Sustentabilidade

Saiba como evitar o desaparecimento das abelhas

desaparecimento das abelhas

As abelhas são insetos pequenos que vivem em comunidade. Sua fonte principal de nutrientes é o néctar e o pólen. Porém, algo intrigante está ocorrendo: o desaparecimento das abelhas.

Segundo uma pesquisa feita pela Agência Pública e Repórter Brasil, mais de 500 milhões de abelhas foram encontradas mortas entre o final de 2018 e início de 2019 em quatro estados brasileiros. Esse é um número bem expressivo e faz com que pensemos sobre o que podemos diminuí-lo.

Sendo assim, a seguir veremos qual é a função das abelhas no meio ambiente, por que elas estão morrendo e o que podemos fazer para evitar o seu desaparecimento. Confira.

Qual é a função das abelhas no meio ambiente?

As abelhas vivem em colmeias. Elas formam uma verdadeira sociedade e constroem favos com cera para armazenar o mel e o pólen. Aliás, é a abelha que produz o mel a partir do néctar colhido nas plantas.

Nesse processo de sugar o néctar do interior das flores, as abelhas se esfregam no pólen. Sendo assim, elas espalham esse pólen dentro da própria flor e o levam para outras flores. Ao espalhar o pólen pela própria flor, ocorre a fecundação.

Isso mesmo, o pólen é o conjunto de pequenos grãos produzidos pelas flores angiospermas. Eles são os elementos reprodutores masculinos e precisam ser transportados até os reprodutores femininos (que estão na mesma flor onde estão os reprodutores masculinos) para haver a fecundação e, assim, a flor gerar frutos e novas sementes.

desaparecimento das abelhas

Sendo assim, as abelhas são essenciais para a polinização das flores e, consequente, para o nascimento de novas plantas. Aliás, segundo a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), 70% da cultura de alimentos depende das abelhas.

Dessa forma, as abelhas são insetos essenciais para o ecossistema e para a produção de alimentos no planeta. Por isso que o aumento das suas mortes gera uma grande preocupação.

Por que as abelhas estão desaparecendo?

Uma abelha vive, em média, de 28 a 48 dias, com exceção da rainha, que pode viver até 5 anos. Porém, com o aumento do uso de agrotóxicos e pesticidas, enxames inteiros de abelhas estão sendo exterminados em algumas regiões do país e do mundo.

Há duas substâncias presentes nos agrotóxicos que podem matar as abelhas, são elas: fipronil e neonicotinoides. O fipronil é um inseticida que age no sistema nervoso dos insetos. Os agrotóxicos que utilizam essa substância são aplicados nas plantações de girassol, soja e maçã, por exemplo, por meio de pulverização aérea.

Por conta dessa forma de aplicação, as florestas que estão ao redor das plantações também são atingidas pelo veneno. Ou seja, até as abelhas nativas que vivem nas florestas são afetadas pelos agrotóxicos.

Já os agrotóxicos que são compostos pelo neonicotinoide são aplicados na semente das plantas. Porém, assim que a planta brota e vai se desenvolvendo, o agrotóxico se espalha por todas as partes dela. Então, as abelhas que têm contato com o pólen dessas plantas entram em contato com o veneno.

Outro ponto que leva ao desaparecimento desses insetos é o desmatamento. Sem plantas suficientes para fornecer néctar e pólen, as abelhas não têm o que comer. Sendo assim, as causas do desaparecimento das abelhas são os agrotóxicos e o desmatamento da floresta.

desaparecimento das abelhas

Como evitar o desaparecimento das abelhas?

De acordo com os fatores que estão levando ao desaparecimento das abelhas, o ideal seria que não fosse mais utilizado agrotóxicos nas plantações e que o desmatamento cessasse. Porém, esse é um passo muito grande e que depende de todo um sistema para que aconteça.

Então, o que todos podem fazer é modificar alguns hábitos e criar outros para que o meio ambiente fique mais protegido e para que as abelhas voltem a viverem de forma tranquila e não desapareçam. Afinal, com cada um fazendo a sua parte, no fim podemos mudar o mundo.

Sendo assim, a seguir seguem algumas dicas do que você pode fazer para ajudar as abelhas:

Compre produtos orgânicos

Prefira comprar os produtos orgânicos. Assim, você não incentiva financeiramente a indústria a continuar comercializando produtos que levam agrotóxicos. Além do mais, ao consumir produtos orgânicos você estará cuidando melhor da sua saúde.

Plante árvores

O desmatamento é uma das causas do desaparecimento das abelhas. Sendo assim, combata essa causa ao plantar árvores.

Prefira as frutíferas ou, pelo menos, as que soltam flores. Assim, as abelhas que vivem ao redor da sua casa vão ter acesso às flores para se alimentarem. Além disso, você estará contribuindo com o meio ambiente ao reflorestar áreas que já foram desmatadas.

Crie sua própria horta orgânica

Ao criar sua própria horta você pode consumir produtos orgânicos. Além disso, algumas das plantas soltam flores e são atrativas para as abelhas, como as flores de manjericão. Então, mesmo que você não more num quintal, faça uma horta vertical no seu apartamento. Sempre é possível cultivar, pelo menos, algumas plantas comestíveis em casa.

desaparecimento das abelhas

Não utilize pesticidas

Por fim, se você tiver uma horta ou até tiver alguma plantação maior de alimento, procure não utilizar agrotóxicos. Com isso, você contribui para que as abelhas vivam e possam continuar a polinizar as flores.

Além disso, você também contribui para o meio ambiente, por praticar uma agricultura mais sustentável. Por fim, as pessoas que consumirem o alimento produzido por você terão uma alimentação melhor.

Com cada um fazendo a sua parte, nós evitamos o desaparecimento das abelhas e contribuímos para um mundo melhor. Por isso, comece a mudar seus hábitos para que possamos viver de forma mais sustentável.

Aliás, sugerimos o nosso post de filmes que falam sobre a sustentabilidade em nosso planeta para você assistir.

Charlene Peruchi
escrito por:Charlene Peruchi
Uma sonhadora, que acredita num mundo melhor e nos seres humanos vivendo em harmonia com a Natureza. Amante da fotografia, do artesanato e de músicas incomuns, diz que não viveria por muito tempo sem a arte na sua vida. Em resumo, é um ser complexo que gosta da vida simples.

Deixe um comentário