Faça Você MesmoHorta OrgânicaPermaculturaSustentabilidade

Plantando pelas fases da lua (Guia Prático)

1

E se eu lhe disser que cortar a grama em determinados dias  significa que você poderá cortá-la com menor frequência?

Antes de virar os olhos e balançar a cabeça em negativa, pense nisso: será que a lua não influência mais do que “somente” as marés dos oceanos?

Muitos cientistas insistem que seria um mito a lua afetar o comportamento das pessoas, animais e plantas.

Mas antes de ir mais longe, vou provocar você com a possibilidade que mencionamos acima: E se cortarmos a grama durante certa fase da lua, podemos supor que seu crescimento será mais lento?

A prática, conhecida como jardinagem lunar, gira em torno do efeito gravitacional da lua sobre o fluxo de umidade no solo e nas plantas.

Jardinar pela lua é tão antigo quanto o advento da agricultura. Muito antes do homem começar a usar relógios-de-pulso ou calendários na geladeira, tudo era regido pelas fases da lua.

Que a força (da lua) esteja com você!

tumblr_nl2cqmgtxJ1qc3xwro1_500

1b

1a

1c

A Jardinagem Lunar tem sido transmitida através gerações. “Existem pessoas que utilizam o calendário lunar até hoje e não vão plantar nada sem um sinal favorável da lua”, diz Ed Hume, um dos gurus da jardinagem e observador das influências da Lua nessa atividade.

A lua controla as marés oceânicas, influência os lençóis freáticos sob nossos pés, assim como o movimento de fluídos em plantas. Mesmo massas continentais de terra tendem a se deformar com a passagem das fases da lua. Compreender seus efeitos e ajustar suas tarefas em conformidade com estas fases é a base de jardinagem lunar.

imagem Lua NovaNa lua nova, a gravidade da lua concentra a água no solo e tende a fazer com que as sementes inchem e se rompam. Este fator ajuda a criar uma raiz equilibrada, assim como ajuda no crescimento da folha, posteriormente. Esta é a melhor época para o plantio de culturas anuais que produzem suas sementes fora do fruto. Exemplos são alface, espinafre, aipo, brócolis, repolho, couve-flor, e as colheitas de grãos. Pepinos são indicados nesta fase também, embora sejam uma exceção a regra.

imagem segundo trimestreNa crescente, a força gravitacional é menor, mas o luar é forte, criando o crescimento de uma folha mais forte. Em geral, é um bom momento para o plantio, especialmente dois dias antes da lua cheia. Os tipos de culturas que preferem o segundo trimestre são anuais que produzem acima do solo, mas suas sementes no interior do fruto, tais como feijão, melão, ervilha, pimentão, abóbora e tomate. Cortar a grama no primeiro ou segundo trimestre para aumentar o crescimento.

Imagem da Lua cheiaApós o pico da lua cheia (que tem efeito máximo sobre a copa das plantas), a lua começa a minguar e a energia estará concentrada nas raízes. A atração gravitacional é alta e assim, ocorre formação de mais umidade no solo, mas a luz da lua está diminuindo, colocando a energia para as raízes. Este é um tempo favorável para o plantio de culturas de raiz, incluindo beterrabas, cenouras, cebolas, batatas e amendoins. Também é bom para perenes, bienais, bulbos e transplante por causa do crescimento da raiz ativa . A poda também é indicada na lua cheia.

imagem quarto trimestreNo quarto trimestre há uma redução na força gravitacional e da luz do luar, e é considerado um período de repouso . Este também é o melhor tempo cuidar das ervas entre os cultivares, para a colheita e o transplante. Cortar a grama no terceiro ou quarto trimestre funciona para retardar o seu crescimento.
Quanto à seiva, a planta absorve menor quantidade dela. Fase boa também para cortar bambus, madeiras para construção , etc.

Agora é mãos a obra!!!

Print Friendly
Jardim do Mundo
escrito por:Jardim do Mundo
Normal ou não, um clichê da sociedade contemporânea ou um casal unido por amor, afinidades e desafinidades, que transforma arte e ciências em pequenos projetos domésticos. Criar um jardim onde antes não se imaginava poder, provar de inúmeras receitas que são também oportunidades, utilizar e reutilizar ao máximo, aprender e aplicar princípios que projetam um estilo de vida mais simples e otimista, acreditando que podemos fazer algo de bom ou de belo enquanto fazemos algo para nós e não apenas para nós.

11 Comentários

Deixe uma resposta

Junte-se a nós! Receba inspirações para uma vida mais leve no seu email.

Siga-nos

%d blogueiros gostam disto: