Jardim do Mundo
menu
Jardim do Mundo
1

Esses documentários são básicos para quem quiser entender porque a sociedade é como é, e o que podemos fazer pra mudar nossa atual situação.
Evolua e busque sempre novas perspectivas para formar sua própria opinião ao invés de aceitar passivamente as opiniões impostas.
Concordando ou não com as visões exibidas na série, uma coisa é certa: O ser humano tem que evoluir para além do mecanismo social atual.

Zeitgeist I – O Filme

A sociedade vive como se não houvesse mais nada ao seu redor além da simplicidade de suas vidas sem propósito. Completamente alienados sobre suas verdadeiras origens e sobre o seu verdadeiro potencial, controlados por um sistema que impõe a verdade, e aquele que ousar duvidar, é ridicularizado e excluído. A verdade, para a maioria, é o que se lê nos jornais ou se assiste nos telejornais. Mas essa, em grande parte, é uma verdade fabricada e repassada por outros, servindo quase sempre a propósitos alheios, ou seja, ela apresenta apenas uma perspectiva, a perspectiva que eles querem que você tenha.

Baseado nesse princípio, um norte americano chamado Peter Joseph produziu um filme independente chamado Zeitgeist, que já se encontra em sua terceira edição. Peter Joseph não está tentando promover uma verdade alternativa ou apontar um caminho a se seguir. O que ele vem tentando fazer com seus filmes é investigar fatos e desconstruir algumas “verdades” impostas por quem controla o jogo, introduzindo assim novas perspectivas.

Este é o primeiro filme de 3 lançados. É o mais polêmico porque fala sobre Jesus. Por isso quero deixar claro para algumas pessoas que eu não concordo plenamente com o conceito que ele tem sobre Jesus, a história é muito mais complicada do que isso, mas ainda assim ele fala sobre o mesmo com um propósito, que é mostrar como os nossos “governantes” conseguem manipular os fatos, modificando as histórias para cumprirem suas agendas desejadas, aos religiosos, tentem focar na idéia que ele quer passar, mais do que o assunto em si.

O mecanismo de Zeitgeist na verdade é muito simples. Basta pegar o básico do mundo atual e suas formas de gerência e controle, que muita gente vive em seu cotidiano e mesmo assim ignora sua funcionalidade e jogar outros pontos de vista em cima, fornecendo material para tirarmos nossas próprias conclusões. O que vivemos como realidade imposta na verdade pode ser uma ilusão muito bem tramada e existem várias formas de interpretação. Em outras palavras, Zeitgeist faz um convite para a reflexão a partir de novas ideias e mostra os níveis e escalas da manipulação das massas, com fatos em sua maioria irrefutáveis, pois são recheados de exemplos práticos.

O título do filme não poderia ser mais apropriado ao que se propõe. Zeitgeist é uma palavra de origem alemã que quer dizer “espírito da era”, ou seja, é um termo para expressar o avanço intelectual e cultura de uma sociedade em um determinado período de sua existência.
Como é o primeiro filme de uma trilogia, Peter Joseph ainda não havia encontrado um ritmo apropriado para seus tópicos e muitos assuntos podem soar contundentes, mas de qualquer maneira é uma experiência imperdível. Se achar maçante e cansativo, tente continuar assistindo pois certamente o saldo final será super positivo e muitas informações serão chocantes e reveladoras. E lembre-se, a intenção de Peter J. não é fazer todos mudarem de opinião e passar a acreditar no que ele expõe, mas sim fornecer pontos de vista para nos libertarmos dos grilhões do poder.

Documentário Completo e Legendado

Zeitgeist II – “Addendum

Com a grande repercussão de Zeitgeist (o filme foi visto por mais de 50 milhões no Google Vídeos, sem contar diferentes formatos de distribuição) Peter J. encontrou incentivo e energia para produzir uma continuação, chamada de Zeitgeist: Addendum. Lançado em 2008 o filme discute temas recorrentes na sociedade mundial, como a globalização, poder de instituições financeiras e degradação moral e material da humanidade.

A hora do lançamento de Zeitgeist Addendum não podia ser mais apropriada. O mercado financeiro dos Estados Unidos havia quase se deteriorado, perto de causar um colapso na economia mundial. E o filme mostra justamente esse sistema financeiro falido, que explora a mão-de-obra trabalhadora que perdeu toda sua economia para tal sistema. Outro ponto amplamente discutido sobre Addendum é o Projeto Vênus, que sugere uma sociedade livre, sem trabalho, leis, onde máquinas fazem tudo por você.

Muitos apontam o paralelo entre o filme e o socialismo de Karl Marx, mas devemos lembrar mais uma vez que não se trata de fazer quem assiste engolir uma “nova verdade” e sim determinar novas ideias para fatos que contam com apenas uma perspectiva. Novamente é instigante e joga novas luzes na ordem mundial. Assista e tire suas próprias conclusões.

