Jardim do Mundo
menu
Jardim do Mundo
Viagem

5 picos para explorar na Mantiqueira

photo-1455045381725-133a6ec9474e

A Serra da Mantiqueira é um verdadeiro diamante encrustado ao longo dos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo, sendo abrigo de paisagens pitorescas que se multiplicam entre os vales ao pé da serra, florestas nativas e picos acima das nuvens.

Seu nome, que foi dado pelos índios Tupi, significa “gota de chuva” ou “montanha que chora”, e representa bem o elemento da água presente em toda sua extensão. Por conta desse aspecto, a Serra da Mantiqueira é considerada um santuário de vida. Nela ainda sobrevive grandes fragmentos da Mata Atlântica – um dos ecossistemas com maior biodiversidade do mundo – que são alimentados por incontáveis nascentes que precipitam ao longo dos veios da montanha, formando cachoeiras e rios de uma beleza singular. Ao longo dos vales, pequenos vilarejos nos revelam também um inestimável tesouro cultural, com suas festas, comidas, produção e modos de vida tradicionais.

Um espaço privilegiado como esse merece ser conhecido, sempre com responsabilidade e cuidado, para que seja preservado e mantido seu aspecto pulsante de vida natural. Então aqui vai a dica de 5 picos que te levarão a paisagens inesquecíveis.


Pedra do Baú (SP, 1.950 m)

pedra do bau

Localizada no município de São Bento do Sapucaí-SP, a Pedra do Baú leva esse nome por conta do seu formato retangular e achatado quando vista de lado. Com uma altura de 1950m, é um belo lugar para ver o por do sol, principalmente no outono, quando a pedra se ilumina em um tom dourado.

Pico do Marinzinho (MG, 2.421 m)

cópia de DSC_0044 

A cidade de Marmelópolis-MG é um desses vilarejos escondidos ao pé da montanha. Na década de 90, o Sr. Maeda, um simpático montanhista e guardião da região, liderou uma excursão que abriu a trilha até o Pico do Marinzinho, à 2421m de altura. Ficando acima das nuvens, enxerga-se todo Vale do Paraíba à leste e os morros do Sul de Minas à oeste.

Pico das Agulhas Negras (RJ, 2.791 m) Agulhas-Negras02

Na divisa entre Minas Gerais e Rio de Janeiro, está localizado o Parque Nacional do Itatiaia. O Pico das Agulhas Negras é seu ponto mais alto com 2791m de altitude e revela um cenário incrível. As pedras e escarpas em formatos pontiagudos são cercadas por uma vegetação rasteira varrida por ventos constantes. No inverno a temperaturas pode ficar negativa, o que já levou ao curioso fato de nevar em pleno Rio de Janeiro.

Pico do Papagaio (MG, 2.105 m)

Parque Estadual da Serra do Papagaio (MG). Foto: Wikipedia

O Pico do Papagaio, com 2105m de altura, fica localizado no município de Aiuruoca, que em tupi significa “casa do papagaio”, daí vem o nome desse maciço com formato arredondado que se projeta em meio à Mata Atlântica. A paisagem ao redor é lindíssima, cercada por araucárias e dezenas de cachoeiras, que valem a pena ser visitadas, principalmente no verão.

Pedra da Mina (MG, 2.798 m)

b70c4b33096621830bac29e9e30d1402

Essa é a 4ª montanha mais alta do Brasil, atingido 2798m na Pedra da Mina. Ela fica localizada no complexo da Serra Fina, no município de Passaquatro-MG. Já de baixo, a vista da montanha é imponente e muitos montanhistas consideram sua travessia a mais difícil do país. A caminhada pelo topo da Serra Fina é única, há trechos em que a superfície da trilha é tão estreita que não passa de 1m de largura, ficando literalmente cercada por precipícios.

Mateus Costa
escrito por:Mateus Costa

Sou um mineiro, com pai fluminense, que mora em São Paulo e que não pertence a lugar algum, ou a todos eles. Na busca de me definir, preferi ser do mundo, pois é dele que me vem toda a inspiração para viver. Nele encontrei a literatura, a arte, a filosofia e a ciência que me fizeram ultrapassar as limitações de espaço e tempo. Se me perguntam o que faço ou do que gosto, digo que sou um observador e que aprecio o silêncio que envolve toda a simplicidade do mundo. Recentemente me (re)apaixonei pela natureza, confesso que não consigo mais esquecê-la.

Deixe uma resposta

Junte-se a nós! Receba inspirações para uma vida mais leve no seu email.

Siga-nos