EntretenimentoSustentabilidadeViagem

Casal viaja do Alasca ao Chile com veículo movido a óleo de cozinha

upa_chalupa_oleo_ciclovivo_cozinha_aventura_combustivel

Depois de realizarem uma viagem para o Alasca, um casal de chilenos decidiu fazer uma aventura sustentável na hora de voltar para casa. A bordo de uma caminhonete abastecida com óleo de cozinha doado por restaurantes, Carola Teixido e Víctor Millán vêm realizando uma expedição de 45 mil quilômetros, que passa por 17 países e vai promover a reciclagem de cerca de seis mil litros de óleo de cozinha até chegar à Patagônia.

 Dupla vai evitar o desperdício de seis mil litros de óleo de cozinha até chegar à Patagônia.

Víctor abastece o veículo com óleo de cozinha reciclado.

O combustível “verde” não foi a primeira opção do casal, que descobriu a viabilidade do resíduo numa pesquisa na web durante as férias. Dentre os benefícios oferecidos pela alternativa, Víctor levou em conta o corte de despesas com gasolina, a redução das emissões de gases poluentes e a reciclagem do produto, que contamina o solo e os corpos d’água.

[ Saiba mais sobre o Biodiesel clicando aqui]

O veículo utilizado pela dupla – um Ford F250 Powerstroke 7.3 – possui um reservatório para óleo reciclado e outro para diesel, combustível queimado em situações de emergência. Além do tanque adicional, também foi preciso instalar um sistema de conversão do resíduo em combustível, composto por bombas, filtros e aquecedores: por ser mais viscoso que o diesel, o resíduo precisa ser filtrado e estar quente antes de ser bombeado ao motor.

Ao lado da caminhonete utilizada na viagem, o casal observa a aurora boreal na América do Norte.

Neste momento, o casal está no norte do território canadense – foram percorridos quase 9.300 quilômetros, sendo que, destes, 7.756 dependeram da queima do óleo de cozinha. Nos restaurantes por onde passam, os aventureiros pedem óleo usado e garantem mais combustível para a expedição – dessa maneira, já foram adquiridos aproximadamente mil e duzentos litros de óleo reciclado, o suficiente para percorrer mais seis mil quilômetros na estrada. A viagem tem duração aproximada de um ano e os relatos são publicados no blog Upa Chalupa. A fim de garantir que a caminhonete se transformasse numa residência móvel autossuficiente, Millán e Carola instalaram um painel solar na parte superior do veículo, que produz a energia necessária para iluminar a parte interna do veículo, carregar os gadgets usados na expedição e ainda tocar músicas para animar a viagem. O casal também conseguiu apoio de empresas de turismo dos EUA e do Canadá.

Jardim do Mundo
escrito por:Jardim do Mundo
Normal ou não, um clichê da sociedade contemporânea ou um casal unido por amor, afinidades e desafinidades, que transforma arte e ciências em pequenos projetos domésticos. Criar um jardim onde antes não se imaginava poder, provar de inúmeras receitas que são também oportunidades, utilizar e reutilizar ao máximo, aprender e aplicar princípios que projetam um estilo de vida mais simples e otimista, acreditando que podemos fazer algo de bom ou de belo enquanto fazemos algo para nós e não apenas para nós.

1 Comentário

  • Parabéns….uma linda aventura ecológica ! Que Deus proteja vocês nesta jornada.. Forte abraço e sigam em frente com esta bela iniciativa. Maury e Venina, Rio Grande =RS- Brasil

Deixe uma resposta

Junte-se a nós! Receba inspirações para uma vida mais leve no seu email.

Siga-nos