Jardim do Mundo
menu
Jardim do Mundo
Sustentabilidade

3 formas de reduzir o desperdício no seu dia-a-dia

1a

Por: Ana Santos, colaboradora de Portugal

O desperdício é a “ação ou efeito de desperdiçar ou de gastar em excesso”.

Se ouvimos bastantes vezes esta palavra no dia-a-dia, é porque estamos a consumir em excesso. Então, se procuramos um estilo de vida mais sustentável, de que formas podemos reduzir o desperdício? Abaixo sugiro alguma ideias:

Reduzir o desperdício alimentar 1a

Segundo a Comissão Europeia “um terço de toda a alimentação humana é desperdício”. Reduzir terá impacto tanto a nível ético, económico, social, sanitário e ambiental. Enquanto cidadãos podemos contribuir com a procura de recursos alimentares locais (diminuindo a pegada ecológica), difundir pelo mundo digital em que nos encontramos para testar alternativas alimentares mais saudáveis, receitas de aproveitamento de sobras e procurar campanhas e projetos que contribuem para essa redução. Como exemplo, em Portugal,  temos o movimento Zero Desperdício, mas existem muitos mais em todo o Mundo.

Reduzir o consumo de bens não essenciais

1b

Criar uma nova rotina nesta base traz autonomia e um relacionamento mais sensível com as questões sociais e ambientais. Desde resgatar conhecimentos esquecidos para formular os nosso próprios produtos de higiene pessoal e da casa, dar nova vida a roupas (transformar ou doar), investir em artesanato (acessórios, arte, mobiliário, etc.) e bens de produção local (dando valor ao que a nossa terra produz de tão bom!!).

Reduzir o consumo de produtos não biodegradáveis

1c

Falamos dos produtos “descartáveis” derivados de petróleo ou óleo (plástico comum) – latas, embalados, talheres e copos plásticos, e tantos outros, para serem eliminados ou devem ser incinerados (menos indicado, pois é poluente) ou então reciclados. Mas a resposta está em evitar o seu uso. Existem alternativas, como as colheres comestíveis da marca Barkeys, feitas de painço, arroz e trigo, 100% vegan, que duram 20 minutos quando em contacto com líquidos; outra, de origem portuguesa, são copos reutilizáveis e biodegradáveis BioPoli, de origem vegetal; pensos higiénicos ecológicos que usem ingredientes amigos do ambiente, biodegradáveis, pensos de tecido reutilizáveis e copos de mesntruação, como da marca Mooncup.

1a

Nós, enquanto consumidores podemos na posse destas informações, fazer opções de consumo mais conscientes, priorizando justamente os produtos que estejam de acordo com o bem-estar do planeta. E, sim, podemos afirmar que reduzir o desperdício é a chave para um desenvolvimento sustentável.

Ana Santos
escrito por:Ana Santos
Chamo-me Ana Santos, de Portugal. Adoro explorar a natureza em todas as suas formas, sentir a liberdade e o poder de viajar, fotografar, ter acesso à imensidão da arte (música, cinema, dança...) e da simplicidade da amizade. O que me move? a felicidade de poder viver e partilhar estilos de vida saudáveis e sustentáveis. Perguntam-me ainda hoje o que quero ser? e eu sempre digo: ser? nada; quero fazer!

Deixe uma resposta

Junte-se a nós! Receba inspirações para uma vida mais leve no seu email.

Siga-nos