ReflexõesVida Natural

3 coisas para fazer com que seu Natal seja autêntico e cheio de paz

Chega dezembro e começam as luzes de Natal, a corrida por compras e a expectativa. Há muita emoção, às vezes até um pouco de desespero. Por toda parte surgem perguntas: “Estamos preparados para o Natal?”, “Nós temos todos os presentes?”, “Devemos comprar um look diferente para casa confraternização?”, “A casa tá limpa e toda decorada?”.

Estamos prontos para essa data festiva?

O Natal tornou-se uma competição, pois olhamos só para a preparação externa e não para nossa preparação interior. Embora que não seja ruim, uma casa bem decorada, presentes caros sob a árvore de Natal, o frenesi das compras de Natal. Tudo isso não está errado, porém sozinhas, elas não indicam a essência do Natal.

Muitas pessoas desejam a simplicidade e buscam uma saída para o materialismo e consumismo. Um caminho além da sensação de insatisfação, vazio e desconforto. Muitos de nós estão procurando maneiras de ser contra-cultura, para evitar a famosa “corrida de Natal”, para preencher nossos corações com algo mais que o que pode ser comprado.

Como podemos fazer isso? Como podemos nos preparar para o Natal com um espírito de simplicidade?

1. Nós podemos repensar o ato de presentear

A maioria de nós tem tanto que precisamos de muito pouco. Vivemos em um momento em que adquirir o que queremos é mais fácil do que nunca. Antigamente, era comum receber coisas novas uma ou duas vezes por ano fazendo a ideia de que presentes era algo, realmente, ótimo. Podemos decidir repensar o ato de presentear de uma maneira que é, realmente, mais generosa e satisfatória do que simplesmente cumprir nossas próprias necessidades ou fazer compras em excesso. Podemos dar o presente do nosso tempo.

É fácil comprar um presente para alguém, requer pouco de nós. Às vezes, oferecer o nosso tempo a uma pessoa exige mais de nós do que dar um presente. Convidar alguém para tomar café ou jantar, e aproveitar esse tempo é um presente precioso. Um presente de conexão e amor.

Nós podemos fazer uma doação para uma instituição. Esta é uma bela expressão de compaixão. Todos nós temos causas e instituições de caridade com as quais temos muito amor. Faça uma doação em vez de comprar presentes. Entre no espírito do Natal.

Podemos comprar presentes para aqueles que não têm os meios para fazê-lo. Muitas organizações aceitam presentes para famílias que não podem comprar nada no Natal. Esta é uma coisa maravilhosa para envolver crianças pequenas. Encorajando-os a escolher um presente que gostariam de dar a uma criança que, de outra forma, não poderia receber nada no Natal.

Leia mais: Como fazer uma guirlanda de suculentas para o Natal

Além disso, você pode ir até os correios e pegar uma cartinha de alguma criança. Assim, fará o Natal dela mais feliz. No Brasil, são muitas as cartas de crianças que chegam nessa época pedindo um presente do Papai Noel. Faça a sua parte.

cartas

Nós podemos dar pequenos presentes artesanais. Esta é uma maneira atenciosa de mostrar às pessoas que também as amamos. Criar algo manual, ou escolher algo pequeno, mas significativo é uma maneira amorosa de dizer: “Vejo você e aprecio você”. Esses presentes muitas vezes significam mais do que um genérico caro.

Nós podemos doar. A temporada de Natal também é um excelente momento para procurar brinquedos ou roupas usadas para doar para instituições de caridade. Organize seu guarda-roupas e a caixa de brinquedos das crianças, doe o que não for mais usar e estiver em bom estado.

2. Podemos escolher com cuidado quais eventos participamos

Não temos nenhuma obrigação para com ninguém. Podemos dizer não a qualquer festa, jantar ou reunião que não queremos participar. Uma parte da simplicidade é dizer não, para poder dizer sim às coisas que realmente pensamos serem importantes.

Leia mais: Conheça mais sobre a agricultura sinergética

3. Escolha o que ame e comemore isso

Somos livres para escolher nossos próprios modos de celebrar o Natal. Deixe de se sentir sobrecarregado pelo que os outros esperam de você. Se o que importa é a fé, então faça uma preparação espiritual. Se fazer passar momentos com crianças, família e amigos é o objetivo, então faça as coisas que se alinham com isso. Se prefere viajar e não participar da comemoração do Natal, então viaje. Se amamos a comemoração do Natal e as compras, a decoração e as festas, então devemos ter permissão para desfrutar disso também sem ter que nos sentirmos mal.

A chave é que a simplicidade reside em em fazer o que realmente ama e reorganizar nossas vidas para se adequar a essa visão.

No final, não deve haver culpa ou raiva porque outros escolhem não aproveitar o período como nós. Deixe o Natal ser um momento de profunda alegria. Procuremos buscar a paz em nossos corações, nossas casas e nossas famílias. Que seja um tempo de perdão e amor autêntico para nós mesmos e para os outros. Um tempo de generosidade da alma e abertura do coração.

Vamos nos preparar para o Natal! Que o próximo ano esteja cheio de alegria para todos vocês!

Jardim do Mundo
escrito por:Jardim do Mundo
Normal ou não, um clichê da sociedade contemporânea ou um casal unido por amor, afinidades e desafinidades, que transforma arte e ciências em pequenos projetos domésticos. Criar um jardim onde antes não se imaginava poder, provar de inúmeras receitas que são também oportunidades, utilizar e reutilizar ao máximo, aprender e aplicar princípios que projetam um estilo de vida mais simples e otimista, acreditando que podemos fazer algo de bom ou de belo enquanto fazemos algo para nós e não apenas para nós.

Deixe um comentário