Aprenda a fazer espumante de flores de sabugueiro

espumante de flores de sabugueiro

Aprenda como fazer um delicioso espumante de flores de sabugueiro (Sambucus nigra ou S. canadensis).

Essa é uma bebida fermentada deliciosa e perfeita para momentos de celebração, substituindo de maneira saudável o champagne e apreciada como poucas poderiam, uma vez que você mesmo será o alquimista dessa borbulhante mistura fermentada com bactérias ótimas para nosso organismo.

Nossa inspiração para o preparo do espumante da bebida veio de Hugh Fearnley-Whittingstall, um chef inglês que há anos experimenta um estilo de vida auto-suficiente no interior do Reino Unido.  Desde que fechou seu restaurante para cair na estrada, ele documenta suas experiências em um show de televisão bem diferente e divertido. Nós temos todos os preciosos episódios e constantemente assistimos.

Em um dos episódios testemunhamos a fabricação do espumante de flores de sabugueiro, que além de prática e fácil, é extremamente saudável e original.

A planta é de origem europeia mas pode ser encontrada em quase todas regiões do Brasil.

Atualização: 12/12/2014 – Descobri que temos um sabugueiro originário da América do Sul, popularmente conhecido como Acapora, sabugueiro-do-brasil, sabugueiro-do-rio-grande ( Sambucus pentagynia larrañaga). Os usos terapêuticos do nosso sabugueiro coincidem com os do (Sambucus nigra). Também podemos usa-lo no preparo do espumante.

Nós estamos fazendo o nosso aqui em Portugal com as flores de sabugueiro e os limões sicilianos do nosso próprio jardim.

As flores são cheirosas e adocicadas, seu aroma perfuma nosso quintal e atraem muitas abelhas.

flor de sabugueiro

Propriedades terapêuticas

As flores do sabugueiro têm propriedades expetorantes, estimulantes da circulação sanguínea, estimulantes da produção de suor, antivirais e anti-inflamatórias tópicas.

Assim, o sabugueiro pode ser utilizado para ajudar no tratamento de gripe e resfriado, febre, tosse, rinite, sintomas alérgicos, feridas, abscessos, acúmulo de ácido úrico, problemas renais, hemorroidas, hematomas, frieiras e reumatismo.

A bebida fermentada, ou seja, o espumante, é muito saudável para o organismo, além dos limões e das flores conterem inúmeras propriedades medicinais, a mistura é fermentadas por bactérias probióticas que fazem bem à saúde.

INGREDIENTES

2 litros de água morna sem cloro ( use agua mineral ou ferva a agua da torneira por 15 e deixe descansar por 1h.)

400g de açúcar cristal

Rodelas e as raspas de 2 limões ( nós usamos o siciliano, podem usar outros tipos.)

3 colheres de sopa de vinagre de vinho branco

2 xícaras de flores de sabugueiro, em plena floração

Uma pitada de Fermento Premier Blanc (opcional)

972635_10203842079511763_301850482_n

MÉTODO

Fazendo o espumante de flores sabugueiro

Use somente panela esmaltada ou inox para fazer o espumante, metal é prejudicial para a fermentação.

Higienize as flores de sabugueiro, os recipientes e as mãos com álcool 70%. Não lave as flores de sabugueiro, são suas leveduras naturais que causam a fermentação. Basta sacudir os insetos e remover os caules grossos.

Dissolva o açúcar em água fervente, deixe esfriar e coloque em um vidro de boca larga.

Depois de frio, adicione ao vidro o  limão, as raspas, o vinagre, as flores e mexa delicadamente.

Cubra com um pedaço de tecido limpo, prendendo com um elástico de borracha e deixe fermentar num local fresco e arejado, longe da luz direta, por 5 dias. ( dentro de um armário)

Olhe diariamente para acompanhar as bolhas aumentando dia após dia.

Em uma temperatura em torno de 25 graus, após 5 dias a bebida já estará cheia de bolhas, gasosa e levemente alcóolica. Em um clima mais fresco pode demorar mais.

Ao final desses 5 dias, você deverá ver sinais de fermentação: a superfície do líquido ficará espumosa e borbulhante, especialmente quando você mexer. Se o líquido ainda estiver completamente parado após 5 ou mais dias, adicione uma pitada de fermento citado acima e espere mais 48 horas, mexendo ocasionalmente, antes de prosseguir para a próxima etapa.

Quanto mais tempo você deixar fermentando, mais alcoólico ficará.

Depois de pronto, passe o espumante de flor de sabugueiro em fermentação por uma peneira de malha fina para filtrar as flores e a casca do limão.

Use um funil para ajudar a transferir a bebida para garrafas plásticas higienizadas do tipo refrigerante com tampas de rosca para não ter riscos de explosão ou em garrafas de vidro mas tenha em mente que o conteúdo da garrafa estará sob muita pressão, por isso é fundamental ter garrafas de qualidade e abrir 1 vez ao dia para liberar o gás até a fermentação terminar.

Deixe, pelo menos, uma polegada de espaço livre entre a superfície do líquido e a boca das garrafas.

Deixe as garrafas em temperatura ambiente por 1 semana, “arrotando” as garrafas (abrindo brevemente) pelo menos uma vez ao dia. Após 1 semana em temperatura ambiente, leve-as à geladeira, a principio a fermentação irá diminuir consideravelmente,  observe se não será necessário continuar  “arrotando” as garrafas, ocasionalmente.

Depois de pelo menos 2 dias na geladeira, sirva gelado ou com gelo.

Considerações

  • A bebida é levemente alcoólica e pode ficar um pouco mais se decidir usar o fermento.  
  • Em alguns lugares a levedura selvagem pode não aparecer e a bebida não fermentar, caso isso aconteça, tente de novo usando o fermento. 
  • O espumante de flor de sabugueiro pode ser guardado na geladeira por vários meses.
  • Quanto mais cedo você beber, mais levedante terá o sabor. Espere pelo menos duas semanas após o engarrafamento, se quiser no seu melhor.
  • A versão com mel demora um pouco mais para fermentar do que a versão com açúcar.
  • A bebida final deve ser efervescente e ligeiramente doce, mas não enjoativa.

A vida é um acontecimento extraordinário para ser passado sem um propósito, aqui queremos inspirar a mudança, a conexão com os ciclos da natureza, o resgate dos saberes ancestrais e manuais. Vamos juntos por esse caminho descobrindo que tudo que precisamos já está em nós mesmos.

jardimdomundo.com