Jardim do Mundo
menu
Jardim do Mundo
Faça Você MesmoReceitas

Aprenda a fazer um espumante de flores de sabugueiro

10368728_10203842072111578_833394421_o-2

Hoje o Jardim do Mundo traz uma receita de bebida fermentada que pode ser destilada em casa e apreciada como poucas poderiam, uma vez que você mesmo será o alquimista dessa brilhante e borbulhante mistura.  Hugh Fearnley-Whittingstall é um inglês que a anos experimenta o estilo de vida auto-suficiente, documentando sua experiência em um show de televisão bem diferente e divertido. Assistindo a um dos episódios testemunhamos essa maravilha de receita que alem de pratica e fácil, é extremamente refrescante, sustentável e original.

Você pode encontrar as flores do sabugueiro em jardins e canteiros públicos ou particulares. Apesar de ser uma planta de origem europeia, a mesma pode ser encontrada no Brasil.

INGREDIENTES
4 litros de água quente
700g de açúcar
Suco e as raspas de quatro limões
2 colheres de sopa de vinagre de vinho branco
Cerca de 15 cabeças de flor de sabugueiro, em plena floração
Uma pitada de fermento em pó

972635_10203842079511763_301850482_n

MÉTODO

Fazendo champanhe de sabugueiro
1. Coloque a água quente e açúcar em um grande tacho (um balde impecavelmente limpos seria bom) e mexa até dissolver o açúcar, em seguida acrescente 2L de água fria para que você tenha 6 litros de líquido no total.

2. Adicione o suco de limão e as raspas , o vinagre e as cabeças de flor. Mexa delicadamente .

3. Cubra com um pedaço de tecido limpo e deixe fermentar num local fresco e arejado por uns dias. Dê uma olhada na bebida e se ela está fazendo um pouco de espuma (fermentando). Se não,  adicione uma pitada de fermento.10339089_10203842069591515_1268552119_n

4 . Deixe a mistura continuar a fermentar, novamente coberta com tecido, por cerca de mais quatro dias. Coe o líquido por uma peneira forrada com tecido poroso e deixar decantar em fortes e esterilizadas garrafas de vidro com rolhas de champanhe ou garrafas com tampa fixa. Tenha em mente que o conteúdo da garrafa estará sob muita pressão, por isso é fundamental ter garrafas de qualidade e bem tampadas (encontrar as flores e as garrafas são a parte difícil da receita).

5 .Deixe fermentar nas garrafas por pelo menos uma semana antes de servir bem gelado. O champanhe pode se manter nas garrafas durante vários meses. Guarde em local fresco e seco.

Jardim do Mundo
escrito por:Jardim do Mundo
Normal ou não, um clichê da sociedade contemporânea ou um casal unido por amor, afinidades e desafinidades, que transforma arte e ciências em pequenos projetos domésticos. Criar um jardim onde antes não se imaginava poder, provar de inúmeras receitas que são também oportunidades, utilizar e reutilizar ao máximo, aprender e aplicar princípios que projetam um estilo de vida mais simples e otimista, acreditando que podemos fazer algo de bom ou de belo enquanto fazemos algo para nós e não apenas para nós.

Deixe uma resposta

Junte-se a nós! Receba inspirações para uma vida mais leve no seu email.

Siga-nos