Jardim do Mundo
menu
Jardim do Mundo
Faça Você MesmoNosso DiárioReceitas

Faça você mesmo: Pomada Natural para Barba

Antes de chegar a minha receita pessoal de bálsamo para barba, vamos repassar alguns princípios para você fazer o seu próprio bálsamo ou para presentear o seu amigo barbudo. Eu suponho que você já saiba o que o bálsamo é uma pasta utilizada para condicionar a barba e dar-lhe formato. Essa pomada pode ser usada combinadamente com óleo de barba (eu uso ambos a cada manhã).
Uma coisa que você vai notar é que bálsamos variam de preço e estes podem ser bem altos. Mas ter a barba bem cuidada não significa necessariamente gastar um monte de dinheiro pra isso (e nada doma minha barba melhor do que bálsamo barba), e por isso este guia vai ajudá-lo a fazer isso em casa.

Existem quatro elementos principais para fazer um bálsamo de qualidade: cera de abelha, manteiga vegetal, óleos veiculadores e óleos essenciais.

[Aprenda a fazer colares aromatizados]

Os Ingredientes:

Cera de abelha

A cera de abelha é o modelador do bálsamo (veganos podem usar uma cera vegetal vegan para alcançar resultados semelhantes). A cera de abelha é o que dá o molde para barba e o seu domínio sobre ela, o que é fundamental para manter-la barba no formato desejado. É rico em vitamina A, e tem um aroma agradável. Derrete facilmente com um pouco de atrito e também solidifica rapidamente.

-Cera de abelha-bar amarela

Manteigas Vegetais

As duas manteigas geralmente utilizadas para o bálsamo de barba são as manteiga de karité e a manteiga de cacau. Ambas as manteigas têm qualidades e cheiros diferentes. A manteiga de karité é ótima para a pele, pois funciona como um anti-inflamatório e é facilmente absorvida pela pele. A manteiga de cacau tem um cheiro agradável (e gosto), e é frequentemente usada em chocolates. Ela também traz muitas vitaminas e antioxidantes. Um bálsamo para a barba bem equilibrado vai utilizar tanto manteigas de cacau como de karité.

Estas manteigas são essenciais para o bálsamo, pois vão dar textura e maleabilidade para a cera, que sozinha seria muito rígida para ser aplicada. A manteiga é o que permite ao bálsamo a capacidade de derreter em seus dedos e mãos e ser absorvidas por seus pelos e folículos.

[Aprenda a fazer sabonetes naturais]

Óleos veiculadores

Estes são os óleos mais grossos, usados como meios para os óleos essenciais. Eles compõem a maior parte dos óleos para a barba e são usados em bálsamos para dar sua textura final. Cada tipo de bálsamo tem quantidades diferentes de cera de abelha, cacau e manteiga de karité e o que vai tornar a sua diferente do que todos os outros usam são os óleos que você vai usar.

Cada óleo veiculador tem propriedades únicas, que vão desde a fácil absorção (óleo de jojoba por exemplo) até a capacidade de se manter sobre a superfície, dando brilho (amêndoa e argan , por exemplo).

Óleos essenciais

Os óleos essenciais são os óleos que dão a barba seu perfume predileto e seus efeitos terapêuticos. Use óleos essenciais com moderação e verifique seus benefícios antes de utilizar. Dito isto, os óleos essenciais darão a seu bálsamo o caráter decisivo e final. As essência mais usadas no bálsamo são o sândalo, o cedro ou o pinho.

Receita de Pomada Barbada do Emi

Faz cerca de 200g.

  • 120g (4 partes) de óleo de coco
  • 60g (2 partes) de manteiga de karité
  • 30g (1 parte) de cera de abelha
  • 10 gotas de óleo essencial de alecrim
  • 10 gotas de óleo essencial de lavanda

Como fazer:

Fazer o bálsamo é coisa fácil. O truque é saber quando misturar os óleos essenciais, e não deixar queimar sua mistura (utilize um recipiente exclusivamente para isso).

collagecollage3

PASSO 1

Coloque cera, manteiga e óleo veiculador em sua uma panela com bico (tipo leiteira) e coloque em fogo muito baixo, tomando todo o cuidado para não queimar a cera.

PASSO 2

Certifique-se de que a sua mistura não vá a fervura. Se ferver, então você queimou, e perdeu os muitos poderes terapêuticos que naturalmente teria. Espere até que tudo tenha derretido para que fique totalmente líquido.

[Aprenda a fazer creme dental natural]

PASSO 3

Rapidamente, antes de seu bálsamo pode solidificar, adicione seus óleos essenciais. Estes apenas algumas gotas serão o suficiente, dependendo de quanto você está fazendo. Mexa bem!

beard_balm-730x1024PASSO 4

Derrame imediatamente o seu bálsamo derretido em sua lata desejada. Algumas pessoas optam por usar frascos, em vez de uma lata. Se você fizer isso, certifique-se de aquecer os frascos em água quente antes de derramar a sua mistura de bálsamo, ou então o vidro pode se quebrar. Você não precisará se preocupar com isso se você usar latas.

PASSO 5

Deixe suas latas de lado para endurecer durante a noite. Na parte da manhã, você terá um bálsamo  para a barba feito sobre medida. Parabéns, companheiro barbudo!

 

 

Jardim do Mundo
escrito por:Jardim do Mundo

Normal ou não, um clichê da sociedade contemporânea ou um casal unido por amor, afinidades e desafinidades, que transforma arte e ciências em pequenos projetos domésticos. Criar um jardim onde antes não se imaginava poder, provar de inúmeras receitas que são também oportunidades, utilizar e reutilizar ao máximo, aprender e aplicar princípios que projetam um estilo de vida mais simples e otimista, acreditando que podemos fazer algo de bom ou de belo enquanto fazemos algo para nós e não apenas para nós.

10 Comentários

Deixe uma resposta

Junte-se a nós! Receba inspirações para uma vida mais leve no seu email.

Siga-nos