SaúdeSustentabilidade

Saiba como óleos essenciais são produzidos no Sítio Harmonia Natural

óleos essenciais

Você que conhece e usa os óleos essenciais já teve curiosidade de descobrir como eles são produzidos, quantas plantas são necessárias para produzir um vidrinho de 10 ml de óleo essencial e quais os benefícios que eles promovem? Saiba que em Santa Catarina, em meio a montanhas do litoral catarinense, no município de Canelinha, é possível viver essa experiência. O Sítio Harmonia Natural apresenta uma área de, aproximadamente, 15 hectares destinados ao cultivo orgânico de plantas bioativas (medicinais), extração de óleos essenciais, pesquisas científicas, práticas fitoterápicas, entre outros.

A Harmonia Natural acredita em um novo sistema de cadeia produtiva limpa, que é capaz de suprir as demandas dos seres humanos ao mesmo tempo que possibilita a conservação dos recursos naturais e da vida como um todo. Os cultivos realizados no sítio são 100% orgânicos, ou seja, não utiliza nenhum tipo de pesticida e/ou insumo químico de qualquer tipo.

O cultivo no Sítio Harmonia Natural é através de Sistemas Agroflorestais (SAFs) , que permitem a conservação da mata nativa e da biodiversidade local, a saúde e qualidade do solo, da água e do ar. São sistemas de cultivo em consórcio, que permitem cultivar, simultaneamente, plantas de interesse econômico e a floresta propriamente dita (Mata Nativa). Assim, é possível conciliar a conservação da floresta e das suas funções ecológicas à extração de matéria-prima por meio de um manejo sustentável e permanente. O sítio abriga uma diversidade de mais de 2000 plantas medicinais em meio à mata nativa, das quais cerca de 12 plantas são cultivadas em média escala e em consórcio com outros cultivos, para extração dos óleos essenciais.

A extração dos óleos essenciais é feita de forma artesanal, não mecanizada, valorizando a mão de obra e a cultura local, o comércio justo e a conservação dos recursos naturais para as futuras gerações. O sítio oferece cursos e visitações e atende grupos de profissionais da área da saúde, professores, terapeutas, produtores, estudantes, capacitam profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS) e interessados de forma geral.

A visitação que eu tive oportunidade de participar incluiu uma caminhada orientada ao cultivo orgânico e ao Horto Medicinal Didático, com identificação botânica. Também foi possível acompanhar a destilação do óleo essencial de erva baleeira (Cordia verbenaceae), receber informações gerais básicas sobre as plantas e suas indicações terapêuticas e conhecer todos os produtos à base de óleos essenciais orgânicos Harmonia Natural.

No vídeo abaixo é possível ver imagens do dia da visitação.

Leia mais: 3 Documentários com Ernst Göstch – o guru da Agrofloresta

Durante a visitação, informações básicas sobre os óleos essenciais foram passadas. Os óleos essenciais são compostos químicos complexo, que podem apresentar mais de 600 substâncias químicas distintas, cada qual com a sua atividade terapêutica específica. Esta complexidade torna o óleo essencial um produto único, com inúmeras aplicações e efeitos terapêuticos. A composição química dos óleos essenciais compõe uma ampla gama de substâncias (chamadas de ativos), como os terpenos, álcoois, cetonas, aldeídos, ésteres, acetatos, cada qual com sua característica aromática e ação bioquímica. Os óleos apresentam enorme variação em suas composições químicas. Assim, cada óleo apresenta suas peculiaridades, que diferem de planta para planta, de acordo com a parte da planta utilizada para extração do óleo, o momento de seu desenvolvimento ou crescimento, o horário do dia de sua colheita, a umidade relativa do ar, a intensidade dos raios solares e muitos outros fatores.

Pesquisas científicas têm comprovado a ação de diferentes óleos essenciais como bactericidas, analgésicos, sedativos, estimulantes, antifúngicos, antidepressivos, repelentes de insetos, com efeitos diversos sobre o Sistema Nervoso Central, ansiolíticos, entre outros. Os óleos essenciais penetram no nosso organismo através de absorção pela pele e da inalação, onde seus princípios ativos vão interagir como o nosso organismo de forma a gerar uma resposta.

Durante a visitação fizemos a extração do óleo essencial de erva baleeira, no destilador mostrado na foto abaixo. São necessários aproximadamente 80 quilos de planta para produzir, em média, 160 até 200 ml de óleo essencial de erva baleeira. O processo de destilação leva de duas a três horas.

Destilador à vapor com capacidade para 300 litros.

ERVA BALEEIRA (Cordia verbenacea)

A Erva Baleeira é uma planta arbustiva nativa da mata atlântica brasileira, principalmente das regiões litorâneas, podendo atingir 3 metros de altura. Suas folhas possuem aroma forte, sendo utilizado popularmente como tempero para peixes. Recebeu esse nome pois era utilizada para temperar carne de baleia. A erva baleeira faz parte da Relação Nacional de Plantas Medicinais de interesse ao SUS. Pelo poderoso efeito anti-inflamatório, seu óleo essencial é utilizado na formulação do medicamento Acheflan.

