Jardim do Mundo
menu
Jardim do Mundo
Construção NaturalSustentabilidade

Casas a partir de sacos de terra: orgânicas em conteúdo e forma

sacos de terra

Pessoas estão construindo casas alternativas em todo o mundo.

O próximo exemplo vem de Nagano, no Japão. A casa feita a partir de sacos de terra (superadobe ou hiperadobe) pode parecer a casa de um conto de fadas. Mas é um lugar real, onde vivem pessoas! Mesmo que suas formas lembrem as obras de um rústico e ilustre bioconstrutor, o joão-de-barro.

O construtor, Michi-kun, é permacultor e experiente carpinteiro. Ele reuniu 20 voluntários e começou a trabalhar na inspiradora casa.

As paredes, levantadas com sacos de terra, foram assentadas em uma fundação de escombros dispostos em uma trincheira de 60 cm de profundidade. A casa espiral segue fazendo o desenho de como o telhado é organizado em uma espiral! Repare como a inclinação da espiral forma a sustentação do teto. No interior você encontra o aquecimento de um fogão-foguete (rocket stove). Além disso, outros itens básicos necessários para viver de forma simples e em conexão com a natureza.

Veja também: Casa de barro (cob): Inspiração da natureza

1

2

Clique aqui e conheça a mais impressionante construção natural do mundo

3

4

Aprenda mais sobre bioconstrução em um video-curso rápido e abrangente

5

6

Inicie uma pequena bioconstrução aprendendo a fazer um tradicional forno de barro, clique aqui

collage

8

Aprenda a fazer um teto-verde

10

Jardim do Mundo
escrito por:Jardim do Mundo
Normal ou não, um clichê da sociedade contemporânea ou um casal unido por amor, afinidades e desafinidades, que transforma arte e ciências em pequenos projetos domésticos. Criar um jardim onde antes não se imaginava poder, provar de inúmeras receitas que são também oportunidades, utilizar e reutilizar ao máximo, aprender e aplicar princípios que projetam um estilo de vida mais simples e otimista, acreditando que podemos fazer algo de bom ou de belo enquanto fazemos algo para nós e não apenas para nós.

13 Comentários

Deixe uma resposta

Junte-se a nós! Receba inspirações para uma vida mais leve no seu email.

Siga-nos