Jardim do Mundo
menu
Jardim do Mundo
bioconstrução

Você já parou para pensar como sua vida é quadrada?

Moramos em casas quadradas, passamos o dia todo fechados em lugares quadrados, nossa locomoção são caixinhas com rodas, trabalhamos em máquinas quadradas, estudamos e lemos em objetos quadrados ou no máximo retangulares, quando nascemos fomos colocados em “caixas” e assim vivemos. As caixas em nossas vidas apenas vão mudando, mas nunca deixam de ser caixas.

Clique e conheça essas casas naturais construídas por mulheres inspiradoras

O círculo tem sua importância, pois tem sua forma igualitária, harmônica, segura, sem um começo e sem um fim. As danças podem ser circulares, as rodas de conversas são sempre mais acolhedoras, as cantigas de roda sempre agradam as crianças nas cirandas. As rodas estão sempre presentes, porém, nem sempre são percebidas, tampouco valorizadas.

Construa redondo

E se você morasse numa casa redonda? Podemos pensar “fora da caixinha” de diversas formas e uma delas é construir uma casa circular. Circular?! Sim, a própria natureza nos mostra – iniciamos nossa existência no sagrado útero e ali passamos 9 meses – e na vida podemos nos “circular” de diversas formas e uma delas é bioconstruindo nossa própria casa!

Bioconstruir é sinônimo de arte, é esculpir, é permitir, é sair dos padrões, é inspirador, é libertador, é orgânico e acima de tudo lembrar que você é filho da Mãe Terra. Você vira o artista, o designer, o organizador, o dono da casa – o dono da sua vida! E tem lá suas vantagens: gasta menos material em sua construção, você mesmo pode esculpir, é sustentável e é um isolante térmico natural!

Lindas e inusitadas construções naturais a partir de cannabis e cal

Como decorar

Pode parecer difícil decorar uma casa redonda, mas no final das contas pode acabar sendo mais divertido, pois o que temos são ideias preconcebidas em nossas cabeças. Decorar um ambiente redondo nos faz usar a imaginação e viajar em suas formas circulares.

A utilização do bambu na construção natural – clique e conheça mais

Várias técnicas da bioconstrução nos permitem fazer nossos próprios móveis, o cob, por exemplo, é uma técnica  que permite você construir sua casa e ainda esculpir seus móveis. Seja um guarda-roupa do quarto, o sofá da sala, a pia e armários da cozinha ou do banheiro, adaptando cada canto e aproveitando todas as curvas.

pense redondo

não pense quadrado

São muitas ideias para se decorar uma casa redonda e para isto não precisamos ficar presos a nenhum rótulo! Você pode querer usar garrafas numa parede, pois elas, além de lindas, podem te trazer luz ao ambiente e um colorido todo especial!

cordwood tem lá o seu charme com seus tocos de madeiras aparentes, deixando um ambiente mais rústico e acolhedor! Além da parede, ele é versátil, pode ser usado no chão como piso, para deixar um circular especial!

Suas janelas não precisam seguir padrão, elas podem ser redondas e acompanhar as formas circulares e harmoniosas de seus cômodos. Uma janela pode virar até um cantinho aconchegante de leitura ou um simples local de contemplação.

janela

Tipo de tinta

Para uma casa circular ainda mais orgânica, faz parte da decoração uma tinta a base de terra, com as cores naturais das mais diversas tonalidades que a natureza nos oferece! Podemos desenhar, deixar a imaginação fluir e dela surgir outros círculos como mandalas, flores, pontos que se unem, se complementam e nos trazem a essência de uma vida que pode deixar de ser quadrada e esculpida por nós mesmos, desde que nos permitamos pensar fora da caixa.

Clique e conheça mais sobre as tintas naturais

Seja de cob, super, hiperadobe, taipa, cordwood, pau-a-pique, adobe, bambu, fardos de palha, a técnica não importa, o importante mesmo é que você é livre para circular a sua vida da forma que desejar e que deste circular seja o caminho para sua liberdade, para deixar os padrões e seguir o seu coração na mais pura essência!

 

Thais Ferreira
escrito por:Thais Ferreira

Libriana, mineira, vegetariana, sempre descabelada e roceira de coração! Tenho necessidade de montanhas, cachoeiras e sentir a brisa do fim da tarde de outono. O simples me encanta. Me interesso por yoga, bike, permacultura, cães, pessoas, sagrado feminino e gentilezas. Buscadora de conhecimentos, cachoeiras e pores-do-sol. Prezo a liberdade e a justiça. Formada em direito, mas na veia tenho mesmo é o sangue ambiental. A frase que carrego comigo: “Seja gentil sempre que possível. Sempre é possível”, pois acredito que o amor e a gentileza podem mudar o mundo!

2 Comentários

  • Show de bola o artigo!!!

    Agora estou com um problema que não tinha (kakakakaka)!

    Olhando ao meu redor, percebi que a quase totalidade das coisas são neste formato (Até os japoneses estão produzindo melancias em formato de cubo para colocar no cubo da geladeira).

    Há 10 ou 15 anos, li um artigo sobre um designer italiano considerando (e muito) as formas arredondadas nos objetos, que seria mais apreciados e confortáveis aos nossos olhos.

    Prem Mitra

  • Boa noite, Prem Mitra!

    Somos muito padronizados e consequentemente padronizamos até mesmo as formas das coisas.

    Mas podemos começar a pensar diferente e observar como os círculos fazem mais sentido em nossas vidas!

    Abraços!

Deixe uma resposta

Junte-se a nós! Receba inspirações para uma vida mais leve no seu email.

Siga-nos