CAPIM LIMÃO BRASILEIRO (Elionurus latiflorus)

O Capim Limão Brasileiro é uma gramínea oriunda da região serrana de Santa Catarina, menor que o Capim-Limão conhecido pela maioria das pessoas como Lemongrass (Cymbopogon citratus), originário da Ásia. Possui altos teores de Mirceno, composto com propriedades sedativas do sistema nervoso periférico, ação analgésica local e relaxante muscular, sendo opção para tratamento de dores na coluna e hérnia de disco quando associado ao efeito anti-inflamatório do Óleo Essencial de Erva Baleeira. Apresenta, ainda, cerca de 90% de Citral, composto com eficácia comprovada contra células tumorais, causando apoptose (morte celular programada) nas mesmas.

CAJEPUT  (Melaleuca leucadendron)

A Melaleuca leucadendron é uma árvore popularmente conhecida como “Cajeput“, pertence ao gênero Melaleuca, os quais, incluem as espécies M. Alternifolia e M. Leucadrendron, entre outras. Ambas são muito utilizadas para fins terapêuticos.  A Melaleuca leucadendron pertence à família das Mirtáceas, que possui 130 gêneros e fazem parte dela o Eucalipto, a Pitanga e a Goiaba. É uma planta originária da Austrália, utilizada há centenas de anos para fins curativos e produção de óleo essencial. Hoje, o Cajeput é utilizado para os mais variados fins, como expectorante, febrífugo, antisséptico respiratório, antimicrobiano, para quadros de laringite e bronquite crônicas, pneumonia, cistite, reumatismo, candidíase, dermatites, herpes, micoses, efeito cicatrizante, entre outros.

ALECRIM (Rosmarinus officinalis)

A origem do Alecrim remonta às praias do Mediterrâneo, trata-se de uma planta utilizada desde os primórdios para fins medicinais e na culinária. É um óleo essencial amplamente difundido, famoso estimulante de forma geral, potente ativador da concentração e da memória, motivo que o deixou conhecido como óleo essencial do estudante.

Leia mais: O guia essencial do alecrim: cuidados, usos e benefícios

TEA TREE (Melaleuca alternifolia)

O óleo essencial de Tea Tree é um dos óleos mais versáteis e utilizados em todo o mundo, famoso por possuir uma ampla gama de efeitos terapêuticos. É uma planta originária da Austrália, utilizada há centenas de anos pelos povos aborígenes para fins curativos. Hoje, o Tea Tree é utilizado para os mais variados fins, como eliminar verrugas, assaduras, candidíase vaginal, aftas, dermatites, herpes, pé-de-atleta, micoses, odor indesejado nos pés, picadas de insetos, efeito cicatrizante, entre outros.

tea tree

ALECRIM DO CAMPO (Baccharis dracunculifolia)

O Alecrim do Campo é uma espécie de arbusto que ocorre em toda a América do Sul, muito conhecido de todos os brasileiros pela cantiga popular, onde a planta é denominada de Alecrim Dourado. Ele é utilizado na confecção de vassouras artesanais, ficou conhecida como Vassourinha. As abelhas retiram resina da folha do Alecrim do Campo, com a qual, produzem à Própolis Verde, amplamente reconhecida pelo seu poder medicinal.

AROEIRA (Schinus terebinthifolius)

A Aroeira é uma árvore nativa da América do Sul, de porte médio, pode chegar até 12 metros de altura. Ocorrendo principalmente na região litorânea, possui frutos avermelhados conhecidos como pimenta rosa, utilizada na culinária e muito apreciada por pássaros. A Aroeira-da-Praia está na lista de remédios oferecidos no SUS (Sistema Único de Saúde), popularmente utilizada em banhos de assento pós-parto, pelo efeito anti-inflamatório e cicatrizante. Ensaios farmacológicos confirmaram ação cicatrizante, antisséptica e antimicrobiana para fungos e bactérias, incluindo Staphylococcus e Pseudômonas. Ela apresenta ação repelente contra a mosca doméstica, podendo ser utilizada em difusor de ambiente.

Gostou de conhecer um pouco mais sobre a produção de óleos essenciais aqui no Brasil? Para acompanhar as datas dos próximos eventos da Harmonia Natural SC é só segui-los no Instragram ou escrever uma mensagem pelo WhatsApp (47) 99925-1640. Se quiser ganhar 15% de desconto na compra de produtos da Harmonia Natural, envie um e-mail dizendo que você é leitor do Jardim do Mundo para harmonianaturalsc@gmail.com.

Natalie Andreoli
escrito por:Natalie Andreoli
Sou paulistana e desde 2009 decidi me mudar para a ilha da Magia (Florianópolis, SC), pois sentia falta do contato com a natureza. Sou neta de italianos e aprendi desde pequena a gostar de mexer na terra e cuidar das plantas, quando ajudava meu pai com a hortinha dele. Sou bióloga MSc., educadora ambiental e aromaterapeuta. Adoro aprender e compartilhar assuntos que proporcionem uma vida em melhor harmonia consigo mesmo, com os outros seres e com o planeta.

Deixe uma resposta

Junte-se a nós! Receba inspirações para uma vida mais leve no seu email.