Faça Você MesmoReceitas

Aprenda a fazer o seu próprio desinfetante natural

Você já parou para pensar quantos produtos industrializados usamos no nosso dia a dia para fazer a limpeza da nossa casa? Muitos deles possuem ingredientes nocivos ao meio ambiente, aos nossos animais e à nós mesmos. Neste post iremos compartilhar duas receitas de desinfetante natural para você cuidar bem do seu lar.

Receita de desinfetante natural

Ingredientes:

Leia também: 6 óleos essenciais benéficos para os cães

Como fazer:

1. Ferva 500 ml da água com o sabão de coco ralado em fogo baixo, mexendo sempre, até dissolvê-lo.

2. Tire do fogo e misture o restante da água (1,5 l de água).

Desinfetante natural

3. Depois que a mistura estiver fria, adicione o álcool de limpeza 70% e o óleo essencial. Não adicione o óleo essencial enquanto a mistura estiver quente, pois as gotas de óleo essencial podem volatilizar e o efeito antimicrobiano será perdido.

4. Acondicione o desinfetante em uma garrafa, de preferência de vidro. Para economizar o produto na hora de utilizar você pode colocá-lo em um borrifador.

Desinfetante natural

Leia mais: Saiba como fazer 4 produtos de limpeza que não agridem o meio ambiente

Outra opção é fazer um desinfetante natural usando cascas de limão. Essa receita foi compartilhada pelo site Doce Limão e transcrevemos abaixo a receita.

Receita de desinfetante natural de limão

1.Juntar s cascas de limão e deixar de molho em um pote de vidro de boca larga.

2.Cobrir as cascas de limão com água e deixar de molho por, no máximo, 3 dias para que o óleo essencial da casca do limão seja liberado. Ele possui propriedades antimicrobianas.

3.Após deixar as cascas de limão de molho, picá-las e colocá-las tudo no liquidificador (cascas picadas e água que estava de molho). Sugestão: picar em, pelo menos, 4 pedaços cada metade do limão para ajudar a bater no liquidificador.

4.Bater tudo no liquidificador.

5.Coar essa mistura com ajuda de um pano ou um voil.

6.Transfira o líquido para um frasco de vidro com boa vedação e deixe fermentar por 24 horas.

7.Depois de 24 horas, adicione 2 colheres de sopa de álcool de limpeza 70% e ele estará pronto para ser usado.

Desinfetante natural de limão

A explicação de como fazer esse desinfetante também pode ser vista nesse vídeo:

Gostou dessas receitas? Você já usa algum desinfetante natural? Compartilhe conosco a sua receita 🙂

Natalie Andreoli
escrito por:Natalie Andreoli
Sou paulistana e desde 2009 decidi me mudar para a ilha da Magia (Florianópolis, SC), pois sentia falta do contato com a natureza. Sou neta de italianos e aprendi desde pequena a gostar de mexer na terra e cuidar das plantas, quando ajudava meu pai com a hortinha dele. Sou bióloga MSc., educadora ambiental e aromaterapeuta. Adoro aprender e compartilhar assuntos que proporcionem uma vida em melhor harmonia consigo mesmo, com os outros seres e com o planeta.

2 Comentários

    • Olá Silvana! Você tem toda razão. Ficou faltando o passo de onde incluir o àlcool 70%. Ele deve ser acrescentado no passo 3.

      3. Depois que a mistura estiver fria, adicione o álcool de limpeza 70% e o óleo essencial. Não adicione o óleo essencial enquanto a mistura estiver quente, pois as gotas de óleo essencial podem volatilizar e o efeito antimicrobiano será perdido.

      Iremos corrigir o post. Grata por avisar.

Deixe um comentário

%d blogueiros gostam disto: