

Com tudo demarcado e decidido é o momento de remover a grama, ervas daninhas e outras coisas que possam atrapalhar na construção da horta. Após isso, é hora de preparar o solo e a irrigação.

Se você quiser, pode criar um sistema de irrigação que capta água da chuva. Porém, isso não é obrigatório, se você se comprometer em irrigar sempre que precisar. Além disso, se você estiver plantando diretamente no solo é importante que ele seja revirado para oxigenar, colocar esterco e minhocas. Assim, ele ganhará nutrientes e as minhocas ajudarão a mantê-lo macio e cheio de matéria orgânica.

Por fim, compre as plantas, mudas ou sementes do que você pensou em cultivar e plante. É importante pensar sobre o que as plantas mais gostam e deixar aquelas que preferem mais o sol numa área ensolarada e as que não gostam de luz solar direta em uma área com mais sombra.

Durante o primeiro semestre ou ano, vá fazendo testes com as plantas. Observe as que dão mais certo e corrija os erros. Não tenha medo da plantar, mas estude o que cada planta gosta.

Dicas extras para a sua horta orgânica

Para ajudar os iniciantes nesse projeto, separamos algumas dicas e truques para você ter uma horta orgânica no seu jardim:

Mantenha a simplicidade

Se seu jardim tinha arbustos, tente substituir por outros que sejam comestíveis. Uma ótima opção é plantar um arbusto de groselha, por exemplo.

Linhas

Criar linhas, sejam elas curvas ou retas são interessantes para a horta. Sendo assim, utilize pedras ou tijolos para criar esses desenhos.

Unidade

É interessante também que as diferentes áreas da horta conversem umas com as outras e assim, fique tudo em harmonia. Para isso, você pode usar flores, verduras, frutas e ervas em sua horta.

Pontos principais

Plantar árvores de tamanho pequeno a médio criam pontos principais em sua horta. Sendo assim, procure por árvores pequenas e as plante em pontos estratégicos para criar alguns pontos de foco.

horta orgânica
Fonte: Modern Frontiers Woman

Estruturas existentes

Quando modificamos um espaço já existente, como um jardim, é possível que algumas plantas não sejam removidas. E isso não é um problema. Por exemplo, árvores frutíferas podem ser treinadas a crescer ao longo de uma cerca ou parede já existente.

Então, pense se você quer deixar alguma planta. Depois veja se ela ficará no mesmo lugar ou se será removida para outro.

Melhores plantas para uma horta

Se você ainda não tem decidido todas as plantas que irá usar em sua horta, não tem problema. A seguir, vamos dar algumas dicas de quais espécies plantar.

Alcachofra

Ela é uma planta imponente e espinhosa, o que deixará longe qualquer animal que queira comê-la.

Feijão

Há diversas espécies de feijão. Se você escolher uma que for de baraço, pode criar um lindo visual em sua horta. Basta criar uma estrutura de bambu para que o feijão se apoie.

Ervas medicinais e temperos

Reserve um canto em sua horta orgânica para plantar algumas ervas medicinais e temperos. Elas adicionam cor, textura e fragrância para a horta. Além disso, você pode utilizá-las em chás e para dar sabor à comida.

Sendo assim, plante orégano, tomilho, alecrim, sálvia, poejo e alfazema, por exemplo. Escolha aquelas que mais gostar e as cultive. Não esqueça que a hortelã deve ser plantada em um vaso, pois se ela for plantada junto com as outras ervas, pode tomar conta do espaço.

Flores comestíveis

Para trazer cor a sua horta e deixá-la com uma cara de jardim, as flores comestíveis são excelentes opções. Por isso, plante amor-perfeito, violeta, rosa e flores silvestre. Estas são fáceis de se cultivar e vão trazer muita beleza a sua horta.

Berinjelas

As berinjelas são muito versáteis na cozinha e trazem uma beleza inigualável para a horta com sua cor roxa. Então, não deixe de plantá-la.

Alho, cebola e cebolinha

Essas três plantas, além de serem ótimas para saborizar a comida, também vão deixar os animais longe de sua horta. A cebolinha pode ser plantada no meio de outras plantas. Porém, a cebola e o alho, como precisam ser desenterrados quando colhidos, sugerimos que sejam plantados nas bordas dos canteiros.

Frutas

Não esqueça de plantas frutíferas. Você pode cultivar morangos, maçãs, goiaba, limão e amoras, por exemplo. Porém, sempre verifique quais são as frutas indicadas para a sua região.

horta orgânica

Essas são algumas das plantas. Pesquise e faça uma lista daquelas que você mais quer ter em sua horta plante-as. Faça dessa atividade algo prazeroso. Aliás, mexer na terra é muito bom, pois tem efeito antidepressivo.

Traduzido e adapatado de Natural Living Ideas

Charlene Peruchi
escrito por:Charlene Peruchi
Uma sonhadora, que acredita num mundo melhor e nos seres humanos vivendo em harmonia com a Natureza. Amante da fotografia, do artesanato e de músicas incomuns, diz que não viveria por muito tempo sem a arte na sua vida. Em resumo, é um ser complexo que gosta da vida simples.

Deixe um comentário