diynaturaldeodorant4-e1367972435817

Procurando por uma alternativa saudável aos desodorantes industriais, famosos por conter os tais sais de alumínio e mais um monte de produtos químicos que podem ser prejudiciais a saúde, tentamos um pouco de tudo –  sprays, líquidos roll-on e cremes de inúmeras marcas – mas, no final de um longo dia ou de um esporte mais intenso, há, inevitavelmente, um momento em que percebemos que o desodorante natural simplesmente não funciona como a marca anuncia.

Ultimamente temos notado um crescente interesse entre leitores e amigos sobre os desodorantes caseiros, mas sempre acabando por rejeitar o desodorante natural, ineficaz em combater cheiro ou umidade. Quando finalmente chegamos a essa mistura, nos espantamos com os resultados – inodoro, axilas secas, com um leve aroma a lavanda, que durou o dia inteiro, com uma pedalada incluída! Mal sabíamos que a melhor solução era a mais simples. Experimente e veja por si mesmo como funciona bem.

Receita de desodorante caseiro

3 colheres de sopa de óleo de coco virgem
2 colheres de sopa de manteiga de karité
3 colheres de sopa de bicarbonato de sódio
2 colheres de sopa de amido de milho
5 gotas de óleo essencial (lavanda, laranja, etc.)

Bicarbonato-e-maizena-desodorante-500x325

Faça um banho-maria com um pequeno frasco de vidro. Leve ao fogo. Adicione o óleo de coco e manteiga de karité no frasco e deixe derreter e misturar. Desligue o fogo, adicione o bicarbonato de sódio e o amido de milho, e mexa até que a mistura esteja completamente lisa. Misture o óleo essencial de sua escolha (lavanda, laranja…). Deixe esfriar e transfira para um recipiente.

À temperaturas mais frias o resultado da consistência pode variar entre o pastoso e o duro, o ideal é que a mistura esteja a uma temperatura constante. Utilize o creme aplicando diretamente sob minhas axilas, onde derrete e é absorvido. Pode-se manter o desodorante na geladeira, caso o calor liquefizer a mistura.

(Até agora não temos notado qualquer coloração em roupas, mas se você estiver preocupado, talvez seja uma boa ideia aguardar alguns minutos após a aplicação do desodorante.)

Jardim do Mundo
escrito por:Jardim do Mundo
Normal ou não, um clichê da sociedade contemporânea ou um casal unido por amor, afinidades e desafinidades, que transforma arte e ciências em pequenos projetos domésticos. Criar um jardim onde antes não se imaginava poder, provar de inúmeras receitas que são também oportunidades, utilizar e reutilizar ao máximo, aprender e aplicar princípios que projetam um estilo de vida mais simples e otimista, acreditando que podemos fazer algo de bom ou de belo enquanto fazemos algo para nós e não apenas para nós.

13 Comentários

Deixe uma resposta

Junte-se a nós! Receba inspirações para uma vida mais leve no seu email.