Nosso DiárioSustentabilidadeViagem

Conheça a história de uma serraria que virou floresta

IMG_6865

Um dos motivos de voltarmos ao Brasil, depois de muito tempo morando fora, foi a possibilidade de nos conectarmos a grande rede virtual que formamos no país desde que começamos nossas pesquisas sustentáveis e permaculturais para o Jardim do Mundo, que começou lá em Portugal, em 2012.

Foram inúmeros os projetos e as iniciativas bacanas que encontramos nestes anos todos, e todas buscam, através de atitudes impar, mudar a cena desse sistema pernicioso que vivemos hoje, de vender o nosso tempo para termos poder de comprar coisas.

Uma destas pessoas e iniciativas, nós conhecemos pessoalmente assim que chegamos no Brasil, RPPN Bom Retiro em Aldeia Velha, RJ. RPPN significa Reserva Particular de Patrimônio Natural e foi isso o que se tornou uma velha serraria pelas mão do diretor Luiz Nelson, um ativista ambiental veterano que viu nas terras do pai a possibilidade desenvolver um projeto maior que simplesmente extrair a madeira abundante da região.

IMG_6865

Conhecendo pessoalmente o projeto da Reserva enquanto desfrutávamos da pousada que também funciona lá, fomos literalmente envolvidos pelo lugar e sua história, tanto quanto seus personagens e assim, o que eram para ser 2 dias, se estenderam em uma linda semana, a respirar o puro ar da mata atlântica que cerca o lugar.

Neste santuário da vida silvestre, é possível apreciar a perfeita regeneração dos ambientes e das consciências.

A Força da Natureza!

Nada existe de forma permanente, a não ser a própria mudança!

Na Reserva Bom Retiro, é muito presente a ligação com a natureza que se organiza e se multiplica de forma espontânea. É água brotando de repente, logo ali, rio dançando na areia, vento podando os galhos enquanto canta, abrindo clareiras, navegando sementes, renovando o mundo.

A RPPN junta sua mata com os remanescentes da região para se transformar em um produtor de água potável e o “ar condicionado” do lugar são as correntes de ar fresco provocadas pelo equilíbrio da Floresta Atlântica.

IMG_7176

Agora, imagine que antes era tudo diferente!

Em 1950, a Família Cardoso adquiriu a Fazenda Bom Retiro para exploração de madeira e carvão. Na época, foram utilizadas serras manuais e um trator de esteira. Havia também um engenho movido à energia hidrelétrica para desdobrar toras de madeira.

Quase quarenta anos depois de extinta a Serraria Bom Retiro, Luiz Nelson Faria Cardoso, o Nelson, foi morar na antiga fazenda do avô e colocou uma placa na porteira, que dizia: “Reserva Permanente dos Recursos Naturais Fazenda Bom Retiro”. Assim, iniciou uma jornada para a conservação ambiental da propriedade.

[Conheça também a linda história da Aline e seu projeto de alimentação viva]

Em 1990, Luiz Nelson convenceu sua família a transformar a propriedade rural em Reserva Particular do Patrimônio Natural. Através da Portaria Ibama n.° 47-N/1993, foi criada a primeira RPPN do Estado do Rio de Janeiro.

IMG_7161

Recuperação florestal por regeneração espontânea!

Enquanto a floresta recupera seu espaço, o ser humano recupera o seu sentido.

A re-generação é um princípio ecológico que permite a natureza atravessar o tempo e mostrar para o mundo a sua capacidade de ser colorida! Isso mesmo! Re-generar do latim “gênese”, voltar à origem. Deixar a natureza recriar-se para expressar sua liberdade criativa.

Foi assim que o vazio transformou-se em umidade, calor, vida e movimento. Esta combinação de floresta e consciência fez nascer novas águas, acordar nascentes e tornar-se abrigo para muitas formas de vida.

Só foi preciso esperar… para que o silêncio oculto do chão se multiplicasse em uma infinita diversidade de sementes. A inteligência de mais de 25 anos de regeneração espontânea permitiu observar os ambientes recriando-se com a contribuição da vida silvestre, da chuva, do vento e do tempo.

