aurora boreal

Quando ouvimos falar sobre a natureza, logo pensamos em sustentabilidade, reciclagem, animais ou florestas. Olhar para o céu, apreciar as estrelas e o luar, nos parece tão distante, mas ao olhar para o céu noturno, observamos a imensidão do Universo em que vivemos, que também faz parte da nossa natureza.

Vamos conhecer as 7 maravilhas do céu noturno que são visíveis aos nossos olhos.

1ª Maravilha: Lua

Não poderíamos deixar de mencioná-la. Único satélite natural do nosso planeta.

A Lua mantém a inclinação dos polos da Terra e, ainda, ajuda a manter a biosfera do nosso planeta em equilíbrio. Parece tão perto, mas está a, aproximadamente, 400 mil quilômetros distante de nós.

A Lua pode ser vista no céu durante o ano todo, porém suas fases (crescente, nova, cheia e minguante) alteram sua visibilidade.

2ª Maravilha: Aurora boreal e austral

Como podemos observar na imagem, são estas luzes coloridas que ficam no céu.

Podem ser observadas durante a noite e no final da tarde. As que são vistas no norte do planeta Terra receberam o nome de auroras boreais. Já a aurora vista no sul do planeta, é chamada de aurora austral.

Esse fenômeno espetacular é formado pelo choque dos ventos solares com a atmosfera da Terra, sendo seu resultado essas cortinas de cores em tons verde e rosa.

3ª Maravilha: Constelações

Constelações são um conjunto de estrelas que formam o céu noturno, vista pelos astrônomos no formato de pessoas, animais ou outras formas de vida.

Com o céu sem nuvens, longe da poluição e iluminação, podemos observar até 2 mil estrelas no céu. Sendo bem difícil identificar as constelações.

Atualmente, o céu é dividido em 88 constelações. Aqui no Brasil, podemos observar diversas constelações, entre elas: Virgem, Leão, Balança, Escorpião e Caranguejo.

Para saber quais estrelas e constelações estão visíveis no céu, acesse o Momento Astronômico.

Plantando pelas fases da Lua

4ª Maravilha: Galáxias

As galáxias são formadas por milhões ou bilhões de estrelas. Estima-se que existe mais de 100 bilhões de galáxias.

Além da nossa galáxia – Via Láctea – podemos observar a olho nu as galáxias de: Andrômeda; A Grande Nuvem de Magalhães; e A Pequena Nuvem de Magalhães.

A galáxia de Andrômeda, possui o dobro do tamanho da nossa galáxia e é melhor observada no hemisfério Norte.

5ª Maravilha: Chuva de meteoros e meteoritos

Uma chuva de meteoros é aquilo que conhecemos por “estrela cadente”. Nada mais é do que restos e detritos produzidos por um cometa ou asteroide, que ao passar pelo planeta Terra, desintegram-se.

As chuvas de meteoros são classificadas pela característica e quantidade de meteoros que apresentam.

No Brasil, podemos observar diversas chuvas, variando sua intensidade. Os detalhes sobre os tipos de chuvas, horários e como observar, encontram-se no Momento Astronômico.

6ª Maravilha: Eclipse solar

Eclipse solar é a passagem da Lua em frente ao Sol, ocultando total ou parcial sua luz.

Com visibilidade no Brasil, estão previstos eclipses nas seguintes datas: 21 de agosto de 2017; 14 de outubro de 2023; e 12 de agosto de 2045. Vamos anotar na agenda para não esquecer, com certeza serão momentos únicos.

Agricultura Biodinâmica – A forma holística de plantar

7ª Maravilha: Planetas vistos da Terra

No Brasil é possível observar planetas como Marte, Saturno e Júpiter a olho nu. Em algumas ocasiões, é necessário ter um telescópio para observação precisa.

No Momento Astronômico, podemos observar as posições dos planetas em relação a Lua. Assim, poderemos olhar para o céu e identificar os nossos planetas irmãos.

Das maravilhas do céu noturno, qual a sua preferida? Conta pra gente aqui nos comentários e compartilhe com os seus amigos 🙂

Rafael Campos
escrito por:Rafael Campos
Graduando em Aviação Civil, maranhense e apaixonado por astronomia e meteorologia. Nas horas vagas, dedica-se à sua loja virtual de origami. Há quatro anos pratica meditação transcendental, sem ligação com religião. Acredita que podemos encontrar a felicidade através do silêncio interior. "Os astros escondem muita coisa, bora descobrir?

Deixe uma resposta

Junte-se a nós! Receba inspirações para uma vida mais leve no seu email.

Siga-nos