Vida Natural

Oficina de Fitoterapia na Ecovila Clareando

Ecovila Clareando (8)

A Ecovila Clareando, localizada na Cidade de Piracaia a 90km de São Paulo é o lar de 16 famílias que escolheram viver de maneira sustentável, simples e repleta de arte e beleza. É um paraíso de beleza natural, que nasceu de um pasto e através do trabalho dedicado e respeito com a natureza hoje conta com 5 nascentes, pomares, horta orgânica e mais de 80 mil m2 de área verde e mata preservada. Além da riqueza natural, a Ecovila também é mãe de diversos talentos humanos e resolveu abrir as portas a partir de Agosto deste ano, para que seus moradores pudessem compartilhar seus conhecimentos com quem vem de fora.

 

Estivemos na Oficina de Fitoterapia, ciência que estuda e utiliza os produtos de origem vegetal com finalidades terapêuticas e é utilizada por cerca de 80% da população mundial, segundo a Organização Mundial da Saúde.

O resultado é uma experiência que une o saber e o acolhimento.

No sábado pela manhã fomos acolhidos pelo Edson Hiroshi, o “Seu Hiroshi”, educador e engenheiro agrônomo que sonhou no passado com o que hoje é a Ecovila Clareando. Ele mostrou os tetos verdes das construções da vila, que abrigam pés de boldo (precisam apenas de 5 cm de terra, enquanto a grama comum necessita de, no mínimo, 10). “Seu Hiroshi” fala de alguns métodos de bioconstrução utilizados nas casas e na própria oficina: pau a pique, adobe, superadobe e bambu.

A oficina, que oferece 6 refeições vegetarianas e hospedagem na casa de moradores é ministrada por Jímile Assis, naturóloga e acupunturista.  Com o canto dos passarinhos e o verde das plantas como sala de aula, ela fala sobre as Medicinas Chinesa, Ayurvédica e Xamânica e sobre sua experiência no interior da Bahia, com a sabedoria muito antiga dos caboclos. Ela nos faz relembrar aquilo que no fundo já sabemos: a natureza tem o remédio para absolutamente todos os males. Jímile nos ensina a fazer chás, emplastros, pomadas e xaropes naturais com ingredientes que colhemos na própria Ecovila, durante um passeio.

A prática é ali mesmo, no meio da natureza. Ela mostra a tansagem nascendo numa calçada: poderoso anti-inflamatório, excelente no alívio de cólicas menstruais. A capuchinha serve como antibiótico. A entrecasca do pé de amora é boa pra tosse. Um passeio pela horta e você não precisa mais de farmácia.

Jímile continua a oficina nos ensinando mais preceitos da Medicina Chinesa e o poder dos alimentos que consumimos. O encerramento é uma troca de experiências e envolve muita emoção, tanto por parte dos anfitriões quanto dos convidados.

Confira algumas receitas práticas e naturais, aprendidas na oficina e que podem reduzir nossa ida até a farmácia tradicional:

Chás

O chá é a maneira mais fresca de se utilizar as plantas para cura.

Utilize 1 punhado se a planta estiver seca e 2 punhados se ela estiver fresca para 1 litro de água. Deixe a planta abafada na água já fervida por 15 minutos. O chá pode ser consumido em até 24 horas.

Plantas Analgésicas: Alecrim, Capim-Limão.

Anti-inflamatórias: Malva, Penicilina, Copaíba.

Antibióticas: Capuchinha, Alho.

Antissépticas: Orégano, Sálvia.

Digestiva: Funcho, Camomila.

Calmantes: Melissa, Lavanda.

Estimulantes: Alecrim, Hortelã.

Banho de Sal:

Quando se sentir desvitalizado, você pode preparar um banho de sal.

Amasse 1 xícara de sal grosso com um pouco de água até formar uma pasta.

Depois de tomar banho, esfolie o corpo com a pasta de sal utilizando um pano, tome mais uma duchada rápida, apenas com água, seque o corpo e se aqueça em seguida.

Compressa de Gengibre para Rinites/Sinusites:

Embeba uma bolinha de algodão em gengibre ralado e espremido e coloque na narina.

Também pode ser utilizada em torções e cólicas menstruais.

A próxima oficina de Fitoterapia na Ecovila Clareando será nos dias 21 e 22 de Janeiro e você já pode fazer sua inscrição mandando um e-mail para: projetocasaclara@gmail.com.

O investimento é de R$290,00 por pessoa e inclui apostila digital, todas as refeições naturais e hospedagem. Para quem fizer a inscrição até 31 de Dezembro e levar um acompanhante, o valor fica em R$250,00 para cada um.

 

Janaina Nascimento
escrito por:Janaina Nascimento
Buscadora espiritual. Tem passado muito tempo lendo, pesquisando e experimentando formas de conexão com o Universo. Acredita que transformação do mundo começa de dentro das pessoas e buscas mudanças para manter a mente sã, em paz e feliz. Estuda Terapia Quântica e Cura Energética. Gosta de gatos, dos Beatles e de viajar. Escreve sobre liberdade.

Deixe uma resposta

Junte-se a nós! Receba inspirações para uma vida mais leve no seu email.

Siga-nos