EntretenimentoFaça Você Mesmo

Grupo de amigos constroem uma sauna flutuante. Aprenda a construir uma sauna você também.

1

Aqui na Alemanha, como outros países do norte Europeu é comum que homens e mulheres frequentem a sauna juntos, nus, no mesmo ambiente. E isso para eles é super natural, sem nenhuma conotação sexual. Crianças, idosos, namorados, amigos, família, todos frequentam a sauna sem nenhuma vergonha. É natural, eles fazem isso desde pequenos e o costume está totalmente enraizado, sem frescura… Sem medo de ser feliz… pelado na sauna.

Falando em sauna, um grupo de amigos em Joensuu, Finlândia construiu a sua própria sauna em uma jangada. Em finlandês a estrutura inusitada é conhecida como uma Saunalauttaand.  A sauna flutuante tem três plataformas, redes penduradas em todos os lados, uma torre e, claro, uma sauna totalmente funcional! A sauna seca gera um calor seco e é mais recomendada para o inverno.

1

23

4

Faça Você Mesmo uma Sauna Seca.

1) Após rebocar paredes e tetos com reboco comum, fixe sarrafos de 3x5cm na horizontal equidistante a cada 35cm no máximo. Use parafuso e bucha para fixação, depois preencha os vãos com lã de vidro com espessura de 2,5cm. Se o teto estiver alto, faça um forro rebaixado e isole-o também.

2) Faça o revestimento com madeira seca, podendo ser lambris de no mínimo 10mm de espessura. Dê preferência para o pinho finlandês (só importado), porém, você também pode utilizar o pinho chileno, cedro mogno ou cedrinho de boa qualidade.

O importante é usar madeiras relativamente macias, de fácil respiração, e que possuam veios claros de largura não muito diferente dos veios escuros. Fixe os lambris com pregos não oxidantes e sem cabeça. O ponto ideal para bater os pregos é o macho do lambris, de fora para dentro, em diagonal e rebatido levemente para que penetre um pouco mais na madeira, assim, quando encaixar a fêmea do lambris, o prego ficará escondido e dará um acabamento perfeito.

3) Crie um rodapé em todo o recinto com 10cm de altura por 5cm de largura. Isso evitará que a madeira toque o chão, e você poderá lavar o piso sem molhá-la. Na sauna seca, o piso pode ser um simples cimento ou cerâmica, mas se preferir pode cobri-lo com um estrado de madeira, tomando sempre o cuidado de bater os pregos por baixo da estrutura para que esses não apareçam.

4) É importante não deixar quinas vivas nos bancos e fazer um acabamento nos cantos da sauna com cantoneira de madeira ou com corda. Toda a madeira utilizada na construção deve ser muito bem lixada para que todas as farpas sejam eliminadas. Jamais envernize ou aplique qualquer produto para a proteção da madeira. Basta ter capricho.

5) Faça uma cerca de proteção ao redor do forno. Para fornos elétricos ou a gás use cerco de madeira sempre a uma distância mínima de 10 a 20cm do forno. Para fornos à lenha/gás use tijolos refratários vazados de 5 a 10cm de distância do forno.

6) Na sauna seca é fundamental a construção de respiros para ventilar o forno, oxigenar o ambiente e distribuir o calor nos lugares certos. Faça uma abertura de 6cm x 14cm na parede onde ficará o forno, esta abertura deve ficar aproximadamente entre 10cm a 15cm do piso. O acabamento exterior desta abertura poderá ser feito com tela, gradil ou treliça de madeira. Na parede oposta onde normalmente ficam os bancos, faça em sentido diagonal à abertura inferior, uma outra abertura de mesmo tamanho distante 30cm o teto. Esta abertura superior deverá possuir em sua face interna uma portinhola de correr (pode ser de madeira), para que você controle todo o fluxo de ar do ambiente, já a sua face externa deverá receber o mesmo acabamento da abertura inferior.

7) No local destinado para o forno não deve haver madeira, isso pode causar um incêndio. Use placas refratárias nas paredes em volta do forno e no piso sob o mesmo. Se o aparelho possuir chaminé, o refratário das paredes deve acompanhar toda sua extensão. A chaminé deve sair de preferência pela parede, formando um ângulo de 45º.

8) A iluminação do ambiente deve ser sempre indireta e com lâmpadas de até 40 watts no máximo. Utilize luminária blindada e instale o interruptor fora do ambiente.

9) A porta de madeira com isolamento térmico deverá abrir sempre para fora do recinto e possuir visor transparente.

Acesse a página do Facebook do grupo.

5

6

7

Print Friendly
Jardim do Mundo
escrito por:Jardim do Mundo
Normal ou não, um clichê da sociedade contemporânea ou um casal unido por amor, afinidades e desafinidades, que transforma arte e ciências em pequenos projetos domésticos. Criar um jardim onde antes não se imaginava poder, provar de inúmeras receitas que são também oportunidades, utilizar e reutilizar ao máximo, aprender e aplicar princípios que projetam um estilo de vida mais simples e otimista, acreditando que podemos fazer algo de bom ou de belo enquanto fazemos algo para nós e não apenas para nós.

Deixe uma resposta

Junte-se a nós! Receba inspirações para uma vida mais leve no seu email.

Siga-nos

%d blogueiros gostam disto: