espiral ervas

Para quem quer ter ervas frescas, mas não tem muito espaço, fazer uma espiral de ervas pode ser a solução. Com ela, é possível delimitar o cultivo e ter diversidade em plantas. Além desses, há alguns outros benefícios de construir uma espiral de ervas que veremos no decorrer deste post.

O que é uma espiral de ervas?

Uma espiral de ervas nada mais é do que um jardim de ervas multinível, eficiente em termos de espaço, que otimiza as condições de cultivo para uma variedade de espécies.

Para a maioria dos projetos, a espiral começa no nível do solo e, gradualmente, vai aumentando em altura, até atingir um ponto alto no centro. Isso cria uma gama de microclimas ao longo da espiral, tendo pequenas diferenças significativas em termos de temperatura, exposição solar e nível de umidade, que são adequados para diferentes tipos de ervas. A parte superior da espiral tende a ter boa drenagem e exposição ao sol total, enquanto as partes inferiores ficam mais sombreadas e úmidas.

A maioria das espirais de ervas é composta de tijolos ou pedras, e o solo de qualidade é adicionado ao interior para promover a saúde de suas plantas. É possível fazer uma espiral grande ou pequena, embora que um diâmetro de 1,8 m seja o tamanho padrão.

espiral de ervas

Leia mais: Quando plantar segundo a agricultura natural de Fukuoka + documentário

Benefícios de uma espiral de ervas

Um espaço de plantação em forma de espiral é visualmente agradável, mas é apenas um truque? Acontece que existem muitas razões pelas quais criar sua própria espiral de ervas é uma das maneiras mais inteligentes de cultivar verduras para a sua cozinha. Algumas delas veremos a seguir.

1. Fornece uma impressionante matriz de microclimas

Enquanto você normalmente luta para cultivar espécies mediterrâneas e confrei, que necessitam de condições diferentes, a estrutura torcida e elevada de uma espiral de ervas torna isso possível. Isso melhora a variedade de ervas que você pode cultivar em casa, o que aumenta suas opções para a alimentação.

2. Delimita o crescimento das ervas

Você já plantou um pequeno pé de hortelã, mas ele rapidamente ocupou um bom espaço a horta? Ervas são notórias por suas habilidades de sobrevivência, e sem qualquer controle, muitas dessas plantas perenes podem se tornar a ruína da existência da sua horta. Ao plantar ervas, potencialmente invasivas, dentro de uma espiral fechada, você restringe crescimento e impede que elas se espalhem muito pela horta.

3. Otimiza a eficiência da água

Se você mora em uma região com restrições rigorosas de água, ter espiral de ervas é uma maneira inteligente de aproveitar ao máximo esse recurso escasso. O desenho em espiral naturalmente permite uma eficiência de água ideal, desde que você plante espécies tolerantes à seca perto do topo e deixe as amantes da umidade nos níveis mais baixos. O melhor de tudo é que o design compacto facilita a configuração de um sistema de irrigação por gotejamento, o que melhora ainda mais a eficiência da água.

4. Matematicamente agradável de olhar

Já ouviu falar da “proporção áurea”, também conhecida como a sequência de Fibonacci? Você pode encontrar este padrão matemático em muitos lugares da natureza, e ele se mostra um dos projetos, visualmente, mais agradáveis ​​para o olho humano e animal. Conchas de caracol são uma formação natural desta sequência, e projetar seu jardim de ervas no mesmo modelo irá adicionar benefícios para o seu quintal.

Da mesma forma, muitas pessoas acham que o design tridimensional arredondado de uma espiral de ervas é visualmente agradável dentro de um contexto de jardim, especialmente quando é construído a partir de elementos naturais como pedras. Uma espiral  bem colocada pode se tornar um ponto focal em seu quintal, e pode equilibrar quaisquer ângulos duros dentro de sua linha de visão.

espiral de ervas

5. Custo efetivo

Quem gosta de cozinhar sabe como os ingredientes frescos podem ser caros, mas cultivá-los é uma maneira inteligente de economizar dinheiro. Uma espiral de ervas bem projetada pode se pagar em apenas uma temporada, e suas refeições serão melhores com o acesso a ingredientes frescos.

Leia mais: Harmonize seu jardim com uma espiral de ervas

6. Conveniente para cozinhas

Para aqueles com uma área limitada para o estabelecimento de uma horta, a espiral permite que se tenha mais alimentos em menos espaço. Graças ao seu design facilmente adaptável, é possível construí-la exatamente onde você quiser, tornando-a uma opção conveniente que está a poucos passos da porta da cozinha.

7. Fácil de manter

Curvar-se sobre um canteiro para colher suas ervas pode prejudicar suas costas, mas uma espiral de ervas eleva suas plantas para facilitar o acesso. Na verdade, muitas vezes é possível colher de todas as plantas sem se mover mais do que alguns metros em qualquer direção. Da mesma forma, manter sua horta dentro de um espaço elevado e contido dificulta o crescimento de ervas daninhas.

8. Fornece espaço para o desenvolvimento de insetos benéficos

Construir sua própria espira não é benéfica apenas para as pessoas que gostam de cozinhar. Pedras empilhadas formam o habitat ideal para lagartixas, aranhas e outros animais que gostam de insetos, que se não fosse retirados da espiral poderiam causar estragos às plantas.

Pode levar algum tempo e o ideal é planejar bem, mas construir uma espiral de ervas é uma atividade recompensadora que fornecerá produtos frescos para o futuro. Dedique tempo para construir a sua hoje, e em breve você terá uma boa variedade de ervas.

Traduzido e adaptado de Natural Living Ideas.

Charlene Peruchi
escrito por:Charlene Peruchi
Uma sonhadora, que acredita num mundo melhor e nos seres humanos vivendo em harmonia com a Natureza. Amante da fotografia, do artesanato e de músicas incomuns, diz que não viveria por muito tempo sem a arte na sua vida. Vegetariana por amor ao próximo e praticante de Yoga por amor a si. Em resumo, é um ser complexo que gosta da vida simples.

Deixe um comentário