Horta OrgânicaPermaculturaSustentabilidade

Aprenda a usar a natureza como aliada para diminuir a carga de trabalho na horta

1

Nós todos sabemos que as monoculturas produzem pragas em abundância. Por esta razão, a utilização de pesticidas químicos tem-se generalizado a tal ponto que chega ser visto como uma necessidade para alguns, um mal necessário para outros.

Mas como eu e você sabemos… não é verdade!

Em um ecossistema equilibrado o número de pragas são mantidos, leve ou drasticamente  abaixo do número de seus predadores naturais. Os princípios para uma agricultura saudável se assemelham a este e a ideia é criar um ecossistema equilibrado e resistente em seu jardim. Assim podemos atrair predadores benéficos a nossos jardins e hortas, protegendo as nossas colheitas.

O inimigo do meu inimigo é meu amigo 

Se as suas plantas estão sendo atormentadas por uma praga em particular, procure ler sobre predadores naturais e ver o que pode ser feito para atraí-los. Um dos problemas com os pesticidas químicos é que eles não só matam a praga mas também o predador. Ou seja, ao acabar com as lesmas você pode acabar com seus predadores, como o ouriço. No entanto, como lesmas têm um ciclo de vida mais curto do que ouriços, elas estarão de volta muito mais cedo do que os ouriços – e desta vez elas vão prosperar porque você removeu um dos seus inimigos naturais. Ao ajudar os ouriços, em vez de prejudicá-los, criamos um sistema de longo prazo sustentável para o nosso problema com lesmas.

1Casa para ouriço

Os ouriços são conhecidos como “amigo do jardineiro” porque comem lesmas, caracóis e outros insetos que poderiam comer suas colheitas. Para incentivar ouriços, você pode usar uma simples caixa de madeira como abrigo, contanto que tenha uma entrada com aprox. 13 centímetros de altura, e desde que a madeira não tenha sido tratada quimicamente. Coloque o abrigo à beira mais selvagem de seu jardim, e cubra levemente com terra e galhos. Palha ou folhas secas dentro da caixa podem ajudar na comodidade do seu amigo.

1Bat-box

Os morcegos são outro predador útil que come traças, incluindo a do alho-poró. Morcegos tendem frequentar jardins bem aguados, próximos a sebes e flores perfumadas da noite. Você pode comprar ou construir uma bat-box, embora a maioria dos morcegos são visitantes sazonais de nossa horta, algum pode querer fazer seu jardim de casa. Bat-boxes devem ser colocadas o mais alto possível e bem abrigadas.

1Pequeno lago para anfíbios

Rãs, sapos e salamandras comem insetos que gostam de fazer festa em seu jardim, especialmente lesmas. Uma lagoa simples de 2 metros de largura e 60 centímetros de profundidade é ideal para anfíbios, deve-se apenas certificar de que os lados são graduais. Instalar um recurso hídrico pode não ser prático, criar um lugar especialmente úmido pode ajudar muito.

Distinguir insetos benéficos dos “maus”

Enquanto muitos insetos podem ser problemáticos para o jardineiro, há também um bom número de insetos benéficos que você pode atrair para o seu jardim com algumas plantas que formam um “tapete verde de boas-vindas”.

Se você está pensando em usar insetos benéficos, lembre-se que eles terão de ter acesso ao néctar e pólen durante todo o ano, assim você deve ter um “tapete verde de boas-vindas” que floresça em diferentes épocas do ano. Alguns floriculturas fornecem boas misturas de sementes para esse fim. Lembre-se também de que você vai ter que tolerar as infestações de pragas secundárias se você quiser fazer uso de insetos benéficos. Se você erradicar pragas totalmente seus insetos benéficos não terão nada para comer e morram e fome ou deixarão seu jardim.

Vespas também comem lagartas e por isso podem ser consideradas benéficas, mas algumas pessoas, compreensivelmente, são hesitantes em receber vespas em seu jardim. Mini-vespas parasitarias, como a vespa Trichogramma, não picam mas ainda agem no controle de pragas. Elas fazem isso, colocando seus próprios ovos dentro dos ovos de traça, o que impede a eclosão. Se você ver uma lagarta coberta por cápsulas brancas, deixe-a. As cápsulas são casulos de vespas que eclodem e vão matar a lagarta no processo.

Pássaros benéficos

1

Os pássaros são controladores de pragas natos que também são bem-vindos no jardim por seu valor estético. Comem uma grande variedade de pragas, incluindo, caracóis, lagartas e borboletas de repolho branco. É do conhecimento comum que um alimentador de pássaros tradicional irá atrair aves para o seu jardim, mas é menos conhecido que a posição de seu alimentador terá um impacto significativo sobre o número de aves que atraí e onde as espécies vão atuar. Embora diferentes posições funcionam melhor para diferentes espécies, em geral, você vai querer que seu alimentador esteja coberto, alto e tão longe das pessoas quanto possível.

Uma mistura tradicional de grãos é o alimento preferido para a mais ampla variedade de aves. Fornecer aos seus pássaros uma fonte de cálcio irá resultar em maiores ninhadas e fêmeas com saúde. Cascas de ovo de galinha funcionam bem para esta finalidade, assim como conchas de caracol.

Predadores benéficos são um caminho natural para proteger suas plantas em um sistema sustentável e que funcionam excepcionalmente bem em um ambiente permacultural. Atrair predadores pode ser um desafio, porém, eles têm o potencial de reduzir dramaticamente sua carga de trabalho a longo prazo.

Print Friendly
Jardim do Mundo
escrito por:Jardim do Mundo
Normal ou não, um clichê da sociedade contemporânea ou um casal unido por amor, afinidades e desafinidades, que transforma arte e ciências em pequenos projetos domésticos. Criar um jardim onde antes não se imaginava poder, provar de inúmeras receitas que são também oportunidades, utilizar e reutilizar ao máximo, aprender e aplicar princípios que projetam um estilo de vida mais simples e otimista, acreditando que podemos fazer algo de bom ou de belo enquanto fazemos algo para nós e não apenas para nós.

4 Comentários

Deixe uma resposta

Junte-se a nós! Receba inspirações para uma vida mais leve no seu email.

Siga-nos

%d blogueiros gostam disto: