ViagemVida Natural

6 sugestões para programar um Reveillon de boas energias em meio a natureza

2

Você já programou seu ano novo?

Parece estar longe né? Mas para aqueles que gostam de se organizar com antecedência, temos aqui algumas dicas de opções para energizar seu “reveillon” 2018.

A virada de ano é uma data marcante, cheia de novas energias circulando, pedidos, desejos, renovação, planos, metas, etc. Claro que isso tudo, devemos ter em mente durante todo o ano. Mas quem nunca quis que a passagem do dia 31 de dezembro para o 1º de janeiro mudasse tudo? Que tudo magicamente se renovasse?

Para ajudar nesse processo, já que essa mágica não existe (a evolução e as novas atitudes dependem de você, não importa a época do ano), que tal fazer uma imersão em seus próprios pensamentos, repassar as ideias com calma, se conhecer melhor num “retiro de ano novo”? Ou quem sabe passar sua virada do ano fazendo um trekking de alguns dias em meio a natureza? Conhecendo novas pessoas, (re)descobrindo suas características, conectando-se com o todo.

Aqui não me refiro aos retiros religiosos. Atualmente existem diversos temas de retiro: de meditação, de yoga, de alimentação viva, de silêncio, de contato com a natureza, de técnicas holísticas, de vivências no campo, de vivências em grupo, de Mindfulness.  Além dos religiosos (budistas, cristãos, etc) e outros que misturam diversos temas num só espaço.

Ou seja, tem para todos os gostos e escolhas. E o importante, é que todos têm como finalidade o autoconhecimento, entender melhor a si mesmo, sair da rotina, ter uma maior conexão com seus valores.

A origem do retiro vem das religiões. Da necessidade de se ausentar um pouco da rotina, pelo menos uma vez ao ano, para silenciar a mente e se conectar com Deus. De qualquer forma, você não precisa seguir nenhuma religião específica hoje em dia, para ter esse tempo de aprendizado, relaxamento e conexão.

1. Reveillon em silêncio

Retiro de Meditação

Existem no Brasil diversas opções de retiro em silêncio, onde você entra em contato apenas com o seu interior. Esses locais são preparados para isso, com equipes muitas vezes de voluntários, com alimentação leve, vegetariana, para auxiliar no processo de limpeza. Práticas meditativas são feitas durante todo o retiro, além de palestras, vídeos e contato com a natureza.

O mais conhecido é o retiro Vipassana que existem em diversos locais do Brasil e do mundo. Nesse, você passará 10 dias em silêncio e aprenderá a técnica de meditação Vipassana.

Existem retiros de silêncio menores para aqueles que não se imaginam tanto tempo calados ou sem se comunicar. Mas de qualquer forma, é uma experiência única para começar o ano. Muitos desses retiros ficam sem vagas rapidamente, então, procure logo o seu.

2. Meditação e Yoga

Retiro de Yoga

Mesmo quem não tem o hábito de praticar meditação ou Yoga, é bem-vindo nesses eventos renovadores. Existem diversos tipos de retiros de meditação e Yoga, cabendo a você seguir a sua intuição e ver qual se encaixa melhor com sua personalidade.

Nesses casos, não necessariamente você passará os dias em silêncio. Pelo contrário, há muitas atividades em grupo, dinâmicas, práticas de Yoga em grupo, em dupla, muitos tipos diferentes de meditação, canto de mantras, danças.

Importante ter a mente aberta para fazer essa (re)conexão com você mesmo e a energia maior que circula no Universo.

O Paraíso dos Pândavas oferece um retiro de reveillon com muita yoga. Confira como vai ser a programação no site e se organize. O Instituto fica localizado em Alto Paraíso em Goiás.

[Vale a pena fazer um retiro espiritual?]

3. Retiros de relaxamento

Retiro de relaxamento

Há opções também para quem busca apenas relaxar, sair da rotina, deixar o estresse das grandes cidades para trás.

Com programação leve, terapias, massagens, alimentação desintoxicante, esses retiros normalmente são feitos em locais com cachoeiras, mar, muito verde, caminhadas ecológicas, longe do barulho das cidades e com a maior paz possível.

Pousadas, sítios, spas, os locais são muitos! Alguns com mais luxo e um preço maior, mas que compensam todo o esforço. Vai da escolha de cada um.

A Fundação Ayni é um dos lugares que oferece um retiro de ano novo. Para conferir como vai funcionar esse retiro acesse o site da Fundação Ayni. Esta é uma cidade escola que fica localizada no sul do Brasil e que oferece vários outros tipos de vivências.

