Faça Você MesmoReceitasVida Natural

Aprenda a fazer vinagre e usá-lo de diversas formas

a

O vinagre pode deixar diversos alimentos mais saborosos, mas também pode ter muitas outras utilizações em casa. O líquido ácido é um poderoso agente de limpeza, que pode matar vírus e bactérias de diversos tipos. O uso deste produto é fácil e barato, além de ser ecologicamente correto.

Aqui estão várias dicas sobre como usar essa incrível substância:

– Metade de um copo de vinagre, para cada litro de água, é a dica para equilibrar o pH de um solo ruim e aumentar a sua acidez. A mistura pode ser aplicada no solo quando as plantas forem regadas.

– Para aliviar picadas de abelhas ou água-viva com vinagre: molhe um chumaço de algodão em vinagre branco e passe no ponto de irritação. Isso alivia a coceira.

– Use-o para tratar a sinusite, resfriados e peito congestionado. Adicione 1/4 xícara ou mais em um vaporizador.

– Tirar o mau cheiro de plásticos. Molhe um pedaço de pão no vinagre e coloque-o dentro da lancheira, marmita ou qualquer recipiente plástico e deixe durante a noite para se livrar do mau cheiro.

– Use-o na lavanderia para remover fiapos das roupa. Adicione meio copo de vinagre no ciclo de enxágue da máquina de lavar. Isso também irá ajudar a avivar as cores do tecido.

– O vinagre é ótimo para remover manchas e odores das mãos. Esfregue seus dedos no vinagre antes e depois de cortar as cebolas para evitar que o aroma impregne.

– O vinagre é um líquido que pode ser utilizado para cortar o efeito das bombas de efeito moral, basta molhar uma bandana e amarrá-la sobre seu nariz.

– Sinta-se melhor e alivie uma dor de garganta com vinagre. Misture uma colher de chá de vinagre de maçã em um copo de água, adoce um pouco e beba.

–  O vinagre misturado com suco de cebola pode ajudar a reduzir o aparecimento de manchas de idade. Misture partes iguais de suco de cebola e vinagre, e passe sobre elas. Após várias semanas com esta rotina diária, as manchas devem clarear.

– O vinagre é um ótimo condicionador de cabelo e pode melhorar a limpeza e brilho. Para um condicionador simples, apenas coloque 1 colher de sobremesa de vinagre no seu cabelo à medida que o enxágua.

– Faça o seu esmalte de unha durar mais mergulhando as pontas dos dedos por 1 minuto em um copo com 2 colheres de chá de vinagre e 1/2  de água morna antes de aplicar o esmalte.

– Misture partes iguais de vinagre e creme para as mãos para melhorar as mãos ressecadas.

– Vinagre de maçã é um ótimo pós-barba ajudando a manter sua pele macia e com aparência jovem. Mantenha uma pequena garrafa de vinagre de maçã no armário dos remédios e passe no rosto após a barba.

-O vinagre ainda pode ser usado como amaciante dos pés e no combate aos fungos que nascem embaixo das unhas. Coloque em uma bacia 2 litros de água morna para duas xícaras de vinagre branco deixe os pés em imersão por 45 minutos. Para os fungos, coloque os pés em uma solução de uma parte de vinagre para duas de água, diariamente por quinze minutos.

Fazendo vinagre desde o início

vi

Você pode se divertir muito fazendo todos os tipos de vinagre usando seus ingredientes favoritos. 

Vinagre de cidra de maçã: cidra de maçã pura pode facilmente ser transformada em vinagre de cidra de maçã se deixarmos descansar em frasco aberto por cerca de cinco semanas. O frasco deve ser mantido a aproximadamente 20ºC. Ele primeiro se tornará cidra sólida e depois vinagre. Faça vinagre de cidra de maçã instantâneo usando cidra de maçã pura. Basta adicionar açúcar mascavo, melaço ou cevada e vê-los fermentar.

Vinagre de pimenta malagueta: coloque 115g de pimenta malagueta em 250ml de vinagre e armazene por duas semanas em um frasco tampado. Filtre o líquido depois de duas semanas. Para obter um vinagre mais apimentado e mais forte, deixe as pimentas malaguetas por mais tempo no frasco.

Vinagre de pepino-cebola: ferva meio litro de vinagre e adicione uma colher de chá de sal e uma pitada de pimenta branca. Adicione dois pepinos em conserva e uma cebola pequena, picados muito finos, à mistura de vinagre. Armazene em uma jarra de vidro tampada por cinco semanas e filtre. Despeje o líquido filtrado em uma garrafa de vinho reciclada e feche-a com rolha. Variação: deixe sem a cebola quando quiser um vinagre bem leve para saladas de frutas.

Vinagre de alho: descasque dentes de uma cabeça grande de alho e adicione-os a 250ml de vinagre. Deixe descansar por duas semanas e, em seguida, descarte o alho. Use algumas gotas para temperar saladas ou legumes cozidos.Variação: use 250ml de vinagre de vinho tinto para um vinagre resultante que pode ser usado no lugar de alho fresco na maioria das receitas. Uma colher de chá de vinagre de alho será equivalente a um pequeno dente de alho.

Vinagre de pimenta picante: despeje meio litro de vinagre em um frasco limpo com tampa e adicione a ele 15g de pimenta vermelha. Deixe a mistura descansar por duas semanas longe da luz direta do sol. Agite o frasco um dia sim, um dia não. Depois de duas semanas, filtre e despeje em um frasco limpo separado para ser usado.

Se você usa o Vinagre para algo que não está na lista conte para gente =)

Jardim do Mundo
escrito por:Jardim do Mundo
Normal ou não, um clichê da sociedade contemporânea ou um casal unido por amor, afinidades e desafinidades, que transforma arte e ciências em pequenos projetos domésticos. Criar um jardim onde antes não se imaginava poder, provar de inúmeras receitas que são também oportunidades, utilizar e reutilizar ao máximo, aprender e aplicar princípios que projetam um estilo de vida mais simples e otimista, acreditando que podemos fazer algo de bom ou de belo enquanto fazemos algo para nós e não apenas para nós.

4 Comentários

  • UM copo de vinagre misturado com 4 litros de água limpar carpetes ,sofás e cadeiras e desinfetar em casa que tem animais.

  • Realmente o vinagre tem muitos efeitos benéficos, gosto de por um bocdinho onde ficam meus cães, e usar na água para limpar a casa

  • VINAGRE COMO AMACIANTE DE ROUPAS PODE USAR NA MESMA QUANTIDADE COMO SE FOSSE O PROPRIO AMACIANTE…SE CURTIR NO ALECRIM POR 2 SEMANAS FICA COM CHEIRINHO D ALECIRM A ROUPA AINDA… AH E ELE PURO NAO DEIXA O CHEIRO DO VINAGRE! VIVA O VINAGRE

Deixe uma resposta

Junte-se a nós! Receba inspirações para uma vida mais leve no seu email.

Siga-nos