Jardim do Mundo
menu
Jardim do Mundo
AlimentacãoReceitasSaúdeVida Natural

5 receitas de leites vegetais para você fazer

7c0df72e61bc0e709fbad1788f17806d

Os leites vegetais são uma ótima opção para quem está deixando de consumir o leite animal ou para quem tem intolerância à lactose. E engana-se quem pensa que ao parar de consumir o leite animal você vai sofrer por falta de nutrientes. Ao ingerir leite vegetal estamos ingerindo mais fibras e minerais. E o cálcio?! Esse você consegue suprir ingerindo vegetais da cor verde-escuro, sementes, castanhas e leguminosas.

Trago para você 5 receitas de leites vegetais que são fáceis de preparar e muito saudáveis.

Vamos às receitas!

 

1 – Leite de coco

7ff05e34b44f93ae47db8d6e75464c07

  • 1 coco médio;
  • 750ml de água;

Preparo

Fure o coco e retire toda a sua água. Reserve essa água para mais tarde. Agora abra o coco e retire toda a amêndoa. Coloque a amêndoa (deve estar picada em pedaços pequenos) no liquidificador. Adicione a água. (aqui você pode colocar a água do coco e completar o resto dos 750 ml com água comum). Ligue o liquidificador e deixe bater por 2 ou 3 minutos.

Agora, pegue uma toalha ou um coador de café de pano e em uma jarra vá coando o coco que acabou de triturar. Para ficar mais fácil, coloque uma quantidade no coador e aperte-o por fora, o leite vai escorrer e dentro vai ficar só o bagaço do coco. Reserve esse bagaço em uma tigela. Depois de coar tudo o leite está pronto!

Dicas:

– Na geladeira, ele dura 4 ou 5 dias.

– Toda vez que for tomar misture-o com uma colher.

– O leite de coco é muito gostoso. Você pode tomá-lo puro, colocá-lo no café ou usá-lo de alguma outra forma.

– O bagaço do coco pode se transformar em farinha, doces ou bolos. Para conservá-lo congele-o.

2 – Leite de Aveia

tumblr_n0j8ixBV3y1rt775io1_1280

  • 1 copo de aveia em flocos;
  • 3 copos de água.

Preparo

Hidrate a aveia em água por uma noite. Coloque ela no liquidificador e adicione os 3 copos de água. Bata por uns 2 ou 3 minutos.

Agora coe utilizando o mesmo procedimento do leite de coco. Armazene na  geladeira. Ele dura 3 a 4 dias.

3 – Leite de Gergelim

31c1d4b51c74672dab7404064046f461

  • 1 copo de sementes de gergelim bege ou preto (o preto tem mais cálcio).
  • 4 copos de água.

Preparo

Deixe as sementes de gergelim de molho em água por 8 a 12 horas. Depois desse tempo jogue a água fora. Coloque as sementes e os 4 copos de água no liquidificador e bata. Agora é só coar e está pronto seu leite de gergelim!

O leite dura em média 3 a 4 dias na geladeira.

O bagaço de gergelim pode ser utilizado para fazer um queijelim. É só temperar a seu gosto (orégano, salsinha, sal, etc).

4 – Leite de Quinoa

tumblr_static_tumblr_static_dkabraodj1ckokokgk4coocks_640

  • 80 a 100 gramas de quinoa;
  • 250 ml de água;

Preparo

Lave algumas vezes a quinoa e escorra bem a água. Coloque a quinoa numa panela com os 250 ml de água e leve ao fogo, deixe ferver por uns 5 min. Retire do fogo e escorra a quinoa. Coloque mais 250 ml de água e leve ao forno. Mas agora retire quando começar a ferver.

 Coloque ela com a água no liquidificador e bata. Coe e é só guardar na geladeira. Ela dura entre 3 a 4 dias.

Se quiser fazer em uma quantidade maior só aumentar a quantidade da quinoa e da água proporcionalmente.

5 – Leite de amêndoas

0b30efb0c782005b8aefe5a94dd883ce

  • 1 xícara de amêndoas in natura.
  • 4 xícaras de água.

Preparo

Deixe as amêndoas de molho entre 8 a 12 horas. Escorra a água e coloque as amêndoas no liquidificador. Adicione as 4 xícaras de água e bata.

Coe e está pronto seu leite de amêndoas. O bagaço que sobra das amêndoas pode ser usado em receitas de bolos ou cookies.

Benefícios dos grãos e amêndoas

É muito importante alimentar-se com grãos e oleaginosas. Eles possuem diversos compostos, como vitaminas, sais minerais, proteínas, fibras e gorduras saturadas boas. Claro, que seu prato ou seu lanche deve ter outros alimentos como legumes, verduras, amiláceos, frutas, óleos, além dos cereais e oleaginosas. Comer diversos alimentos e de forma consciente é extremamente importante para a saúde.

Charlene Peruchi
escrito por:Charlene Peruchi

Uma sonhadora, que acredita num mundo melhor e nos seres humanos vivendo em harmonia com a Natureza. Amante da fotografia, do artesanato e de músicas incomuns, diz que não viveria por muito tempo sem a arte na sua vida. Vegetariana por amor ao próximo e praticante de Yoga por amor a si. Em resumo, é um ser complexo que gosta da vida simples.

6 Comentários

Deixe uma resposta

Junte-se a nós! Receba inspirações para uma vida mais leve no seu email.

Siga-nos