4. Camping na natureza

Acampar na natureza

E porque não fazer seu “próprio retiro”? Sozinho ou acompanhado, sair um pouco da rotina, se aproximar da natureza por alguns dias, esvaziar a mente… Há quem se dê melhor nesse tipo de “retiro”.

É claro que aqui não tem regras, programação a seguir ou local específico. Mas você pode sim organizar esse tempo para você mesmo. Nem sempre passar a virada do ano em meio a fogos de artifício, shows cheios de luzes, e locais lotados, é uma opção agradável a todos.

Se organize, procure locais afastados, campings, fazendas… Nosso país é tão grande e rico em belezas naturais, que não vai ser difícil. E sai até mais barato. Ficar perto da natureza faz bem ao ser humano (leia mais aqui). Se dê esse presente!

[Conheça os 8 picos de camping mais legais do Rio de janeiro]

5. Em ecovilas

Confraternização na Ecovila

Algumas ecovilas também fazem retiro de ano novo. Você poderá experienciar como é o dia a dia da comunidade, aprender métodos de sustentabilidade, além de poder relaxar e desfrutar de toda natureza do local. Algumas ainda oferecem cursos de autoconhecimento, bioconstrução, alimentação, meditação, oficinas, além de ceia de ano novo e muito alegria na virada do ano!

Se gostou dessa ideia, confira o retiro que a Comunidade El Nagual no Rio de Janeiro oferece para o Reveillon.

6. Trekking Monte Roraima

Monte Roraima

Essa não é bem um retiro, é um pouco mais caro e é para tem disposição para um trekking de 10 dias! Acampar e caminhar em meio a natureza e chegar ao topo do belíssimo Monte Roraima (uma montanha que fica na tríplice fronteira entre Brasil, Venezuela e Guiana), tudo isso na virada do ano, só pode trazer muita energia boa!

Então, fica a dica! Se não for para o Monte Roraima, que é apenas uma sugestão, outra das muitas trilhas do nosso Brasil também podem proporcionar essa experiência nova no seu Reveillon!

[Roteiro: 8 Dias conhecendo as principais atrações da Chapada Diamantina]

Fazer um retiro será muito útil em algum momento da vida.

Se não for no ano novo, que seja na sua melhor hora. Seguindo sempre sua intuição. Pode ser por um dia, uma semana ou até mais longo! Esse tempo será sempre proveitoso. Conhecer a si mesmo é algo que todos deveríamos buscar.

Gratidão!

Paz e bem!

Ana Reis
escrito por:Ana Reis

Sou Ana Carolina, de Niterói no Rio de Janeiro. Curiosa e pronta para aprender sobre vários assuntos! Apaixonada por natureza, viagens, turismo, montanhas, culinária saudável, cidades pequenas, trilhas, praticar esportes, pelo verde das matas e pela intrigante busca do “quem somos nós”. Acredito que todos temos dons para compartilhar com o mundo, e um dos meus é compartilhar palavras, textos e ideias para refletir. Desejo viajar pelo mundo, mas sempre voltando ao meu lugar e compartilhando conhecimento! Busco através da meditação, da técnica EFT, e de outros métodos de autoconhecimento, encontrar clareza na minha vida e ajudar outras pessoas. Acredito que todo ser vivo é nutrido de amor, e é nossa missão espalhá-lo por aí!

1 Comentário

  • Amei a matéria e já ouvi falar de algumas delas.
    Estou organizando a Revirada circense que surge com o “Projeto Acreditarte” em parceria com artistas, produtores e entusiastas, e seus anseios por desenvolver uma virada de ano com uma mistura de arte circense , natureza e auto conhecimento em uma praia paradisíaca dentro do Parque Estadual do Tabuleiro no estremo sul de Florianópolis em Santa Catarina.
    Na praia de Naufragados a vida fica mais leve, mais bonita e com outra vibração.
    Uma programação de 5 dias convida para um lugar que ultrapassa os sentidos humanos e faz uma viagem surpreendente pela história do Brasil.Circo e natureza, rio e mar fundem se em uma praia preservada, aguá potável, caminhada e ainda muita história. Venha contemplar a natureza, experimentar outro ritmo de vida e de interação com o mundo.
    Teremos oficinas, convivências, aréa de artecura, apresentações, cabaré baphonico, noite do fogo, competições e sorteios. Abraços

Deixe uma resposta

Junte-se a nós! Receba inspirações para uma vida mais leve no seu email.

Siga-nos