Faça Você MesmoSustentabilidade

Aprenda a fazer um cabideiro artesanal e deixe sua casa mais organizada

Cabideiro

 

A ideia é deixar seu dia a dia mais organizado e ainda deixá-lo com a cara, ou melhor, com as mãos dos moradores da casa. Quando chegamos em nosso lar, queremos nos aconchegar e ficar numa boa. Geralmente,  largamos bolsa, chaves, casacos, em qualquer lugar, o que deixa a casa desajeitada e se não guardarmos logo aquilo vai virando uma bola de neve e quando vimos esta tudo fora do lugar, jogado, desarrumado.

Um cabideiro põe ordem no lugar, principalmente se deixarmos ele logo na entrada da casa. Assim, quando entramos já deixamos ali os objetos que são usados diariamente e que não precisam ir pra gaveta.

Então a sugestão é fazer um cabideiro, mas que seja divertido e que todos os moradores poderão, ou no caso, deverão dar sua contribuição na confecção do mesmo.

A ideia é personalizar as “pegadas” dos moradores da sua casa nesta peça.

Confeccionando o cabideiro

Você vai precisar de:

  • Madeira;
  • Ganchos de ferro;
  • Lixa;
  • Tinta.

Então vamos lá!

Você irá comprar um pedaço de madeira em uma loja de material de construção ou, direto num marceneiro que já cortará para você no tamanho desejado. Dê preferência por madeira reflorestada, ou se conseguir um pedaço de madeira de demolição, melhor ainda. Pois além de, geralmente, serem madeiras resistentes, elas estarão sendo reaproveitadas e reutilizadas para outro fim. Se você tiver em casa um pedaço de madeira, seja qual for, que tenha tamanho suficiente também pode usá-lo.

[Faça você mesmo: aprenda a transformar um livro sem uso em um lido vaso!]

A sugestão é que ela tenha cerca de 2 cm de espessura e 48 cm de comprimento por 16 cm de altura, isso pode variar conforme a quantidade de pessoas que moram na sua casa. No modelo foi utilizado uma madeira que eu tinha em casa, sobra de um móvel. Mas não necessariamente tem que ser igual (vários pedaços de madeira unidos), pode ser uma madeira única e lisa, vai ficar até melhor quando forem “carimbar” suas mãos nela.

Pois bem, com a madeira em mãos, lixe-a deixando a superfície que você irá usar lisa, tentando retirar as deformidades e, em seguida, já comece a pintar. Utilize tinta PVA (base de água), que você pode comprar em lojas de artesanato e em pequena quantidade. Use uma cor clara de fundo e uma cor forte para fazer os “carimbos humanos”, ou vice-versa, o importante é que tenha bastante contraste nas cores.

A dica é pintar bem mal pintado, deixando alguns pontos sem pintura, de preferência próximo às bordas, apenas uma demão é suficiente. Depois de seca a tinta você deve lixar manualmente com uma lixa 220 para madeira. Tente retirar os excessos de tinta que tenham ficado, procurando deixar com um aspecto de madeira gasta, inclusive com pontos sem tinta.

[Faça você mesmo: Pirulitos de flores comestíveis]

Com a tinta mais escura você irá fazer as “pegadas” dos moradores. O interessante aqui é que todos efetivamente participem da brincadeira, sujando as mãos literalmente na tinta e posteriormente carimbando-as na madeira que você preparou. Você deverá colocar pouca tinta sobre uma superfície lisa e espalhar bem com um pincel, em seguida pressione sua mão na bandeja com a tinta e na sequência carimbe na madeira. Você pode colocar a tinta naquelas bandejas de isopor que vem embalado alguns alimentos, assim fica mais fácil. Outra opção é pintar a mão com o pincel sem usar bandeja.

Pintando as mãos
Pintando as mãos

Lave a mão em seguida. Não se preocupe a tinta a base de d’agua sai fácil. Chame o maridão, os filhos e até seus bichinhos para fazer parte da brincadeira. No exemplo a pata do cachorro foi feita com estêncil, mas se você se dispõe a pintar a pata do seu doguinho e carimbá-la, mãos à obra! Ficará ainda mais divertido e original! Se preferir, escreva o nome de cada pessoa abaixo ou do lado de cada carimbada.

Detalhe do carimbo da mão
Detalhe do carimbo da mão
Cabideiro pronto
Cabideiro pronto
Cabideiro sendo utilizado
Cabideiro sendo utilizado

Os ganchos você poderá encontrar em lojas de materiais de construção ou lojas que vendem insumos para artesanato, bem como os ganchinhos que vão atrás para você pendurá-lo na parede. Coloque quantos você achar necessário ou que fique proporcional ao tamanho da sua madeira. Tudo parafusado e pronto, você tem agora um lindo cabideiro personalizado com a cara da sua família! Agora é só partir para a organização!

Pinte as patas do animal de estimação
Pinte as patas do animal de estimação

Seja criativo! Pratique a manualidade!

Larissa Maciel

Artesã do ateliê Maria Lamparina

 

Larissa Maciel
escrito por:Larissa Maciel

Deixe uma resposta

Junte-se a nós! Receba inspirações para uma vida mais leve no seu email.

Siga-nos