Jardim do Mundo
menu
Jardim do Mundo
ReflexõesSaúdeVida Natural

Vale a Pena Fazer um Retiro Espiritual?

girl-1130386_1280
Hoje venho aqui compartilhar um desafio que me propus no final do mês de Julho,  que foi participar de um retiro de 10 dias de meditação Vipassana no Vale do Paraíba em São Paulo, para complementar os treinamentos que faço na Pandora – Evolução Consciente (clique aqui para conhecer e saber mais).

Tive contato com esse retiro através de conhecidos em um outro retiro que fiz em Minas Gerais (esse é um assunto vasto para outro post) onde descreveram o retiro de Vipassana com tanta energia e entusiasmo que o melhor que conseguiam falar era: “Você precisa fazer”.

Essa ideia ficou em minha cabeça por um tempo e estudei pela internet um pouco mais para me informar. Cheguei ao site oficial desse centro de meditação Vipassana em São Paulo. Descobri que é uma técnica milenar e científica para controlar e purificar a mente, e está espalhada em mais de 100 países ao redor do mundo. Independente de religiões, você pode realizar o retiro, aprender a técnica e aplicá-la a sua crença, sem qualquer conflito. Maravilhoso, não? Ainda tem algo melhor, o curso é gratuito para alunos novos, aceitando doações APENAS após a realização de um primeiro curso, de acordo com a sua vontade e possibilidade. Um pouco suspeito no começo, mas somado aos depoimentos dos conhecidos, resolvi me inscrever no retiro, lembrando da recomendação deles de se inscrever o quanto antes, pois as vagas se esgotam rapidamente, principalmente para mulheres (aparentemente a procura feminina é ligeiramente maior).

Me inscrevi com 3 meses de antecedência e realmente vários cursos mais próximos já estavam lotados ou com lista de espera. Comentei com mais alguns amigos e instantaneamente 3 se mostraram prontos e decididos a se inscrever e ir também sem qualquer tentativa de convencimento de minha parte.

Ótimo, íamos em 4 amigos, realizar o retiro de Vipassana, dito como transformador. Veremos.

Passaram-se os 3 meses, e chegamos no local. A maioria dos participantes era na faixa dos 30 anos até uns 40, com um número considerável também acima disso. Número igual de homens e mulheres que seriam separados ao longo de todo o retiro só se juntando nas meditações em grupo que aconteciam 3 vezes por dia.

As regras que recebemos foram muitas, mas todas se mostraram essenciais e de grande valia ao longo do curso. Nobre silêncio (zero de comunicação com qualquer pessoa, inclusive gestos e olhares), horários de acordar, dormir, se alimentar, se higienizar, lavar sua louça, ajudar na arrumação do dormitório conjunto de muitos beliches (tanto homens como mulheres dormem em dormitórios coletivos, as mulheres com mulheres e homens com homens), tempos específicos de meditação que chegaram a 12 horas por dia. Parece um exagero até para quem já estava acostumado a meditar algumas horas por dia, mas por incrível que pareça, mesmo pessoas que nunca meditaram saem do retiro com facilidade em meditar essa quantidade de horas.

A técnica é simples e por isso deve ser vivenciada para se entender porque funciona. De qualquer maneira vou tentar explicar.

Retiro de Vipassana

A base do treinamento se chama Moralidade. As regras são para isso, estabelecer uma base de Moralidade para que se possa ir para a próxima etapa. Sem essa base fica impossível ou muito difícil meditar e diminuir os sofrimentos. Com as regras estabelecidas, parte-se para a segunda parte que é Controle da Mente. Nessa etapa é que entra a meditação Anapana, ou seja, observar a respiração. São 3 dias para entendermos no nosso corpo o que significa observar a respiração e controlar a mente.

Quer aprender a meditar de forma gratuita e com nosso acompanhamento? Se inscreva em uma prática gratuita que acontece toda quarta-feira, a noite, em São Paulo/SP, clicando aqui.

No quarto dia passamos para a terceira parte do treinamento que é a Purificação da Mente, ou treinamento de Sabedoria. Ensinam Vipassana.

Vipassana é uma técnica de observação das sensações corporais, por mais grosseiras ou mais sutis que sejam, desde uma coceira, a um sentimento de calor agradável, a uma dor, ou pinicadas, deve-se aprender a observar o que É a sensação. Conforme vamos aprofundando nessa meditação a cada dia, aprendemos a observar as sensações do corpo e manter um estado que chamam de Equanimidade. Equanimidade é como uma neutralidade com muita energia, uma neutralidade com grande potencial de iniciativa, uma neutralidade compassiva.

O que acontece em síntese é que as dores, assim como os prazeres do corpo se manifestam e passam e, devemos aprender a observar essa mudança, essa impermanência. Quanto mais observamos, mais equânimes ficamos. Isso faz com que entendamos os porquês.

As experiências de cada meditador são muito variadas, então é impossível comparar uma com outra, mas todos saem com uma sensação de grande satisfação e alívio de sofrimento. A técnica é uma maneira de aliviar a fonte inconsciente do sofrimento.

Meditação sem religião – qualidade de vida a disposição de todos os credos

Na psicologia, seria neutralizar complexos profundos, ou desernegizar arquétipos.

O que importa é que funciona e que dá uma clareza mental que acho que nunca tinha experimentado a não ser por 1-2 experiências tão extraordinárias que aconteceram no passado. Vipassana entrou na lista das 3 experiências que mais modificaram a minha vida. É como aquela sensação de antes-depois.

No final por mais que escreva, não consigo ficar satisfeito pois está muito distante da experiência real, por isso vou plagiar meus conhecidos e dizer para você o que eles disseram para mim – Você tem que fazer.

Boas descobertas!

Quer aprender a meditar de forma gratuita e com nosso acompanhamento? Se inscreva em uma prática gratuita que acontece toda quarta-feira, anoite, em São Paulo/SP, clicando aqui.

Para finalizar, deixo um vídeo do meu sócio, Luck, com 3 Dicas para Você Meditar em Casa, para começar a praticar agora!

 

Quero Evoluir
escrito por:Quero Evoluir
O projeto Quero Evoluir vem para dar informações, dicas e artigos sobre Evolução Consciente, para que todos tenham a oportunidade de acesso a conteúdos práticos e profundos que ajudam no desenvolvimento pessoal, profissional, emocional ou espiritual. Projetado por Pandora – Evolução Consciente.

Deixe uma resposta

Junte-se a nós! Receba inspirações para uma vida mais leve no seu email.

Siga-nos