IMG_6870

As Reservas Particulares do Patrimônio Natural- RPPN’s

Conservação em Terras Privadas, Agroecologia, Permacultura e Promoção da Saúde.

Hoje, a Reserva Bom Retiro é uma Unidade de Conservação criada e mantida exclusivamente com recursos privados advindos de atividades com pesquisa científica, educação ambiental e ecoturismo. Uma experiência de vanguarda que destinou 472 hectares de Floresta Atlântica a serem provedores de nascentes, rios e duchas de águas cristalinas, praticamente 91 % da área total da propriedade.

Produtora de Florestas, Águas, Alimentos e Gentileza, a Reserva Bom Retiro é pioneira na realização de trabalhos que associam a conservação de florestas em terras privadas com a permacultura, a agroecologia e a promoção da saúde.

IMG_7092

Conectar com a simplicidade em sua essência!

Vida simples, sossego, águas cristalinas e Mata Atlântica.

32 anos depois o sonho de Luiz Nelson tornou-se realidade!

A integração dos visitantes à atmosfera de acolhimento do lugar transformaram a Reserva Bom Retiro em uma hospedaria na floresta. Muito além das belezas e atrativos naturais dos ecossistemas, o ambiente participativo aflora o espírito de comunidade entre os presentes.

IMG_7193

A proposta básica do lugar consiste em apresentar aos visitantes, hóspedes, frequentadores e amigos a possibilidade de um estilo de vida simples em harmonia com a natureza que contribua, de fato, para despertar a presença dos ciclos vitais na vida cotidiana para aflorar os sentidos mais íntimos de conexão com a floresta.

Os visitantes do Santuário de Vida Silvestre desfrutam de um clima de sossego “sem televisão”, “sem wi-fi”, “com apenas uma operadora de celular funcionando”.

Em troca, são oferecidos espaços que favorecem interações: cozinhas coletivas equipadas para hóspedes prepararem as próprias refeições, hortas orgânicas, sistemas agroflorestais para produção de alimentos, quadras de esportes, trilhas na floresta, banhos de rio, piscina natural e duchas cristalinas.

O estilo de vida ecológico dos moradores também marca a presença da simplicidade como fator de convivência com a natureza.

IMG_6852

Além de viver em uma casa produzida com recursos da bioconstrução, Luiz Nelson e sua esposa Aline, oferecem oficinas participativas com suco de clorofila (feito a partir da combinação de sementes germinadas, plantas silvestres comestíveis e maçãs).

Ainda apresentam um bazar com produtos que estimulam as práticas naturais de autocuidado, entre eles, as argilas medicinais coletadas na Reserva, repelentes naturais, óleos vegetais corporais, sabonetes de argila, pó dental e águas de cheiro.

O Santuário da Vida Silvestre é um local de fácil acesso, a 138 kms da Cidade do Rio de janeiro, para saber mais informações faça uma visita ao site.

RPPN Fazenda Bom Retiro

Hospedaria Ecológica, Camping, Eco hostel e Sistema de Visitação

Endereço:

Estrada Aldeia Velha-Lumiar, km. 01, Aldeia Velha.Casimiro de Abreu, RJ.

Caixa postal 109.985, CEP: 28860-970.

Contatos:

22 26682803 e 22 981123305

rppnbomretiro@gmail.com

www.reservabomretiro.com

Jardim do Mundo
escrito por:Jardim do Mundo

Normal ou não, um clichê da sociedade contemporânea ou um casal unido por amor, afinidades e desafinidades, que transforma arte e ciências em pequenos projetos domésticos. Criar um jardim onde antes não se imaginava poder, provar de inúmeras receitas que são também oportunidades, utilizar e reutilizar ao máximo, aprender e aplicar princípios que projetam um estilo de vida mais simples e otimista, acreditando que podemos fazer algo de bom ou de belo enquanto fazemos algo para nós e não apenas para nós.

Deixe uma resposta

Junte-se a nós! Receba inspirações para uma vida mais leve no seu email.

Siga-nos