Jardim do Mundo
menu
Jardim do Mundo
PermaculturaSustentabilidade

Os 5 bairros mais sustentáveis do mundo

1

Há algo de verde no reino das megalópoles. Absolutamente convencidos de que o prazo de validade dos recursos naturais se encontra bem próximo do fim, as grandes potências  estão se unindo para construir um mundo melhor. E os projetos que até há pouco tempo eram considerados meras curiosidades criadas por visionários começam a ser levados a sério. É o que vem acontecendo em países como Suécia, Alemanha, Inglaterra e Austrália.

Confira 5 inspirações de bairros sustentáveis pelo mundo:

1. Bedzed – Londres, Reino Unido

Este bairro com 100 casas no sul de Londres busca criar uma “comunidade com emissão zero” e alta qualidade de vida.
 BedZED já conseguiu resultados muito interessantes como a redução de 58% no consumo de água (em comparação com a média nacional), reciclagem de 60% dos resíduos
e consumo de alimentos orgânicos em 86% das moradias.

 58% de redução no consumo de água, 60% dos resíduos reciclados e 86% das moradias consumindo alimentos orgânicos.

1

2

2. Western Harbour – Malmö, Suécia.

O Distrito Sustentável do Porto Oeste ou Bo01 era um antigo parque industrial que foi transformado num modelo de desenvolvimento urbano-ecológico com mais de 600 moradias. O primeiro passo foi a recuperação do solo contaminado. Entre outras medidas, foram instalados 2 geradores eólicos de 2MW de potência, mais de 1400 m² de coletores solares e 120 m² de células fotovoltaicas.

 40% de redução no consumo de água, 80% dos resíduos reciclados e 90% das moradias consumindo alimentos orgânicos.

1

2
3. Hammarby Sjöstad – Estocolmo, Suécia.

Hammarby Sjöstad surgiu nas margens do lago Hammarby Sjö, que era uma área degradada. A prefeitura decidiu recuperar a região e construir uma referência para o país e o Mundo. Uma das soluções inovadoras do bairro é um sistema de coleta seletiva de resíduos subterrâneo e pneumático que facilita a reciclagem. O bairro está conectado ao centro de Estocolmo por meio de um trem, um sistema de compartilhamento de carros e ciclovias que levam a diferentes pontos da cidade.

 70% de redução no consumo de água, 90% dos resíduos reciclados e 68% das moradias consumindo alimentos orgânicos.

3

1

4. Christie Walk – Adelaide, Australia

No coração da cidade de Adelaide, na Austrália, há um pequeno ecobairro com 27 casas, chamado Christie Walk, que começou a ser construído em 2000. Com participação ativa de seus moradores durante todo o processo de planejamento e de execução, o bairro combina um grande número de tecnologias: aquecimento solar, telhados verdes, sistemas de captação de água da chuva, compostagem e hortas nos jardins, nas calçadas e nos balcões.

 40% de redução no consumo de água, 60% dos resíduos reciclados e 74% das moradias consumindo alimentos orgânicos.

1

2

5. Vauban. Freiburg, Alemanha

Na antiga área militar de Vauban foi construído um bairro modelo, em que 40% dos aproximadamente 5 mil moradores, não têm carros particulares. Do total de moradias, 2 mil consomem pouca energia, além de muitas gerarem a sua própria energia por meio de fontes renováveis. Aproximadamente 20% de toda a energia elétrica consumida pelos moradores de Vauban é proveniente de placas solares instaladas pelas moradias do bairro.

 60% de redução no consumo de água, 90% dos resíduos reciclados e 90% das moradias consumindo alimentos orgânicos.

1

2

E assim, brincando com a natureza, usando criatividade e energias renováveis  o futuro já chegou – e há muito tempo.

Jardim do Mundo
escrito por:Jardim do Mundo
Normal ou não, um clichê da sociedade contemporânea ou um casal unido por amor, afinidades e desafinidades, que transforma arte e ciências em pequenos projetos domésticos. Criar um jardim onde antes não se imaginava poder, provar de inúmeras receitas que são também oportunidades, utilizar e reutilizar ao máximo, aprender e aplicar princípios que projetam um estilo de vida mais simples e otimista, acreditando que podemos fazer algo de bom ou de belo enquanto fazemos algo para nós e não apenas para nós.

Deixe uma resposta

Junte-se a nós! Receba inspirações para uma vida mais leve no seu email.

Siga-nos