Documentário Completo e Legendado

Zeitgeist III “Moving Forward”

Eis o terceiro filme da série. Zeitgeist: Moving Forward, foi lançado em janeiro de 2011 e é muito mais centrado que os outros. Os níveis de direção e produção também aumentaram consideravelmente, obviamente devido ao sucesso dos dois primeiros filmes.

Além de revisitar os temas debatidos nos primeiros filmes, visa tratar do ser-humano com uma visão evolutiva, biológica e social mais apuradas, passando pela a forma como somos moldados pela mídia diariamente para termos comportamentos nocivos que não nos pertencem originalmente. Como o processo é muito sutil e direcionado, muitas vezes não nos damos conta de como podemos deixar de ser nós mesmos sem perceber e ainda contribuir negativamente para o bolo social, dependente de relacionamentos inter-pessoais para se sustentar.
 Mostra (e prova, com fatos contundentes e exemplos práticos), que o sistema econômico atual não tem nada de “economia” e que o modelo está prestes a ruir, a qualquer momento, o que não seria uma coisa ruim, pois ele é completamente insustentável e prejudicial ao planeta, à natureza e consequentemente ao ser humano.
Ao meu ver, é a obra mais essencial de todas, pois pra fechar, mostra na prática como poderia (e deveria) ser o novo modelo de sociedade. É um banho de água fresca em meio à desinformação frenética e a inversão de valores que nos rodeia.

Não deixe de assistir aos filmes de Peter Joseph. Concordando ou não com as visões exibidas na série, uma coisa é certa: o ser humano tem que evoluir para além do mecanismo social atual. Nem sonhamos como seria um despertar para além do mundo que vemos hoje, já que estamos cegos pela quantidade enorme de condicionamento que sofremos desde o nascimento, mas devemos sempre almejar um salto evolutivo que nos torne imunes à tal condicionamento. As vezes, achamos que vivemos plenamente quando somos apenas sombras, reflexos de algo que podemos atingir se tivermos coragem para romper a barreira da ignorância.

Assistir a esses filmes não é uma perda de tempo. É o mínimo que podemos ganhar à curto prazo e passa a ser uma obrigação, pois a sociedade perde (bastante) tempo com muitas coisas fúteis e banais, que apenas corrompem cada vez mais a lógica do sistema, como futebol, reality shows, novelas e afins. Que tal tirar a poeira do cérebro por algumas horas e assistir algo que vai contribuir positivamente, agregando novas informações a nossa consciência e a nossa visão de mundo? Conhecimento é poder. Quem não busca conhecimento se conforma em ser dominado.

Documentário Completo e Legendado

Para que não fique dúvidas, segue a lista de reprodução de um Documentário no Youtube que é uma entrevista com o idealizador do Movimento Zeitgeist, Peter Joseph, onde ele responde algumas das perguntas feitas por todos e expõe os problemas que tem passado por ter colocado “sua cara a tapa”.

Entrevista “Quem é Peter Joseph?”

Visite para mais informações sobre o Movimento Zeitgeist: www.movimentozeitgeist.com.br

Jardim do Mundo
escrito por:Jardim do Mundo
Normal ou não, um clichê da sociedade contemporânea ou um casal unido por amor, afinidades e desafinidades, que transforma arte e ciências em pequenos projetos domésticos. Criar um jardim onde antes não se imaginava poder, provar de inúmeras receitas que são também oportunidades, utilizar e reutilizar ao máximo, aprender e aplicar princípios que projetam um estilo de vida mais simples e otimista, acreditando que podemos fazer algo de bom ou de belo enquanto fazemos algo para nós e não apenas para nós.

1 Comentário

  • Palavras, são palavras, nada mais do que palavras… Quem disse isso tinha razão.

    O que interessa é atitude?
    Crie um grupo de amantes da natureza.
    Faça uma campanha ecológica consistente e de utilidade útil.
    Filie-se a um Partido Político, Não precisa ser palhaço como o Tiririca para fazer leis.
    Que tal juristas fazerem leis….Até o PT serve… quando as pessoas honestas tomarem conta da Política…
    Não haverá espaço para os malandros que nos administraram.
    Que tal fazer uma lei para cumprir as que já existem e eliminar as inúteis para o nosso tempo.
    Mude o Mundo a partir de Vc…
    Doeu? Não. Pense nisso.
    Não seja eco chato…

    seja ecologista autentico em cada atitude
    Tio Ivan
    fontedjuventude@mail.com

Deixe uma resposta

Junte-se a nós! Receba inspirações para uma vida mais leve no seu email.

Siga-nos