Jardim do Mundo
menu
Jardim do Mundo
Entretenimento

Jogo de cartas para praticar a Empatia e a Comunicação Não-Violenta chega ao Brasil

Na era da tecnologia jogo de cartas faz a diferença! GROK THE WORLD jogo que usa a Empatia e a Comunicação Não-Violenta chega ao Brasil.

“Vivemos numa sociedade onde a fala é mais valorizada do que a escuta, ter razão antecede o ter conexão e as emoções parecem não ter espaço para serem sentidas e expressadas.” Partindo deste ponto surgiu a ideia de adaptar o jogo que usa empatia e comunicação não violenta para o Brasil “conta Sergio Luciano e Laura Claessens idealizadores do GROK no país.

Quantas vezes você já disse ou ouviu dizerem frases como:

“Eu não deveria ter feito isso. Agora fulano nunca mais vai querer falar comigo.”

“Como essa criança é mal-educada! A minha nunca faria isso.”

“Limpei meu quarto porque tive que fazê-lo.”

“Você é um inútil, imprestável. Eu só pedi uma coisa e você é incapaz de fazer.”

“Quer saber, não dá mais. Eu sempre tento conversar, mas você nunca me escuta. Adeus.”

Essa linguagem de coerção, ameaças e chantagens faz com que as pessoas expressem cada vez menos boa vontade, ainda que se submetam aos valores expostos.

GROK

O que é o Jogo?

O GROK é um jogo de cartas baseado na comunicação não-violenta (CNV), que não só é um método de comunicarmo-nos uns com os outros, mas sim uma maneira de enxergar a vida e as nossas relações com outras pessoas, através da empatia e da compaixão.

É possível jogar de várias formas, com variações para jogar sozinho, em pequenos e grandes grupos. O GROK cria espaços para encontrar sua paixão pela vida, propicia a empatia, esclarece suas intenções e ainda melhora sua comunicação com toda a cadeia de relações que você estabelece ao longo de sua vida.

O jogo oferece um modelo diferente, onde todo mundo ganha e ainda experimenta uma conexão mais profunda consigo mesmo e com os outros.

O jogo tem apoiado pessoas em todo o mundo a:

  • Resolver conflitos
  • Aprofundar sua relação com família, amigos, colegas de trabalho e de classe
  • Focar em seus objetivos mais essenciais e valores centrais
  • Aumentar alfabetização emocional e habilidade empáticas
  • Definir suas prioridades e ter mais clareza de seus objetivos
  • Celebrar realizações

Do que é composto o GROK?

  • 75 cartas de sentimentos
  • 75 cartas de necessidades
  • 1 manual de instruções com 20 formas de jogar

    GROK

Significado da palavra “GROK”

GROK é um termo inventado por Robert Heinlein, autor do livro de ficção cientifica “Stranger in a Strange Land” (Um estranho numa terra estranha), onde conta a história de um marciano que vem à terra e tenta entender nosso mundo. Em algum momento do livro, ele explica que na cultura marciana há o termo “grokar”. Seu significado literal é “beber” e metaforicamente significa “entender algo tão completa e profundamente que o observador e o objeto observado se tornam um só”.


 

O que é a comunicação não-violenta (CNV)?

A Comunicação Não Violenta essencialmente busca a pacificação de uma guerra cotidiana, já que nos habituamos a expressar o que queremos de forma impositiva e desatenta.

É muito comum as pessoas expressarem certo tédio, tristeza, raiva ou frieza no dia-a-dia, sem notar que cultivam uma nociva desconexão e lentamente passam a não ver sentido em suas conversas, encontros e eventos sociais.

Apesar de sentirem um clima de cinismo, falsidade e hipocrisia generalizada, essas pessoas não conseguem identificar em si mesmas a alienação emocional que condenam nos outros.

A CNV tem o objetivo de resgatar o que há de mais genuíno nas pessoas: suas emoções, valores e a capacidade de se expressarem com honestidade, ajudando os outros com real empatia – ou seja, mergulhando nas verdadeiras necessidades do outro e não em sua vontade de parecer altruísta.

Jogo de Tabuleiro

O que é a empatia e para que serve? 

A empatia é a capacidade de se colocar no lugar do outro, de entendê-lo, de tentar compreender o que passa em sua mente, como e por que se sente assim, porém não a partir da nossa perspectiva, mas tentando pensar como ele, com as suas crenças e valores.

A empatia parte da aceitação, de compreender que os sentimentos de uma pessoa são possíveis na situação em que ela se encontra, mesmo que se fôssemos nós na mesma situação tivéssemos outro tipo de atitude.

Dito em palavras mais simples e como um exemplo, para nós pode não ser muito importante o fato de não termos irmãos, mas para outra pessoa pode ser. Nesta situação, a pessoa empática colocaria de lado a sua “escala de importância” para entender o sofrimento do outro a partir da “escala de importância” dele.

Financiamento Coletivo

A campanha de financiamento coletivo está no ar! Acesse a página e descubra os vídeos e uma descrição detalhada do jogo GROK e como adquiri-lo aqui: www.catarse.me/jogogrokcnv.

Nós podemos tornar a vida miserável ou maravilhosa, para nós e para os outros, dependendo da forma como pensamos e nos comunicamos.” Marshal

Bel Zanella
escrito por:Bel Zanella

Sou uma nômade curiosa pela vida e descobertas, inquieta com as questões sociais e as transformações que vivemos,jornalista de formação, multifacetas, amo estar perto da natureza, família, música, teatro, livros e não dispenso uma boa comida. Acredito num mundo melhor através da simplicidade, da pedagogia do amor e da união de pessoas que co-criam alternativas de vivências mais sustentáveis, dignas e respeitosas ao nosso planeta!

2 Comentários

  • Olá, Bel.
    Tenho estudado e participado de um grupo de práticas de CNV aqui em Brasília, e confesso que estou gostando muito. 🙂
    Ainda estou “engatinhando” e tenho a necessidade de aprender mais para ser agente de transformação nos caminhos onde passar.
    Sinto-me grato pelo teu compartilhamento pois há muito procurava algo assim.

    Você teria informações sobre como adquirir o jogo?

Deixe uma resposta

Junte-se a nós! Receba inspirações para uma vida mais leve no seu email.

Siga-nos