EntretenimentoSustentabilidade

Vidas alternativas – As pessoas que decidiram viver fora do sistema (fotos).

10

Eric Valli é um conhecido fotógrafo que costuma trabalhar com marcas como Hermes ou Louis Vuitton, mas também é, desde há vários anos, colaborador da revista National Geographic. O seu mais recente trabalho para a conceituada publicação é uma série de fotografias que retratam as pessoas que vivem fora do sistema.

Chamado Off the Grid, o trabalho documenta pessoas de todo o mundo que vivem fora da sociedade – literalmente, em locais de acesso difícil. Neste trabalho, Valli fotografou nómades da nossa época, que vivem nas florestas e locais inacessíveis.

Na verdade, Valli é conhecido pelas suas fotografias de locais remotos, mas o seu trabalho nunca atingiu esta dimensão – para estas fotos, o fotógrafo passou pela Tailândia, Tibet, Nepal ou Estados Unidos.

A série retrata as pessoas que vivem sem tecnologia, moda, supermercados, marcas, logos ou Facebook. Pessoas que nunca lerão esta notícia.

“Estas pessoas demitiram-se da modernidade e agora vivem uma vida mais leve, frugal, escolhendo deixar de ser parte do problema. Em vez disso, elas caçam e cultivam os próprios alimentos para viver”, explica o site Inhabitat.

1

2

3

4

5

12

Jardim do Mundo
escrito por:Jardim do Mundo
Normal ou não, um clichê da sociedade contemporânea ou um casal unido por amor, afinidades e desafinidades, que transforma arte e ciências em pequenos projetos domésticos. Criar um jardim onde antes não se imaginava poder, provar de inúmeras receitas que são também oportunidades, utilizar e reutilizar ao máximo, aprender e aplicar princípios que projetam um estilo de vida mais simples e otimista, acreditando que podemos fazer algo de bom ou de belo enquanto fazemos algo para nós e não apenas para nós.

4 Comentários

  • “Estas pessoas demitiram-se da modernidade e agora vivem uma vida mais leve, frugal, escolhendo deixar de ser parte do problema.”

    Acredito que nunca vamos estar totalmente desligados do sistema, podemos sim diminuir drasticamente esse contato, como fazem as pessoas fotografadas, mas sempre estaremos com um pé na modernidade, seja pelo modo de pensar, seja pelas coisa que possuimos (por mais simples que sejam). Tudo faz parte da evolução, todos nós estamos fadados a isso, feliz ou infelizmente !

  • Muito interessante! Concordo com a Paolla… Acharia legal poder entender como eles pensam, que tipo de preocupação possuem… Pois tenho a ideia que o ser humano sempre encontra defeitos em tudo, nós que estamos totalmente inseridos no sistema vemos estas fotos com um tom de libertação (do sistema), mas que tipo de sistema eles vivem? Como funciona a sociedade que eles convivem? Fico curiosa… Curti as fotos!

Deixe uma resposta

Junte-se a nós! Receba inspirações para uma vida mais leve no seu email.

Siga-nos