AlimentacãoReceitasVida Natural

Aprenda a fazer bolinhos de cúrcuma que combatem a inflamação

bolinho de cúrcuma

Dois ingredientes e inúmeros benefícios para a saúde, estes bolinhos de cúrcuma com mel são carregados com propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes. Em uma mordida você pode controlar a artrite, reduzir o colesterol, aumentar sua imunidade e melhorar a digestão.

Benefícios da cúrcuma para a saúde

A cúrcuma é um tempero comum em algumas culturas, como na Índia.  Esse antigo tempero é, poderosamente, terapêutico e muito mais do que apenas um deleite culinário.

Os pesquisadores atribuem o poder terapêutico da cúrcuma ao fato de conter curcumina. Milhares de estudos publicados corroboram que a curcumina é de fato uma potência nutricional a ser considerada.

Os valores medicinais da cúrcuma incluem sua capacidade de reduzir a inflamação, que, se não for controlada, pode levar a algumas condições de saúde muito graves. Essa especiaria também é conhecida pelo poder de curar feridas, aumentar a capacidade cognitiva, aliviar a dor, retardar o processo de envelhecimento, proteger o trato digestivo, melhorar a pele, aumentar o metabolismo e aliviar os sintomas da menstruação. A cúrcuma foi notada até mesmo pelo papel que poderia desempenhar em retardar crescimento de células cancerígenas e eliminar a depressão.

Leia mais: Receita vegana de torta de manjericão e palmito

Benefícios do mel natural para a saúde

O mel tem sido valorizado por seu valor medicinal desde a antiguidade, especialmente por suas propriedades antibacterianas e antifúngicas. Um presente das abelhas que está repleto de benefícios para a saúde.

O mel é composto por antioxidantes, conhecidos como compostos fenólicos. Eles combatem os radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento e também por doenças como câncer e do coração.

Apesar de todos esses benefícios medicinais, é difícil obter seu potencial máximo utilizando-o como tempero nos pratos. O ideal, para obter o benefício total da cúrcuma, é consumir pelo menos 1-2 colheres de sopa por dia. Infelizmente, engolir uma colher de sopa de cúrcuma não é muito agradável. Misturando o pó com mel, o tempero é muito mais saboroso e fácil de armazenar em forma de “pílula”.

Receita dos bolinhos de cúrcuma

Ingredientes

  • ⅓ xícara de cúrcuma em pó;
  • 3 colheres de sopa de mel 100% natural;
  • Papel manteiga.

Como fazer

Misture o mel e a cúrcuma em uma tigela. Mexa até que a mistura tenha uma consistência de manteiga de amendoim – adicione mel ou cúrcuma conforme necessário.

bolinhos de cúrcuma

Enrole em bolinhos pequenos e coloque em uma assadeira coberta com papel manteiga.

bolinhos de cúrcuma

Depois dos bolinhos prontos na assadeira, congele-os por pelo menos duas horas. Você pode então transferir os bolinhos para um recipiente com tampa onde ficará armazenado no freezer.

Se você não é fã de mel, pode usar óleo de coco. Apenas tenha atenção de que é necessário congelar os bolinhos em uma assadeira para endurecer antes de usar.

Quando for usar, coloque-o num potinho para consumir durante o dia e, assim, proteger seu sistema imunológico durante o frio e a temporada de gripe.

Leia mais: 10 Alimentos de cultivo rápido

Açafrão e pimenta preta

A pimenta preta ajuda o corpo a absorver todos os benefícios surpreendentes da cúrcuma. Isso ocorre porque a pimenta preta contém piperina. Esta substância ajuda a retardar a degradação metabólica da cúrcuma no fígado e no intestino. Devido a isso, mais compostos da cúrcuma permanecem no corpo, o que significa mais benefícios. Se você gosta de pimenta, adicione  um pouco nesta receita para aumentar a biodisponibilidade da cúrcuma.

Traduzido e adaptado de: Natural Living Ideas

Charlene Peruchi
escrito por:Charlene Peruchi
Uma sonhadora, que acredita num mundo melhor e nos seres humanos vivendo em harmonia com a Natureza. Amante da fotografia, do artesanato e de músicas incomuns, diz que não viveria por muito tempo sem a arte na sua vida. Vegetariana por amor ao próximo e praticante de Yoga por amor a si. Em resumo, é um ser complexo que gosta da vida simples.

3 Comentários

Deixe um comentário

%d blogueiros gostam disto: