Construção NaturalPermaculturaSustentabilidade

Conheça uma das comunidades que vivem em meio a natureza; Matavenero na Espanha

222

A cem metros de altitude, em um mágico vale de Bierzo, encontramos a aldeia de Matavenero, um lugar onde os homens e mulheres, a tempos, tentam viver em harmonia com o ambiente natural.  Motivados pela movimento do arco-íris, a comunidade vive, a 30 anos, entre as ruínas de uma vila abandonada. Os primeiros colonos semearam um sonho de comunidade e convívio. Muita coisa mudou no lugar desde Setembro de 1989, quando os primeiros habitantes estavam se preparando para sobreviver ao inverno rigoroso e passando pelo desconhecidos em suas tendas improvisadas

An Eco-village in the hills of northern Spain called Matavenero. It is a self sustained community living on its own with a variety of ethnic groups. Image © Angelos Giotopoulos/Falcon Photo Agency

Agora, graças ao trabalho de inúmeras pessoas que depositaram ali o seu entusiasmo e energia este ja é um lar para novas gerações, com uma escola gratuita para as crianças que residem na vila bem como: uma cozinha, uma padaria com forno a lenha, uma loja, um pequeno bar, um centro comum para reuniões e assembleias e, uma loja de artesanato.

1315069567_0

Matavenero0

scaled-1

Matavenero oferece um espaço onde se pode conhecer a si mesmo, aprender com a Mãe Terra e experimentar a coexistência de diferentes formas de encarar a vida. Em Matavenero vive-se com muitas pessoas de diferentes nacionalidades, interesses e formas de viver e sentir o mundo. Estão unidos pela simplicidade e o respeito pela liberdade individual, sendo esse o ponto mais forte dessa aldeia. 

Atualmente Matavenero é uma aldeia reconstruída, e não uma comunidade, embora compartilham-se muitas coisas na vida cotidiana como, trabalho, espaço, etc …. São pessoas criando novas oportunidades de integrar diferentes ideias. Por isso ali, encontra-se ali uma economia e uma infraestrutura comum de coexistência, como também uma propriedade privada e uma economia familiar separada.

An Eco-village in the hills of northern Spain called Matavenero. It is a self sustained community living on its own with a variety of ethnic groups. Image © Angelos Giotopoulos/Falcon Photo Agency

 

 

Matavenero_el_pueblo_arco_ris-381218326-large

matavenero-12-bembibre

Para eles: “ Matavenero te recebe e serás muito bem vindo(a) … Você vem por hora, por um dia ou uma boa temporada; Matavenero vai lhe dar a oportunidade de interagir de perto com a natureza e os habitantes da vila. Aqui você vai compartilhar a vida cotidiana na aldeia, cafés da manhã , as tarefas no jardim , guitarra tocando na praça, trabalho comum, festas, reuniões … em suma, compartilhar conosco o sonho de Matavenero. “

Que tal visitar Matavenero? Fica a dica! Segue mais algumas fotos para te deixar mais a vontade.
Fotos: Kevin Faingnaert 

Matavenero_02

Matavenero1

Matavenero2

Matavenero3

Matavenero4

Matavenero5

Matavenero6

Matavenero7

Matavenero8

Matavenero9

Matavenero10

Matavenero11

Matavenero12

Print Friendly
Luciana Dutra
escrito por:Luciana Dutra
Sou professora, ainda estou cursando licenciatura em História e pretendo fazer bacharel e me especializar em Arqueologia. Moro com os meus pais e a minha irmã, e mais quatro cachorros, quatro gatos e dois passarinhos. É muito amor envolvido! Amo a natureza, minha casa é rodeada de árvores, plantas e flores. Amo música, e sempre que posso estou envolvida na natureza, com meu violão e minha voz que ecoa aos quatro ventos. A leitura está em meu DNA e passo a maior parte do meu tempo lendo. Um dia quero poder viajar pelo mundo, conhecer vários lugares, culturas e muito mais.

2 Comentários

Deixe uma resposta

Junte-se a nós! Receba inspirações para uma vida mais leve no seu email.

Siga-nos

%d blogueiros gostam disto: