Jardim do Mundo
menu
Jardim do Mundo
SaúdeVida Natural

Os cinco melhores antidepressivos naturais

1a

Por diferentes circunstâncias da vida, por vezes, nos encontramos desmotivados e tristes, estes sentimentos  podem atingir a qualquer pessoa e podem culminar em episódios depressivos, perigosíssimos a nossa saúde.

Para a depressão podemos encontrar vários tratamentos, tais como medicamentos e terapias naturais que costumam ser muito efetivas, porém,  na maioria dos casos  o mais efetivo é a nossa própria vontade de reverter o quadro e buscar todos os meios possíveis de afastarmos os pensamentos e sentimentos ruins, que nos afligem.

O que tomar e o que fazer?

ERVA DE SÃO JOÃO

1a

A erva de São João, Hipericão ou ainda Jarsim, é uma planta de flor amarela utilizada na medicina já a muitos anos. Alguns pesquisadores demonstraram que o tratamento com infusões desta erva é realmente muito efetivo para melhorar a depressão.

Isso porque esse antidepressivo atua bloqueando a captação de serotonina e noradrenalina. Além disso, essa erva possui inúmeras propriedades, atuando comoantidiarreica, antisséptica, antimicrobiana, calmante, sedativa, vermífuga e adstringente.

Além da depressão, a Erva de São João também pode resolver problemas de estresse, insônia e nervosismo.

Utiliza-la é muito simples, basta ferver por 10 minutos uma quantidade de aproximadamente 20 g da erva, coar e beber quando esfriar.

Fonte: Webmd

CONTATO DIRETO COM A NATUREZA

1a

Comprovado, a falta de contato com a natureza pode gerar um sério transtorno em crianças. Esse fator pode ser responsável por uma série de problemas de cunho comportamental e sim, pode contribuir nesse caso, para desenvolvimento de uma depressão.

Para pessoas que passem por situações depressivas e apresentem sintomas de depressão o contato direto com a natureza pode ser de grande ajuda.

Um exemplo muito simples é para aquelas pessoas que são amantes da jardinagem, se essas pessoas se dedicam a cultivar algum tipo de planta, replantar e manter um contato com a natureza que ocupe suas mentes e parte de seu tempo, isso ajudará o organismo a liberar serotonina, composto importantíssimo no combate à depressão.

Atividades ao ar livre melhoram o humor e relaxam mente e corpo. Cientificamente comprovado, o contato com a natureza é totalmente eficaz contra depressão, ansiedade e estresse.

Fonte: New York Times

EXERCÍCIOS FÍSICOS

Desert Trail Run

Realizar exercícios regularmente ajuda a combater a depressão de uma maneira rápida, segura e divertida.

Existem milhares de opções, correr, andar de bicicleta, frequentar uma academia ou simplesmente realizar uma caminhada diária de meia hora, que seja sozinho/a ou acompanhado/a.

Isso fará um bem enorme e inimaginável, basta experimentar a eficácia do tratamento e comprovar sua rapidez.

E a segurança nessa afirmação é simples, a explicação está nas endorfinas que o corpo libera quando realizamos exercícios físicos, essa substancia ajuda ao cérebro e ao corpo e permite que pensamentos positivos permeiem em nossa mente, combatendo à depressão.

Fonte: Help Guide

BANHOS DE SOL

1b

 

Raios solares nos oferecem vitamina D, que se encarrega de proporcionar e aumentar os níveis de serotonina no cérebro, por esta razão é recomendado ir a praia ou a qualquer lugar adequado para tomar um banho de sol durante uns 15 minutos aproximadamente, seja pela manhã ou tarde.

Claro que não devemos abusar do tempo de exposição ao sol, pois a longo prazo pode nos causar danos, como câncer de pele por exemplo.

Fonte: Expresso

CONTROLE O CONSUMO DE AÇÚCAR

1a

Alguns estudos científicos chegaram a conclusão de que o consumo de açúcar refinado pode aumentar e piorar os episódios de depressão, por esta razão e pra pessoas propensas a desenvolver depressão, o melhor é utilizar adoçantes naturais, como o mel, xarope de arce ou qualquer outro adoçante natural.

Ficou claro que existem várias formas naturais de acabar com a depressão, e você pode simplesmente escolher aquela que te atraia mais, atividades e atitudes que se tornem corriqueiras em sua vida, afastando esse mal.

Lembre-se que o mais importante é como você se sente, e a primeira coisa que deve ser considerada é que podemos sim superar por nós mesmos esse problema, pois se temos a vontade para isso, tornaremos a solução mais rápida e fácil.

Não nos devemos deixar levar por preocupações exageradas e constantes, o mais importante é que saibamos que há solução para quase tudo na vida.

Fonte: Everyday Healthy

Jardim do Mundo
escrito por:Jardim do Mundo

Normal ou não, um clichê da sociedade contemporânea ou um casal unido por amor, afinidades e desafinidades, que transforma arte e ciências em pequenos projetos domésticos. Criar um jardim onde antes não se imaginava poder, provar de inúmeras receitas que são também oportunidades, utilizar e reutilizar ao máximo, aprender e aplicar princípios que projetam um estilo de vida mais simples e otimista, acreditando que podemos fazer algo de bom ou de belo enquanto fazemos algo para nós e não apenas para nós.

2 Comentários

  • quem dera fosse tão fácil simplesmente querer e mudar. E se eu não tenho energia sequer pra levantar da minha cama? Eu vejo qual o sentido da reaproximação do meu eu com a natureza que aquilo do qual faço parte. Mas se eu não tiver energia para sair da minha cama, então eu não estou querendo melhorar? estou deixando me levar?é tudo culpa minha e da minha falta de vontade?

    eu amo o jardim do mundo, mas todos essas palavras de encorajamento na verdade só levam culpa para quem tem problemas sérios dos quais não consegue se livrar. MInha vida é um inferno e não existe erva de são joão que vá acabar com isso. Por favor procurem conversar e conhecer mais a realidade de quem de fato tem depressão e quem de fato não consegue fazer até o mais “simples” e “fácil”

    • A culpa que vc sente ao ler o texto é mais um dos mecanismos da depressão (um sistema de retroalimentação) para te manter prostrado. A força de vontade, seja para se levantar da cama, tomar um cha de ervas ou um comprimido é a mesma, e só deve partir de você, da força encontrada das conversas e palavras que lê, seja aqui ou em qualquer lugar.

Deixe uma resposta

Junte-se a nós! Receba inspirações para uma vida mais leve no seu email.

Siga-nos