Jardim do Mundo
menu
Jardim do Mundo
1

Uma das vantagens da bioconstrução é que muitas das técnicas e materiais utilizados são acessíveis em todos os sentidos; assim, alguém com pouca ou nenhuma experiência pode enfrentar o desafio de construir sua própria casa, que não é uma tarefa fácil ou rápida, mas, com certeza, uma das coisas mais gratificantes do mundo.

Aprenda a construir um telhado verde clicando aqui

Earthships

earthships1

Eles são um dos mais populares tipos de casas assim como uma casa completamente auto-suficiente. Produz sua energia, alimentos e gerencia seus resíduos, para não mencionar a sua própria água potável, não precisa de aquecimento ou de arrefecimento e é feita com materiais reciclados e/ou naturais.

Alguns contras é que o processo de construção é lento e trabalhoso, e o custo final não é mais barato do que uma casa tradicional, mas no longo prazo, o fato de não ter contas de água ou eletricidade e alimentos orgânicos torna este detalhe insignificante.

Clique aqui e veja como construir uma casa com pallets

Casas de fardos de palha

CAMERA DIGITAL OLYMPUS

Possuí um desempenho térmico incrível, são feitos com um material renovável e a produção, muitas vezes local e econômica dão belos e confortáveis frutos.

A construção de tais casas foi feita por séculos com resultados muito bons, e com o devida reboco não têm problemas com fogo, são anti-sísmicas e duram muitos anos.

Casas de barro ou COB

pats-cob-house-1

Veja mais sobre construções em cob clicando aqui

Elas foram construídas por milênios, com boa capacidade térmica, materiais baratos e prontamente disponíveis, são ideais para o auto-construtor por sua facilidade de manuseio.

Elas podem ser construídas rapidamente e duram vários anos, mas carregam uma manutenção mais intensa do que outras bioconstruções.

Deve-se ter em conta um bom acabamento para evitar problemas com água ou insetos.

Superadobe ou terra ensacada

earthbag-home-399x512

Mais exemplos dessa técnica de bioconstrução clicando aqui

Construção rápida, anti-sísmicas, econômica e com poucos materiais poluentes e boas características térmicas.

Este método desenvolvido inicialmente para servir de abrigo em áreas de desastres, hoje expandiu suas possibilidades  para executar construções de baixo impacto e custo.

Casa de toras de madeira

cordwood-cob-house

São feitas com vigas de madeira e argamassa, também aproveitando serragem como isolamento. É um tipo relativamente novo de construção, que está gradualmente em popularização, especialmente nos Estados Unidos.

Possui boas características térmicas, relativamente rápidas e econômicas, utilizando muito menos madeira do que as casas de madeira tradicionais, de maneira que são uma boa alternativa para utilização consciente da madeira

Jardim do Mundo
escrito por:Jardim do Mundo
Normal ou não, um clichê da sociedade contemporânea ou um casal unido por amor, afinidades e desafinidades, que transforma arte e ciências em pequenos projetos domésticos. Criar um jardim onde antes não se imaginava poder, provar de inúmeras receitas que são também oportunidades, utilizar e reutilizar ao máximo, aprender e aplicar princípios que projetam um estilo de vida mais simples e otimista, acreditando que podemos fazer algo de bom ou de belo enquanto fazemos algo para nós e não apenas para nós.

3 Comentários

Deixe uma resposta

Junte-se a nós! Receba inspirações para uma vida mais leve no seu email.

Siga-nos