Jardim do Mundo
menu
Jardim do Mundo
EntretenimentoFilmes e Documentários

Documentário: Planeta Terra – A escolha é nossa –

Terra

O que estamos fazendo com o Planeta Terra? Pensamos ser donos dele, e assim usufruímos dele sem ao menos pensar que, apesar dele se regenerar, na velocidade que o fizemos isso ele não vai suportar. A Terra é algo vivo e nós a estamos sufocando. Somos seres, que por achar que temos poder, nos comportamos como seres superiores aos demais e não entedemos como somos iguais às formigas, aos macacos, à girafa e todos os outros animais. E olha que eles cuidam muito mais do planeta do que nós que somos seres pensantes!

E é sobre tudo isso e um pouco mais que a série de filmes “A escolha é nossa” conta e mostra em seus 3 filmes (só foram lançados os 2 primeiros até agora). Então, para saber um pouco mais sobre esses filmes leia o texto que segue. Ele é uma tradução do site Films For Action. E no final do texto assista aos 2 primeiros filmes já lançados!

Esta série de filmes explora muitos aspectos da nossa sociedade. A repensar o que é possível em nosso mundo, precisamos considerar que tipo de mundo que queremos viver. Embora nós nos referimos a ele como civilização, é qualquer coisa menos civilizado. Visões de unidade e irmandade global tem inspirado muito a humanidade, mas os arranjos sociais até o presente tem largamente fracassado para produzir um mundo pacífico e produtivo. Enquanto nós parecemos ser tecnicamente avançados, os nossos valores e comportamentos não são. A possibilidade de um futuro otimista está em contraste gritante com nossos dilemas sociais, econômicos e ambientais atuais. “A Escolha é Nossa” inclui entrevistas com notáveis cientistas, profissionais de mídia, autores e outros pensadores explorando as dificuldades que enfrentamos.

Parte I fornece uma introdução e visão geral das condições culturais e ambientais que são insustentáveis para uma civilização mundial sustentável. Ela explora as determinantes do comportamento de dissipar o mito da “natureza humana”, ao mesmo tempo demonstrando como o ambiente molda o comportamento. A ciência do comportamento é um ingrediente importante – ainda que em grande parte faltante – em nossa cultura.

Parte II questiona os valores, comportamentos e consequências de nossas estruturas sociais, e ilustra como o nosso sistema monetário global é obsoleto e cada vez mais insuficiente para atender às necessidades da maioria das pessoas. Considerações críticas dos sectores bancário, de mídia e sistemas de justiça penal revelam para que essas instituições realmente são: ferramentas de controle social gerido pela elite política e econômica estabelecida. Se ficarmos no presente curso, os ciclos familiares de crime, booms econômicos e apreensões, guerra e mais destruição ambiental são inevitáveis.

Parte III (a ser lançado ainda este ano) irá explicar os métodos e potencial da ciência. Ela irá propor soluções que podemos aplicar atualmente para eliminar o uso de fontes não-renováveis de energia. Ela vai retratar a visão do Projeto Vênus para construir um mundo totalmente novo a partir do zero: um “redesign da cultura”, onde todos desfrutam de um alto padrão de vida, livre da servidão e da dívida, ao mesmo tempo, proteger o meio ambiente. Nossos problemas são principalmente de nossa própria fabricação, mas ainda podemos mudar as coisas antes do ponto de não retorno. Não é tarde demais para uma visão otimista sobre as fantásticas possibilidades que estão diante de nós.

Traduzido de: http://www.filmsforaction.org/watch/the-choice-is-ours-2015/

 

https://www.youtube.com/watch?v=PizMuqZUWbY

Charlene Peruchi
escrito por:Charlene Peruchi
Uma sonhadora, que acredita num mundo melhor e nos seres humanos vivendo em harmonia com a Natureza. Amante da fotografia, do artesanato e de músicas incomuns, diz que não viveria por muito tempo sem a arte na sua vida. Vegetariana por amor ao próximo e praticante de Yoga por amor a si. Em resumo, é um ser complexo que gosta da vida simples.

1 Comentário

Deixe uma resposta

Junte-se a nós! Receba inspirações para uma vida mais leve no seu email.

Siga-nos