Faça Você MesmoSustentabilidade

DIY – Aprenda a fazer seu filtro dos sonhos

apanhador de sonhos

O filtro dos sonhos é um objeto indígena que simboliza proteção.

Conhecido também como “Caçador de sonhos”, “Espanta pesadelos”, “Apanhador de sonhos”, “Teia dos sonhos” ou “Catasonhos”. Ele separa a energia, deixando apenas as boas energias irem para os sonhos, porém não quer dizer que a pessoa não vá ter pesadelos.

Que saber como fazer o seu? Vamos nessa!

São muitas as lendas quanto ao surgimento do Filtro dos Sonhos. Sua origem indígena é da América do Norte, dos Ojibwa ou Chippewa. Para eles a tarefa mais importante da vida de um homem era aprender a decifrar os sonhos, que são reflexos do nosso inconsciente e trazem importantes mensagens do universo.

Os indígenas acreditavam que durante a noite o ar ficava rodeado de energias boas e más, o filtro dos sonhos captava e espantava as energias negativas e os sonhos ruins. Já as energias boas passavam pelo círculo formado no centro da teia e escorriam pelas penas. As energias ruins ficavam presas na teia de fios.

O Filtro dos Sonhos original da América do Norte é do que um círculo feito com cipó de árvores, suas teias de tiras de couro e neles amarrados vários fios, formando uma espécie de teia de aranha com um círculo no centro. Debaixo da teia é pendurada uma pena de ave que simboliza o ar e a respiração, que são elementos essenciais para a vida – eles tinham preferência por penas de corujas, pois, além de tudo, simboliza “sabedoria”.

[Fazer arte é uma forma de aliviar o estresse e viver melhor]

Segundo a tradição, o amuleto deve ser pendurado em um local que receba luz solar e em cima da cama, pois, estando pendurado no ar ele apanha os sonhos maus e estes ficam presos até o sol nascer e quando recebem as luzes solar toda a negatividade dos sonhos é destruída. Já as positividades dos sonhos passam pelo filtro e chegam até a pessoa.

Elementos que compõem o Filtro dos Sonhos

Seu formato circular representa o Universo e cada elemento possui um significado:

ARO: o aro é um círculo feito de vara de salgueiro-chorão, revestido com couro, que representa o círculo da vida e o sol;

TEIA: a teia representa a alma, o caminho, o livre arbítrio e as nossas relações interpessoais;

CENTRO: é o princípio do criador, o nosso eu, a força do universo;

PENA: representa o ar e a respiração, que são os elementos essenciais para a vida. A pena da coruja feminina simboliza sabedoria e a da águia masculina simboliza coragem.

Outros objetos pessoais podem ser colocados para caracterizar a energia de cada indivíduo.

Quanto às cores elas podem variar e trazer seus significados para os filtros, assim como nas mandalas.

Vamos aprender a fazer este místico objeto?

[Faça você mesmo – Colares naturais aromatizados]

Como fazer seu filtro dos sonhos

Separe os seguintes materiais:

  • Ramos de salgueiro ou de videira (usa-se também aros de plástico ou de metal, porém, quando utilizamos elementos naturais ficamos mais conectados com a natureza), outro cipó também pode ser utilizado;
  • Fio ou barbante, prefira o encerado;
  • Miçangas ou pedras;
  • Penas;
  • Tesoura.

Passo a passo:

  1. Enrole os ramos ou cipó, de forma que forme um círculo, duas voltas já é o suficiente.
  2. Para passar o fio, que será a teia, primeiro você dá um nó para segurar, a partir daí enrole o fio ao redor do ramo dando oito nós com um espaço alternado, conforme a imagem abaixo (se quiser a teia mais fechada é só enrolar o fio mais vezes ao redor do ramo). Assim, você vai passando por dentro fazendo o mesmo procedimento, repetindo até o fim do filtro.
  3. Para finalizar dê um nó no centro e queime a ponta da linha.
  4. O quarto passo é colocar as penas, para isto você vai colar a pena no barbante e enrolar para dar acabamento, no final dê um nó. Neste processo você pode colocar miçangas ou pedras de sua preferência. Pronto, seu filtro já pode ser pendurado!

Você pode complementá-lo como quiser, basta usar a imaginação! Pedras, miçangas e outros adereços também podem ser usados na teia, basta colocar durante a confecção.

Aqui nesse tutorial da aprender rapidinho a como fazer um pequeno filtro dos sonhos 🙂

Mas devemos sempre nos lembrar de que estes objetos devem ser usados de forma a respeitar as energias.

Confira abaixo alguns filtros dos sonhos e se inspire!

 

 

 

Thais Ferreira
escrito por:Thais Ferreira

Libriana, mineira, vegetariana, sempre descabelada e roceira de coração! Tenho necessidade de montanhas, cachoeiras e sentir a brisa do fim da tarde de outono. O simples me encanta. Me interesso por yoga, bike, permacultura, cães, pessoas, sagrado feminino e gentilezas. Buscadora de conhecimentos, cachoeiras e pores-do-sol. Prezo a liberdade e a justiça. Formada em direito, mas na veia tenho mesmo é o sangue ambiental. A frase que carrego comigo: “Seja gentil sempre que possível. Sempre é possível”, pois acredito que o amor e a gentileza podem mudar o mundo!

2 Comentários

Deixe uma resposta

Junte-se a nós! Receba inspirações para uma vida mais leve no seu email.

Siga-nos