SaúdeVida Natural

7 razões para levar seus filhos para uma caminhada

Caminhada em família

Caminhar é uma atividade que pode ser feita em qualquer lugar, basta possuir um tênis e roupas adequadas para a estação. Você poderia até ser pressionado a encontrar uma atividade mais simples do que andar, mas você verá que os benefícios de caminhar com seus filhos são surpreendentes e por isso listamos 7 razões para você levar seus filhos para uma caminhada.

Depois da fase que uma família passa dos dias de caminhar com o carrinho de bebê, o ato de ir passear pode tender a acontecer com pouca frequência, na melhor das hipóteses. No entanto, estamos perdendo grandes oportunidades, deixando de lado essa atividade. Considere estabelecer uma prática de caminhada com a sua família. Você ficará feliz por ter feito isso.

1. Respire ar fresco

Sair ao ar livre é uma delícia se você puder dedicar um tempo para prestar atenção nesse momento e aproveitá-lo. Seja qual for a estação, vista-se apropriadamente, e saia ao ar livre. Inspire e sinta o vento, a temperatura e o ambiente ao seu redor.

caminhada

Leia mais: 7 dicas para se desconectar e aproveitar os benefícios do “Banho de floresta”

2. Esteja aberto à comunicação

Ao dar cada passo, dê muito espaço para seus filhos falarem sobre suas ideias, coisas que acontecem em suas vidas, suas preocupações, seus sonhos e desejos, seu livro favorito – tudo e qualquer coisa. Ouça com atenção, pois sua caminhada permite o tempo e o espaço para isso.

3. Melhore as habilidades de observação

À medida que você e sua família caminham, você observa o mundo em um ritmo humano (em vez de rolar rapidamente com os dedos as notícias nas mídias sociais, por exemplo). Incentive seus filhos a serem curiosos e use os cinco sentidos ao perceber o que está ao seu redor. Considere permitir que seus filhos tirem fotos ou traga um caderno para registrar o que encontrarem.

4. Esteja verdadeiramente presente

Divirta-se no ato de estar verdadeiramente presente com sua família enquanto você anda. Sua mente não deve estar no focada no que aconteceu no passado ou em se preocupar com o que pode acontecer no futuro, apenas esteja no momento presente ─ quando você está desfrutando de um tempo de qualidade com seus entes queridos.

Leia mais: Domine a arte de viver no presente em 10 simples passos

5. Coletar coisas

Ao longo do caminho, seus filhos podem encontrar itens na natureza que possam utilizar em seus projetos de artes e da escola ou itens que possam simplesmente coletar. Conchas, pinhas, pedaços de pau, pedras, folhas ─ as possibilidades são infinitas. Leve um pequeno saco ou um recipiente para guardar os tesouros encontrados ao longo do caminho. Tenha o cuidado de observar se existem regras sobre a coleta dos itens, para que você não danifique o ambiente.

A coleta é um elemento da experiência que pode motivar as crianças a quererem ir na próxima vez.

Colecionar pedras 6. Colher os benefícios físicos e mentais

Tem sido comprovado que o hábito de caminhar beneficia o controle saudável do peso, melhora a saúde cardiovascular, aumenta a absorção de vitamina D, diminui o estresse e melhora a saúde mental. Estudos também mostraram que passar um tempo na natureza aumenta a felicidade em geral.

7. Desenvolva um hábito vitalício

Mantenha um hábito regular de andar com seus filhos e incentive-os a ver essa atividade como uma parte importante da vida. É um hábito que eles podem fazer em qualquer lugar, em praticamente qualquer fase e que pode beneficiá-los durante toda a vida. Não poderia ter uma maneira mais simples de cultivar uma cultura de exploração, curiosidade, atividade física e felicidade. Reúna a família e saia para caminhar.

Traduzido e adaptado de: 7 reasons to take your children for a walk

Natalie Andreoli
escrito por:Natalie Andreoli
Sou paulistana e desde 2009 decidi me mudar para a ilha da Magia (Florianópolis, SC), pois sentia falta do contato com a natureza. Sou neta de italianos e aprendi desde pequena a gostar de mexer na terra e cuidar das plantas, quando ajudava meu pai com a hortinha dele. Sou bióloga MSc., educadora ambiental e aromaterapeuta. Adoro aprender e compartilhar assuntos que proporcionem uma vida em melhor harmonia consigo mesmo, com os outros seres e com o planeta.

Deixe um comentário