AlimentacãoVida Natural

Alimentação balanceada em meio à rotina agitada

carrots-cucumber-delicious-1640777

Nos tempos atuais, os produtos e serviços ofertados são cada vez mais pré-formatados, de forma a se adaptar às rotinas corridas das pessoas, especialmente nas grandes cidades. Porém, do ponto de vista de uma vida mais equilibrada e saudável, não seriam nossas rotinas que deveriam ser adaptadas à uma maior qualidade de vida?

Em meio às diversas atividades do nosso cotidiano, como ir ao trabalho, à faculdade, ao médico e assim por diante (e vale dizer que o ir e voltar já nos toma muito tempo), temos a tendência a prestar cada vez menos atenção nos nossos hábitos alimentares e muitas vezes optamos pelo fast-food apenas pela sua rapidez – sem se preocupar com a qualidade dessa comida no equilíbrio do nosso corpo.

Quem nunca pegou um hambúrguer e uma lata de refrigerante em meio à correria? O grande problema desse tipo de alimentação é seu alto teor de gordura saturada e colesterol, oferecendo um baixo valor nutritivo em contraponto.

São diversos os malefícios deste tipo de alimento no nosso corpo, como o aumento de peso, crescimento dos níveis de colesterol e pressão arterial, sensação constante de cansaço, aumento do risco de diversos tipos de câncer, entre outros.

hamburguer

O equilíbrio nutritivo

A alimentação é um aspecto muitas vezes negligenciado no nosso cotidiano. Esquecemos, assim, que uma má alimentação pode ser a causadora de diversos problemas que nos incomodam no dia-a-dia, como dores de cabeça, indisposição, insônia, etc.

As preocupações com a alimentação começam por dicas simples relacionadas a manter uma disciplina alimentar mais regrada, mantendo um horário fixo para as refeições mais importantes, principalmente o café da manhã e o almoço, e evitar comer em horários tardes da noite.

Segundo a nutricionista Bia Dorazio, nossa alimentação é composta por macronutrientes (compostos por carboidratos, proteínas e lipídios), que devem ser consumidos em maiores proporções, e micronutrientes (vitaminas e minerais), necessários em menor quantidade.

Entre as principais dicas da nutricionista, estão a opção por carnes mais magras (consumindo maior proporção de proteínas e menos gorduras saturadas), evitar produtos industrializados e, em especial, incluir frutas e verduras na nossa rotina alimentar, alimentos com maior densidade e variedade de nutrientes.

Além da questão nutritiva, a acidez também é um fator importante na alimentação. A maior parte dos alimentos industrializados que consumimos possui um PH ácido, que implica em uma queda do nosso sistema imunológico e, portanto, maior propensão ao aparecimento de doenças.

Por isso a importância de consumir alimentos alcalinos atualmente. No geral, são constituídos por frutas, verduras, legumes, raízes e sementes cruas. São alimentos que ajudam a alcalinizar nosso corpo, reduzindo risco de diversas doenças, e patologias cardiovasculares.

vegetais

|Leia mais: Guia prático de PANCs para download|

Prática de exercícios físicos e alimentação saudável

As atividades físicas são as grandes aliadas da alimentação equilibrada, na busca de uma rotina mais saudável. Diversas atividades físicas se popularizaram atualmente em decorrência da nova tendência das pessoas em buscar uma vida mais saudável e melhor condicionamento físico, como a corrida de rua, o crossfit e a ioga.

Os exercícios aeróbicos são atividades como caminhada, corrida e natação, e envolvem maior queima de calorias. Justamente por isso, são as atividades mais indicadas para quem deseja perder peso, e também são cruciais no desenvolvimento de condicionamento cardiovascular e capacidade respiratória.

Já os exercícios anaeróbicos são voltados ao desenvolvimento de massa muscular, como a musculação, ioga e pilates. Essas atividades tem o especial benefício de melhoria da força e condicionamento das fibras musculares.

Contudo, a prática de atividades físicas deve estar acompanhada sempre de uma readequação dos hábitos alimentares para atingirem seus objetivos com maior plenitude.

Mike Vacanti é um dos personal trainers mais reconhecidos do mundo, e ajuda diversas pessoas à encontrar a alimentação ideal para uma vida mais saudável, até mesmo nos casos mais desafiadores possíveis. O personal trainer tem uma postura mais prática, e defende uma alimentação disciplinada como a base de um melhor condicionamento físico e uma rotina saudável.

No entanto, Vacanti atenta para que as restrições e novas regras alimentares sejam feitas de acordo com a necessidade de cada indivíduo, enquanto um deve focar em cortar os alimentos industrializados e a gordura saturada para perder de peso, por exemplo, outro deve se centrar em uma dieta proteica com a ingestão de carnes magras para ganho de massa muscular.

yoga

|Leia mais: Receita de pão colorido com corantes naturais|

Enraizar hábitos saudáveis no cotidiano

 A grande questão é como encaixar a maior disciplina com uma alimentação mais saudável e hábitos de atividade física em um cotidiano corrido e ocupado.

Alguns hábitos são simples, e podem ser incorporados sem dificuldade na nossa rotina, como o alongamento ao despertar de manhã. Outros podem entrar nossa rotina de deslocamentos diários sem prejuízos de tempo, como a substituição do automóvel (que muitas vezes é uma opção de transporte demorada por conta do trânsito das grandes cidades) pela bicicleta e transporte público, que já implicam na execução de atividades físicas no nosso dia-a-dia.

Em relação à alimentação, uma alternativa que tem crescido atualmente é a produção de “marmitas” saudáveis para as pessoas levarem ao trabalho, substituindo o hábito de comer em restaurantes que, no geral, oferecem refeições menos equilibradas e mais caras.

Segundo a nutricionista Karen Schlösser, o grande ponto é manter uma organização disciplinada na produção destas refeições. A dica é cozinhar toda a comida para a semana no final de semana anterior (ou em um dia que a pessoa tenha mais livre), congelá-la, e prepara-la em 5 minutos de manhã antes de ir ao trabalho. Assim economiza-se mais tempo, inclusive, que comendo fora todos os dias.

O bom da produção própria de marmitas é que, além de poder preparar uma alimentação saudável, ela pode ser feita de acordo com as necessidades nutritivas de cada pessoa. Assim, são mais baratas e personalizadas até mesmo em relação à restaurantes que oferecem refeições mais balanceadas.

Portanto, o cuidado com a alimentação equilibrada e hábitos saudáveis não é um elemento que vai nos tomar ainda mais tempo nas nossas já ocupadas rotinas. Pelo contrário, existem alternativas que até nos poupam tempo e dinheiro. No início pode até ser difícil, mas conciliar os compromissos do cotidiano e o cuidado com a saúde é um imperativo para ter um estilo de vida mais saudável e equilibrada e que, a médio e longo prazo, sem dúvida valerá a pena ao nos trazer mais qualidade de vida e reduzir riscos de doenças.

Escrito por Luara Marinis

Jardim do Mundo
escrito por:Jardim do Mundo
Normal ou não, um clichê da sociedade contemporânea ou um casal unido por amor, afinidades e desafinidades, que transforma arte e ciências em pequenos projetos domésticos. Criar um jardim onde antes não se imaginava poder, provar de inúmeras receitas que são também oportunidades, utilizar e reutilizar ao máximo, aprender e aplicar princípios que projetam um estilo de vida mais simples e otimista, acreditando que podemos fazer algo de bom ou de belo enquanto fazemos algo para nós e não apenas para nós.

Deixe um comentário