Jardim do Mundo
menu
Jardim do Mundo
00027145-jpeg

Imagine você, ao andar pela floresta, se deparar com esculturas e instalações com formas orgânicas, feitas de madeira, pedra e elementos do local. Por certo que se imaginaria estar em um lugar dominado por uma cultura muito diferente ou até por criaturas misteriosas da floresta. Pelo menos é essa a sensação que as mágicas obras de arte do artista Spencer Byles nos trazem.

forest-land-art-nature-spencer-byles-101

Resultado de uma imersão de um ano na região de Loup River, no sul da França, o artista criou ali uma verdadeira galeria de arte em meio à natureza. Em suas palavras “uma galeria de arte (convencional) seria um lugar morto para mim. Minhas galerias são espaços vivos que permitem uma experiência com mudanças de luz, aromas e sons”. Nessa concepção, Byles encara suas obras como elementos vivos que estão em constante mudança, seguindo os ciclos naturais de vida e morte.

[Já pensou em plantar sua própria mobília?]

Segundo ele, seu processo criativo só se completa realmente, quando a natureza entra em cena e começa a tomar conta das suas criações. Os resultados são formas e ângulos que oscilam entre a ação premeditada e aleatoriedade; são enormes instalações que se destacam, mas também se confundem com o plano de fundo pitoresco da floresta e que em pouco tempo se tornam parte dela novamente. Essa maneira de expressão artística encontrada pelo Spencer é de extrema sutileza e significância para os dias de hoje, ao nos lembrar da importância e da possibilidade de reconexão com a natureza e da necessidade de criarmos processos que gerem menos impactos e resíduos, e que sejam melhor assimilados pelo planeta.

forest-land-art-nature-spencer-byles-61

Se tratando de uma galeria nada convencional, não há no local qualquer indicação das obras ou trilha a seguir. Há única forma de encontrá-las é explorando a floresta por conta própria, tornando a experiência ainda mais intensa e completa. Mas você pode conferir aqui muitas fotos desse mundo mágico criado por Spencer Byles.


forest-land-art-nature-spencer-byles-42

forest-land-art-nature-spencer-byles-191

forest-land-art-nature-spencer-byles-210

forest-land-art-nature-spencer-byles-72

forest-land-art-nature-spencer-byles-81

forest-land-art-nature-spencer-byles-181

forest-land-art-nature-spencer-byles-151

forest-land-art-nature-spencer-byles-171


Confira mais fotos no blog do artista: Spencer Byles

Mateus Costa
escrito por:Mateus Costa
Sou um mineiro, com pai fluminense, que mora em São Paulo e que não pertence a lugar algum, ou a todos eles. Na busca de me definir, preferi ser do mundo, pois é dele que me vem toda a inspiração para viver. Nele encontrei a literatura, a arte, a filosofia e a ciência que me fizeram ultrapassar as limitações de espaço e tempo. Se me perguntam o que faço ou do que gosto, digo que sou um observador e que aprecio o silêncio que envolve toda a simplicidade do mundo. Recentemente me (re)apaixonei pela natureza, confesso que não consigo mais esquecê-la.

Deixe uma resposta

Junte-se a nós! Receba inspirações para uma vida mais leve no seu email.

Siga-nos