PermaculturaSustentabilidade

Conheça Piracanga: referência de ecovila no Brasil

As ecovilas são assentamentos humanos que se iniciaram a partir da década de 30, como resposta a necessidade de mobilizar o planeta e a sociedade em direção a um estilo de vida autossustentável. No Brasil, porém, a proposta ganhou força somente na década de 60 e atualmente vem crescendo cada vez mais. Entre os diversos exemplos desse tipo de habitat no Brasil, destaca-se a Ecovila Piracanga, localizada em Itacaré, Bahia.
FOTO 01

foto 02A ideia da ecovila surgiu do sonho de um grupo de pessoas de morarem juntas em comunhão com a natureza. Como principal norte, a Piracanga propõe inspirar pessoas através do seu estilo de vida e despertar a reconexão, de quem a visita e o seu interior. A diversidade de nacionalidades que compõe a ecovila é uma de suas características mais especiais: ao todo são mais de 20 nacionalidades dividindo o mesmo estilo de vida. Como uma grande família, os seus moradores praticam os princípios da fraternidade, como a colaboração, a solidariedade e a generosidade.
FOTO 03

FOTO 04Com o propósito de criar um ambiente propicio ao auto-conhecimento, a ecovila possui um espaço de cura espiritual, o Centro de Realização do Ser. Quase todos os dias, os moradores e visitantes podem usufruir das atividades que lá são oferecidas, como workshops holísticos, palestras, seminários e cursos voltados para a expansão da consciência, como também vivências e oficinas de yoga, danças circulares, capoeira, entre outras atividades. “Acreditamos que a paz, a felicidade e o amor devem ser vividos e estão disponíveis para todos os seres. Somos um centro dedicado ao desenvolvimento humano, onde intencionamos que todos possam encontrar um espaço de confiança e entrega para trilhar seu caminho interior em um momento de transformação planetária”.
FOTO 05A ecovila ainda conta com uma comunidade ativa chamada Comunidade Inkiri, que possui como princípios o despertar para as novas formas de conscientização dos seus usuários, provendo um espaço seguro para as crianças e para a proteção da natureza. Baseados nesses conceitos, a comunidade dispõe de variados projetos, como a Escola Inkiri, caracterizada por seu caráter holístico e fundamentada nos princípios da permacultura, e a Universidade Viva Inkiri, onde os jovens tem a oportunidade de expressar e desenvolver suas habilidades.
FOTO 06 - ESCOLA INKIRI

FOTO 07 - UNIVERSIDADE VIVA
Confira a seguir mais fotos dessa comunidade:
FOTO 08

FOTO 09

FOTO 10

FOTO 11

Jessica Bittencourt
escrito por:Jessica Bittencourt
Jovem arquiteta e urbanista pé na estrada, praticante da filosofia tântrica e entusiasta das alternativas sustentáveis. Em tempos em que impera o individualismo comodista e com ele a míngua do respeito e preocupação com o meio ambiente, defende o despertar para as vantagens que resultam da cooperação e solidariedade. Criadora e responsável da página Gaia Arquitetura, fruto de seu anseio de contribuir para a transformação que deseja ver no mundo.

2 Comentários

Deixe uma resposta

Junte-se a nós! Receba inspirações para uma vida mais leve no seu email.

Siga-nos